domingo, 15 de março de 2020

Destaques da programação do canal Curta! na semana de 16 a 20 de março.

A coreógrafa Angel Vianna no palco
Trajetória de Angel Vianna é retratada em documentário


A história da dança contemporânea brasileira se confunde com a trajetória de vida de Angel Vianna, coreógrafa, bailarina e pesquisadora do movimento corporal. Aos 92 anos, ela se torna protagonista do documentário “Angel Vianna: Voando Com os Pés no Chão”, uma produção exclusiva da Comtexto para o canal Curta!.
No filme, a própria Angel Vianna narra as suas vivências e o faz com a expressividade característica de sua arte. Ela conta, diante da câmera, um pouco de cada passagem de sua vida, começando por sua infância e juventude, passando por seu casamento com o também coreógrafo Klauss Vianna, pela consolidação de sua carreira na dança e, por fim, pela profunda tristeza causada pela perda de seu filho.
Seu depoimento, tal qual sua experiência de vida, é intercalado pela dança: bailarinos representam cada momento da narrativa em coreografias encenadas em um palco, como em um espetáculo biográfico. O documentário, dirigido por Cristina Leal, foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A exibição é na Terça das Artes, 17 de março, às 22h25. 

Série ‘Decolonizações’ mostra o violento processo de criação de nações independentes
A violência do processo de “decolonização”, que se deu a partir da queda dos impérios europeus e desembocou na construção de nações independentes em um mundo globalizado, é tema da série inédita “Decolonizações”. Dividida em três episódios, a obra é um conteúdo da francesa Arte, que será exibido no Brasil pela primeira vez, pelo canal Curta!. Na direção se alternam Karim Miské, Marc Ball e Pierre Singaravélou.
A narrativa costura fatos e relembra personagens decisivos desses processos históricos, com uma linguagem contemporânea que se apoia em materiais raros de arquivo, como filmes da cultura pop local, além de animações embaladas por canções de protesto. A estreia é na Sexta da Sociedade, 20 de março, às 23h.
Segunda da Música – 16/03
21h – “Clássicos do Rock” (Série) - Episódio: “Chuck Berry” 
O pioneiro do gênero rock and roll em ação: show do estadunidense Chuck Berry. Diretor: Nicolas Dor. Duração: 30 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 17 de março, terça, às 01h e às 15h; 18 de março, quarta, às 09h; 21 de março, sábado, às 19h10; 22 de março, domingo, às 09h35

Terça das Artes – 17/03
22h25 – "Angel Vianna – Voando Com Os Pés no Chão” (Documentário)  O documentário mostra a dança através do retrato da vida e carreira da bailarina Angel Vianna. O longa apresenta toda a trajetória de um dos mais conceituados nomes da dança contemporânea brasileira por meio de entrevistas, performances e homenagens de seus próprios alunos.  Diretores: Cristina Leal Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 18 de março, quarta-feira, às 02h25 e às 16h25; 19 de março, quinta-feira, às 10h25; 21 de março, sábado, às 13h20

Quarta de Cinema – 18/03
21h40 – “Cabra Marcado Para Morrer” (Documentário)
Em 1962, o líder da liga camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem de latifundiários. Um filme sobre sua vida começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao assassinato. Uma produção do CPC da UNE e do movimento de cultura popular de Pernambuco, com direção de Eduardo Coutinho. As filmagens são interrompidas pelo Golpe Militar de 1964. Dezessete anos depois, em 1981, Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido. O tema central passa a ser a história de cada um deles que, estimulados pela filmagem e revendo as imagens do passado, elaboram para a câmera os sentidos de suas experiências. Diretor: Eduardo Coutinho. Duração: 120min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 19 de março, quinta-feira, às 1h40 e 15h40; 20 de março, sexta-feira, às 09h40; 22 de março, domingo, às 02h.

Quinta do Pensamento – 19/03
23h – “Leonardo da Vinci – O Homem Universal” (Documentário)
Como um único homem pintou a Mona Lisa, concebeu o paraquedas e deu a primeira descrição clínica da aterosclerose? Por ocasião do 500º aniversário da morte de Leonardo da Vinci, este documentário responde a essas perguntas e muitas outras, reunindo pistas graças a pesquisa de campo e a encontros com os mais destacados especialistas no assunto.  Diretor: François Bertrand. Duração: 52min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 20 de março, sexta-feira, às 03h e às 17h; 21 de março, sábado, às 23h; 22 de março, domingo, às 22h10; 23 de março, segunda-feira, às 11h.

Sexta da Sociedade – 20/03
23h – “Decolonizações”  Episódio: “O Aprendizado (Documentário)
Quando a violência e a injustiça colonial alimentam uma cólera surda das figuras da luta emergente. Diretor: Karim Miské, Marc Ball, Pierre Singaravélou. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 21 de março, sábado, às 3h05 e às 09h15; 22 de março, domingo, às 23h; 23 de março, segunda-feira, às 17h; 24 de março, terça-feira, às 11h.

Sobre o Curta!
O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Para mais informações entre em contato
Luisa Mattos:: Luisa.mattos@agenciafebre.com.br  21 2555-8921
Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br 21 2555-8918
Ou curta@agenciafebre.com.br 21 2555-8900
Siga-nos no Instagram @agfebre e no facebook.com/agf

Nenhum comentário: