segunda-feira, 18 de maio de 2020


,

Melhor maneira de enviar dinheiro para o exterior em tempos de pandemia

Saiba como ajudar amigos e parentes que estão no exterior com as facilidades da tecnologia

Com a medida de isolamento social decretada e boa parte das fronteiras mundiais fechadas, o trânsito entre os países diminuiu consideravelmente por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Diante deste cenário, muitas pessoas que estavam em viagem ou mesmo que vivem no exterior encontraram uma situação caótica. 

Com diversas cidades em lockdown, termo usado para descrever o fechamento de regiões para fazer com que as pessoas fiquem em casa, a solução é contar com o suporte financeiro de quem ficou no Brasil para conseguir se manter. 

No entanto, há muitas dúvidas sobre qual a melhor maneira de enviar dinheiro para o exterior e é justamente sobre isso que vamos falar!

Como enviar dinheiro para o exterior?

Primeiramente, é preciso tirar da cabeça a ideia de que enviar dinheiro para outro país é algo complicado e burocrático. Pode até ser que antigamente era, mas atualmente, com a chegada das novas tecnologias este processo tem se tornado cada vez mais simples. 

Embora as instituições financeiras tradicionais sejam a primeira opção que vem a sua cabeça quando se trata de realizar essa operação, há mais de uma maneira de fazê-la, sem que isso signifique pagar por altas taxas. 

Com o surgimento de novas instituições financeiras, muitas delas especializadas no mercado de câmbio, as opções para realizar uma transferência internacional aumentaram, fazendo com que seus clientes possam encontrar a que melhor os atenda. 

Sendo assim, separamos as principais formas de enviar dinheiro para o exterior. Confira: 

MoneyGram

Uma das formas mais conhecidas de enviar dinheiro para outro país, o MoneyGram - como é conhecido o serviço - é feito através de uma rede de agentes credenciados que permite que os clientes enviem ou recebam valores em espécie ou via transferência bancária. 

O processo para realizar a transação é simples e não requer muita burocracia, sendo que os valores ficam disponíveis em um dos mais de 200 pontos espalhados pelo mundo.

Normalmente, a operação é feita em loja física ou por telefone, sendo necessário informar:

  • Dados pessoais;
  • Documento com foto;
  • Dados do beneficiário (nome, endereço e telefone);
  • Escolher a localização para qual o dinheiro será enviado;
  • Fornecer uma senha de saque para o beneficiário.

Pronto! O dinheiro fica disponível em poucos minutos, sem muitas complicações.

Uma das vantagens da operação é que quem vai receber o dinheiro não precisa ter conta em banco e as taxas cobradas podem ser pagas tanto pelo destinatário, quanto pelo remetente. 

Transferência/Remessa Internacional

Por meio da transferência internacional você pode enviar dinheiro aos seus familiares e amigos que estão precisando no exterior, sem que para isso você tenha que sair da sua casa. 

Todo o processo pode ser realizado online, de forma prática e segura. Para realizar a operação, basta seguir o passo a passo: 

  • Cadastre-se em uma instituição de câmbio confiável; 
  • Escolha a modalidade e a moeda para envio;
  • Informe os dados do beneficiário;
  • Selecione a natureza da operação (motivo do envio do dinheiro. Pode ser: disponibilidade no exterior, pagamento de serviços, manutenção de estudantes ou residente e outros);
  • Confirme todos os dados da operação; 
  • Faça o pagamento e aguarde a confirmação. 

Em geral, os valores costumam ficar disponíveis em até 24h após a confirmação do pagamento. Além disso, alguns bancos possuem condições e tarifas especiais para envio de moedas mais utilizadas, como o dólar e o euro.

Como se planejar para ajudar quem está no exterior

Embora o mundo inteiro tenha sido pego de surpresa com o surgimento da pandemia, o planejamento financeiro deve ser uma peça fundamental antes de qualquer viagem e isso inclui se programar para qualquer imprevisto. 

Conhecer sobre todos os processos burocráticos do país de destino é algo que pode ser extremamente útil em casos como estes. 

Além disso, que está no Brasil e pretende ajudar amigos e familiares no exterior, também é preciso buscar informações e entender qual a melhor forma de realizar o auxilio sem prejudicar seu orçamento por aqui. 

Com o a moeda estrangeira cada vez mais cara, encontrar um processo de transferência que utilize a cotação do dólar comercial, por exemplo, faz toda a diferença, resultando em uma operação significativamente mais barata.

Outro ponto importante é escolher uma instituição financeira confiável, te dê suporte e que melhor atenda seus interesses. Nessas horas, todo o cuidado é pouco para não colocar seu dinheiro na mão de golpistas do mercado. 

A dica é pesquisar a reputação da empresa antes de sair realizando a operação com a primeira que encontrar pela frente. 

Além disso, há muitas empresas que oferecem vantagens e tarifas especiais para que você possa enviar dinheiro para o exterior com segurança e o melhor: sem precisar pagar por taxas abusivas.

No mais, vale lembrar que o isolamento social é importante, portanto, opte por instituições que ofereçam a possibilidade de realizar as transações de forma online para não colocar a sua saúde nem a de seus familiares em risco.

--

Nenhum comentário: