terça-feira, 31 de março de 2020

Gente News.

Leandro Karnal fala sobre o pecado da inveja no Café Filosófico deste domingo (05)

Tema faz parte da série “7 prazeres capitais – pecados e virtudes hoje”.
Programa  vai ao ar no próximo domingo (5), às 19 horas, pela TV Cultura.

Foto: Acervo Instituto CPFL

“O pecado envergonhado: a inveja e a tristeza sobre a felicidade alheia” é o tema do Café Filosófico CPFL deste domingo (5), com Leandro Karnal. Neste programa, que faz parte das série “7 prazeres capitais - pecados e virtudes hoje”, o historiador explana sobre como a inveja pode ser a porta de entrada para um corajoso mergulho no autoconhecimento.
Segundo Karnal, a inveja dirige o olhar para o que o outro tem, o que o outro faz, o que o outro é. Com essa comparação, é comum que as pessoas se concentrem sempre no outro e não na sua própria vida. Por isso, a inveja revela a incapacidade de reconhecer o que falta em cada um. O historiador alerta que esse sentimento pode atingir um tal grau de intensidade que as consequências podem ser imprevisíveis.


Com relevância histórica, o tema já foi abordado em diversas épocas. Na Bíblia, a inveja foi tratada em parábolas como as de Caim e Abel e a do filho pródigo. Na literatura, ela é o tema de grandes tragédias como “Othelo”, de Shakespeare. Essa espécie de cegueira foi representada na Divina Comédia, de Dante Alighieri, por pessoas com os olhos costurados que caminham pelo segundo terraço da montanha do Purgatório. 
O Café Filosófico CPFL vai ao ar pela TV Cultura, às 19 horas, com reprise às terças-feiras, 22h45. 
--
Sobre o Instituto CPFL
Com 17 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Em 2020, o Instituto CPFL fortalece a frente de atenção social com investimento nos programas CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; e o CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos. Também integram as atividades do Instituto CPFL, para o ano de 2020, o Circuito CPFL, com etapas de Corrida e Caminhada e o Cinesolar, as gravações do programa Café Filosófico CPFL, realizado em parceria com a TV Cultura e exibido na grade da emissora, além de outras atividades que acontecem na sede do Instituto CPFL, em Campinas, como Exposições de Artes, os concertos da Série Música Contemporânea, o mês em comemoração à cultura chinesa e as exibições de cinema por meio do Cine CPFL. 
Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

Nenhum comentário: