quarta-feira, 24 de junho de 2020

Áudio .

 Brasil/2020
 
 
MINUTO LEITURA: 
 
 

 
 

 Minuto Leitura, um programa que vai somar à sua grade e que tem o  objetivo de apresentar importantes obras da literatura mundial, de forma fácil ao mesmo tempo em que informa. Nesta edição, vamos falar a respeito do livro -  Artigo 353 do código Penal por  Tanguy Viel


Duração do áudio 2'42''

TEC/VINHETA DE ABERTURA -  MINUTO LEITURA COM JANARY DAMACENA

 
Em frente ao juiz, sentado em uma sala simples, mas adequada para que um homem possa descrever os pormenores que o levaram a cometer assassinato e a maneira como consumou o crime. Desta forma se inicia o romance “Artigo 353 do Código Penal”, escrito pelo francês Tanguy Viel. Nele, o personagem Kermeur está narrando os acontecimentos que o incriminam da morte de um empresário, de maneira calma e de modo simples como um interiorano. Assim percorremos uma história de mistério que vai sendo elucidada a medida em que uma investigação transcorre, baseada em uma confissão surpreendente. 

 
O livro foi lançado em 2018 e depois publicado no Brasil por meio de incentivo à cultura por parte da embaixada da França no Brasil e do apoio do Ministério francês da Europa e das Relações Exteriores. Com ele é possível acompanhar uma história moderna, com seus dramas e narrativa de reviravoltas, feita por um autor contemporâneo mas já reconhecido e premiado como autor revelação e como um dos escritores mais lidos  na França. Sua história cativa pela conversa direta, que vai envolvendo cada importante passo ao longo dos últimos anos da vida de Kermuer.
 
Apesar da linguagem fugaz, o personagem é tomado por momentos de reflexão a respeito de uma série de acontecimentos completamente banais, mas que foram gradualmente tomando conta do seu dia a dia até não ser mais possível viver aquela situação. Quando vista na perspectiva de quem passou pelo desgaste nas relações familiares com a ex-mulher e o filho, o relato mostra toda a dor de quem se sente oprimido e torturado pela fragilidade em ter de tomar decisões e conviver com suas consequências. Desta forma, ao analisar o passado, Tanguy Viel nos convida a refletir a existência do presente.
Por Janary Damacena.

Ah! todos os episódios anteriores podem ser acessados no nosso canal do SoundCloud    

TEC/VINHETA DE ENCERRAMENTO - VOCÊ OUVIU, MINUTO LEITURA.
Como está sendo a experiência com o minuto leitura, pode nos contar? 


Nenhum comentário: