quarta-feira, 20 de maio de 2020

#Museus



Semana do Museu no Uruguai promove a igualdade, diversidade e inclusão social.



Iniciativas virtuais tomam conta do universo online  uruguaio decrease font size increase font size
Uruguai prepara as comemorações do Dia Internacional dos Museus 2020. Promovido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) as celebrações durarão uma semana e terão início no dia 18 de maio – data oficial mundialmente. Esse ano o lema que acompanha o evento é “Museu pela Igualdade: diversidade e inclusão”.

A situação gerada pela pandemia de COVID-19 mantém a maioria dos museus do mundo de portas fechadas. Para não deixar a data passar em branco, tão importante para o vizinho, que possui na sua raiz a cultura e a arte, os museus uruguaios desenvolveram uma série de atividades virtuais em suas respectivas páginas web e redes sociais.



Na terça, 19 de maio, de 18h a 22h, acontecerá uma mesa redonda focada na história das coleções dos quatro Museus Nacionais (Museu Nacional de Artes Visuais (MNAV), Museu  Histórico Nacional (MHN) @mhn_oficial, Museu Nacional da Arte (MNA) e Museu Nacional de História Natural do Uruguai (MNHN) ), organizada pelo Museu Histórico Nacional, contará com a participação como expositores os diretores dos museus nacionais.

O evento convida a conhecer, refletir e debater sobre a conformação das coleções nacionais, as políticas de coleções, as modalidades de validação do que é pertinente para incorporar-se ao patrimônio de um museu com pretensões de alcance e representatividade nacional.
A mesa redonda se desenvolverá na plataforma ZOOM com acesso gratuito. As inscrições devem ser feitas pelo site do Museu Histórico Nacional (http://www.museohistorico.gub.uy/).

O MAPI (https://mapi.uy/virtual/museumweek2020/), pelo sexto ano consecutivo, propõem uma festa nas redes sociais em que todos podemos compartilhar fotos comemorativas, seguindo diferentes assinaturas.

Começam a abrir suas portas

A maioria dos museus uruguaios permanecem fechadas, a maioria se prepara para abrir suas portas a curto prazo. Algumas instituições particulares, já se preparam para abrir suas portas.

A Casapueblo, um museu clássico do turismo uruguaio localizado na península de Punta Del Este, onde se exibem as obras do reconhecido artista Carlos Páez Vilaró, elaborou um protocolo de funcionamento e abriu as suas portas ao público no passado 8 de maio, aplicando diversas
diversas medidas sanitárias.

Como é tradicional, dentro do espaço, os visitantes podem contemplar pinturas, cerâmicas e esculturas realizadas ao longo das diferentes etapas de sua vida artística com o pintor e desfrutar de todas as instalações, a exceção do cinema. 

O museu permanecerá aberto ao publico de sexta a domingo, de 10h as 18h. Entre as medidas sanitárias aplicadas se encontram a exigência aos visitantes em usar máscaras, estão à disposição álcool gel em diversos pontos do museu e a ventilação das salas. Seus colaboradores atendem atrás de de telas, utilizando luvas, e respeitando o distanciamento social recomendado pelas autoridades sanitárias.

Enquanto não se pode sair de casa o turista pode conferir as belezas criadas por Villaró no link: http://casapueblo.com.uy/

Visitando os museus de casa 

Museu de Arte Pré-colombiano e Indígena – MAPI

Museu de Arte Pré-Colombiana e Indígena – MAPI com uma das propostas mais inovadoras no ambiente cultural, antes da chegada do COVID-19, e não hesitou nem por um segundo em desafiar a quarentena. Dada a recomendação de não sair de casa, os funcionários do museu tornaram-se avatares e oferecem propostas para todas as idades que são atualizadas diariamente: oficinas para crianças, cursos para adultos, exposições, histórias, jogos, pesquisa e materiais educacionais. Tudo novo, tudo virtual, tudo no estilo do MAPI.

Museu Blanes

O Museu de Belas Artes oferece um tour virtual guiado pela obra de Lily Salvo (1920-2010), uma artista uruguaia, que coloca as mulheres como protagonistas em pinturas a óleo, gravuras e caixas com múltiplas alusões simbólicas. Você pode fazer uma visita guiada à exposição do museu e se preparar para quando suas portas reabram.

Museu Histórico Nacional

Durante todas as sextas-feiras de maio, o museu faz um convite à participar de conversas com historiadores que refletem sobre a disciplina, suas linhas de trabalho e vínculos com os eventos atuais.
Para participar, basta entrar em nossa rede social do instagram (@mhn_oficial)

Museo da Revolução Industrial em Fray Bentos

O Ex Frigorífico Anglo, localizado na cidade de Fray Bentos, declarado Patrimônio da Humanidade em 2015 pela UNESCO, conhecido como a “cozinha do mundo” entre as duas guerras mundiais, pode ser visitado virtualmente pela plataforma Google Arts & Culture.
Não perca a Sala das Máquinas.

Museu Figari 

Oferece dois passeios virtuais que incluem a exposição permanente de Pedro Figari e Juan Carlos Figari Castro e a exposição Estado de Situação, de Gerardo Mantero, que há alguns anos fazia parte do “Contactos”, o ciclo que busca estabelecer laços entre o legado de Figari e criação artística contemporânea.

Também oferece um canal no YouTube com conferências, palestras e algumas apresentações.

Museu Nacional de Artes Visuais

Ele sugere explorar seus catálogos on-line completos, com textos panorâmicos e obras de Rimer Cardillo, Pablo Uribe, Lacy Duarte e Guillermo Fernández, entre muitos outros; e passear - em 3D - por seus corredores enquanto desfruta de sua coleção, com obras notáveis ​​como La paraguaya, de Juan Manuel Blanes, alguns estudos de Carlos Federico Sáez, filhos de Petrona Viera ou o velho catalão, de Rafael Barradas, juntos em peças de Joaquín Torres García, Manuel Espínola Gómez, Luis A Solari.




Nenhum comentário: