quinta-feira, 16 de julho de 2020

Cultura Já

Música árabe com solista refugiada da Síria no Ônibus da Cultura.


O repertório do projeto Ônibus da Cultura desta semana promove uma viagem no tempo com influências orientais. Já está disponível nas redes sociais o novo vídeo gravado pela orquestra feminina Ladies Ensemble. Elas interpretam o tema árabe-andaluz “Magaya”. Um dos destaques da interpretação é a solista Myria Tokmaji, refugiada síria radicada em Curitiba. Ele toca o Qanun, instrumento de cordas que é considerado um dos mais antigos do mundo.


A performance foi gravada com cada integrante tocando de sua própria casa. Com a pandemia, esta orquestra formada exclusivamente por mulheres tem criado vídeos para as redes sociais do Ônibus da Cultura, projeto do qual integram elenco. O público pode assistir de forma gratuita nos seguintes canais: Instagram (@onibusdacultura), Facebook (@onibusdacultura) e Youtube (@solardorosariocuritiba). 

Nascida em Aleppo, cidade da Síria arrasada pela guerra, Myria Tokmaji está em Curitiba há sete anos. Junto com toda a família veio recomeçar a vida no Brasil. Ela é especialista em tocar o Kanun, ou Qanun, instrumento com nada menos do que 78 cordas, cuja origem remonta ao século X. O exótico e encantador som que emite conquistou logo na primeira audição a fundadora da orquestra Ladies Ensemble, Fabiola Bach Akel, que a conheceu num concerto solo na cidade.

Depois de muita pesquisa, uma vez que a escala musical do Kanun é bem diferente dos instrumentos ocidentais, Myria foi integrada às Ladies.  O resultado é uma fusão musical que mistura a tradição erudita da orquestra curitibana com a World Music. “É um encontro musical de diferentes povos”, sintetiza Fabiola. “E a faixa escolhida para este vídeo também ressalta isso. A Andaluzia, na Espanha, ficou sob domínio mouro por quase 800 anos. Com isso, a influência oriental é muito grande. Magaya é um tema tradicional muito bonito e que nos remete aos tempos medievais e a heranças culturais de grande força”.

O Ônibus da Cultura é um projeto idealizado pelo Solar do Rosário, espaço cultural privado de Curitiba. Conta com dois veículos do transporte público que foram adaptados como unidades culturais móveis. Juntos, os ônibus percorriam todos os bairros da cidade. Com a pandemia, tiveram que suspender as atividades presenciais, mas seguem divulgando cultura gratuitamente pela web. Esta iniciativa tem patrocínio da Blount, Fertipar, Impextraco e Trutzschler, e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.


Serviço: Ônibus da Cultura na Quarentena


Nenhum comentário: