quinta-feira, 25 de junho de 2020

Beleza Pura

Sem a poeira da rua, devemos limpar a pele duas vezes ao dia? Esclareça suas dúvidas sobre skincare
O "Work From Home" é a tendência que surgiu por conta da pandemia do Novo Coronavírus, mas ainda deixa muita gente com dúvida principalmente no que diz respeito aos cuidados com a pele. Sem exposição direta a agentes agressores como sol, poeira e poluição, qual é a rotina skincare correta?
Skincare
São Paulo — 24/06/2020 - Ainda enfrentamos os riscos do Novo Coronavírus e pode parecer frívolo falar sobre cuidados com a pele agora, mas praticar o autocuidado é mais importante do que nunca: é familiar, é calmante e é um lembrete para não desistir de nós mesmos. Quando começamos a trabalhar em casa, estávamos curiosos sobre como gastar tanto tempo em ambientes fechados poderia afetar nossas vidas, incluindo nossas rotinas e cuidados com a pele. E muitas dúvidas surgiram com relação a isso. Para que fique bem claro o que você deve fazer agora em benefício da sua pele, consultamos dermatologistas e farmacêuticos para esclarecer as principais dúvidas:
É incomum passar tanto tempo dentro de casa. Como isso afeta a pele?



Segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, na verdade, muitos pacientes que moram em metrópoles e megalópoles, lugares mais poluídos, têm notado que a pele pode estar melhor, já que esses agressores podem irritar o tecido cutâneo e causar inflamação. No entanto, isso só é percebido para quem tem uma rotina de cuidados, já que o próprio clima frio desse período pode interferir nas defesas da pele e provocando ressecamento.
Sem a poeira, poluição e sujidades da rua, ainda preciso lavar a pele?
“Sim. Acho que o problema surge quando as pessoas pensam que, por não terem ficado fora o dia todo, não devem lavar o rosto, o que não é absolutamente verdade. Você deve lavá-lo todos os dias, independentemente de sair ou não”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O próprio organismo já gera algumas impurezas, como células mortas que ficam na superfície e que precisam ser higienizadas – para potencializar os efeitos dos cremes de tratamento.
E precisa ser de manhã e à noite?
O ideal é, sim, que você lave duas vezes por dia, segundo a Dra. Claudia. “A limpeza pela manhã é importante inclusive para retirada dos ativos como ácidos e clareadores que ficaram na pele durante a noite”, afirma a médica.
E depois? Ainda preciso seguir o passo a passo da hidratação?
O hidratante é realmente fundamental nesse período. Mas antes dele, para equilibrar o pH, você ainda pode usar um tônico. “Para evitar o ressecamento da pele, use cremes ou géis que contenham ácido hialurônico, um ativo que é altamente hidratante, principalmente se estiver com pesos moleculares diferentes na fórmula”, afirma o Dr. Abdo. Para quem quer hidratar e ainda ama o poder antioxidante da Vitamina C, uma boa opção é o Pure C 20 Hyal, da Ada Tina Italy. “O Pure C 20 Hyal é um mousse com textura extrasseca que, através da combinação de Ácido Hialurônico Preenchedor e Vitamina C pura a 20%, clareia, hidrata e rejuvenesce, mantendo o tecido uniforme, aveludado e sem oleosidade”, afirma o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.
Posso dispensar o uso do protetor solar? Como não estamos gastando tanto tempo ao ar livre, é realmente necessário?
A realidade é que, se você trabalha em casa, é provável que também tenha luz natural na sala. “Usar um protetor solar de amplo espectro é fabuloso se você estiver trabalhando perto de uma janela, porque os raios UVs podem atravessar os vidros. Além disso, a própria luz azul de computadores, tablets e celulares causa danos à pele, como manchas e inflamação. Por isso, o protetor é fundamental”, afirma o Dr. Abdo. Uma boa opção é usar um produto multifuncional, com textura hidratante como o Solar Hidra Active da Buona Vita. O produto protege contra raios UVA e UVB, oferecendo também proteção contra a radiação de luz visível (lâmpadas e telas de computadores), além de ter ativos que estimulam a produção de colágeno, e proporcionam a redução da flacidez da pele.
E a maquiagem?
Especialmente para as mulheres, esse é o momento para deixar a pele mais livre. “Use ingredientes de tratamento para deixar a pele cada vez mais saudável, como Arct-alg, que dá energia às células, ou Alistin, para ação contra o açúcar excedente da dieta”, afirma dermatologista Dra. Claudia Marçal. Outras substâncias também podem ser usadas para estímulo de colágeno: Procollasyl, Progenitrix e Densiskin D+.
O que temos que evitar nesse período?
“Uma das principais recomendações é garantir que você não exagere nos cuidados com a pele, esfoliando demais por exemplo ou usando produtos que não são adequados ao seu tipo de pele”, afirma o dermatologista. A rotina skincare também não precisa ter 20 passos, tudo bem? Faça o básico: limpe, tonifique, hidrate e proteja.
Além do skincare, o que pode ajudar a pele dentro de casa?
“Atualmente, com o inverno, estamos experimentando um clima muito seco. Então, umidificadores podem ajudar a pele a ficar menos tensa e seca”, diz a Dra. Claudia. Além disso, controlar os níveis de estresse e fornecer nutrientes por meio da alimentação são ações fundamentais. E, claro, não esqueça de beber muita água. “Lembre-se também de hidratar as mãos, já que a limpeza excessiva e o próprio uso do álcool gel podem ressecar a pele dessa região”, finaliza a médica.
FONTES:
*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.
*DRA. CLAUDIA MARÇAL: É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.

Nenhum comentário: