quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Terminou o Ensino Médio, e agora?
Consultor de carreira dá dicas de como conquistar o primeiro emprego.


Ano novo, vida nova. E quem acaba de sair do Ensino Médio, está com o gás todo para iniciar o novo ciclo profissional no mercado de trabalho. De acordo com dados do IBGE, a taxa de desemprego fechou em 11,8% no terceiro trimestre de 2019, um número menor do que os 12% do trimestre anterior. Com os bons números, aumenta a competitividade e a busca por uma boa vaga.


De acordo com o consultor de carreira da Faculdade ESIC Internacional, Gustavo Basso, a falta de experiência, mas principalmente o fato de não estar cursando uma graduação no Ensino Superior, são grandes obstáculos na hora do jovem conquistar um bom emprego.
“Na maioria das vezes, é o primeiro contato deste jovem com o mercado de trabalho e, apesar da vontade de conseguir um emprego logo depois da conclusão do Ensino Médio, existe a incerteza de qual a carreira mais adequada a seguir, mas principalmente a falta de experiência, que impede e em muitas das vezes desmotiva os candidatos às vagas”, explica o especialista, que, abaixo, dá dicas de como sair na frente e conquistar o tão desejado emprego:
1- ATUALIZAR-SE SEMPRE! “Não é porque acabou de sair do Ensino Médio que o estudo acabou. Pelo contrário, é hora de começar a buscar uma formação superior para agregar valor real ao currículo. Fazer uma Graduação potencializa seu perfil profissional e amplia os horizontes profissionais. Invista também em aprender outro idioma. O mercado de trabalho valoriza fortemente profissionais com essas habilidades. Caso ainda não saiba em que curso investir, participe de Aconselhamentos de Carreira e Testes Vocacionais.
2- CAPRICHE NO CURRÍCULO. “Ele é sua porta de entrada e, por isso, descreva de maneira objetiva e sincera suas experiências profissionais caso tenha tido alguma, cursos que já realizou, projetos de voluntariado, palestras e workshops que participou. Mas principalmente, inserir a informação de que está matriculado(a) em uma graduação, é com certeza um diferencial muito valioso aos olhos dos recrutadores”, ressalta Basso.
3- NETWORKING (Rede de contatos). Ampliar as redes de contatos e recorrer a elas na busca do primeiro emprego é importante. O currículo tradicional ajuda, porém, os candidatos devem aproveitar os benefícios das redes sociais para ampliar as oportunidades. Sites como o Linkedin permitem que as informações profissionais sejam inseridas num perfil online, multiplicando as possibilidades de encontrar boas oportunidades de emprego.
4- PREPARAR-SE PARA A ENTREVISTA. “É importante, antes da entrevista, atualizar o currículo conforme as dicas acima, vestir-se de maneira adequada para a vaga, atualizar-se com o que acontece no país e no mundo, pesquisar sobre a empresa, ser pontual, educado, interessado, evitar emitir opiniões polêmicas, e respirar fundo para conter a ansiedade.”
5- NÃO DESISTA E INVISTA EM CONHECIMENTO. “Com o passar do tempo, o mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo e os profissionais cada vez mais interessados e se especializar e atualizar os conhecimentos. Busque uma formação de qualidade na Graduação, procure cursos livres para complementar seu conhecimento, participe de palestras, workshops e conferências, converse com pessoas mais experientes sobre carreira profissional e atingimento de objetivos. O mercado de trabalho é cruel e não dá chances para quem não investe em formação, conhecimento e desenvolvimento pessoal”, afirma.

Sobre a ESIC:
A ESIC é uma Business School Internacional especializada em Gestão de Negócios e  Marketing. Com mais de 50 anos de experiência, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convênios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., Índia e China. A instituição atua em oito áreas: Graduação, Pós-Graduação (Master e MBA), Executive Education (cursos avançados e sob medida para empresas e formação in company), Módulos e Missões Empresariais Internacionais, ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colégio Internacional, Simuladores/Competições Empresariais Globais e ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, a ESIC está entre o seleto grupo que segue os padrões do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), é membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (ConsejoLatinoamericano de Escuelas de Administración).

Nenhum comentário: