domingo, 15 de dezembro de 2019

#Lixozero

A loja “O Bosque” inaugura na próxima sexta-feira, 20 de dezembro, a partir das 16h
slow Design 2019


O objetivo era criar uma rede de empreendedores que pudesse incentivar a população a pensar em um modo de consumo mais consciente. Assim, nasceu a loja “O Bosque”, que será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 20 de dezembro, em Curitiba. Esse é o primeiro espaço com o conceito “Lixo Zero” do sul do Brasil, e o segundo do segmento no país. Inspirada no conceito Slow design, a loja traz essa interação entre o homem e a natureza através de seus produtos sustentáveis.


De acordo com a idealizadora do projeto Eduarda Guimarães de Almeida, para ser uma loja conceito “Lixo Zero”, O Bosque segue alguns critérios como: não aceitar embalagens no recebimento do estoque, não oferecer embalagens descartáveis, não oferecer materiais gráficos como por exemplo, cartões de visita, ter etiqueta retornáveis e reaproveitáveis, entre outros. “Elaboramos critérios para operar o sistema de gestão ambiental coletivo, desenvolvemos ações que possam atender com qualidade e responsabilidade nossos fornecedores, colaboradores e clientes”, avalia.



Quanta as marcas, todas trazem esse conceito em seus produtos. A Toró, por exemplo, tem como ideal a natureza materializada por mãos indígenas brasileiras. São cestos, bolsas, e uma infinidade de peças que, segundo eles, ornamentam o corpo, a casa e a alma através da força ancestral e do saber mais tradicional do nosso país: o dos índios. Já na Cauxi, o lema é o “menos é mais”, apresentando produtos que atendam a múltiplas necessidades, tais como o “Xampu em Barra”, que também pode ser usado como sabonete e dispensa o uso de condicionador.

A ilustradora Anna Paiva tem um trabalho único. Médica, ela resolveu transformar seu amor pela botânica em arte, com ilustrações exclusivas, feitas em papel reciclado, trazendo assim, a beleza da natureza para dentro de casa. Outra marca curitibana que fará parte do projeto é a Tuz Cerâmica Criativa. As peças são produzidas manualmente, pela artista Lisa Nicolau, que demonstra toda sua paixão unindo design as belezas existentes natureza. São vasos, xícaras, coadores, produtos que nunca serão iguais, tornando as peças ainda mais especiais.

Outra marca que terá seus produtos à venda na loja, é a curitibana Beegreen Sustentabilidade Urbana. Pioneira na produção de canudos inox no Brasil, une-se ao trabalho com seus canudos, talheres de bambu e suas também famosas netbags. Já a marca Jungle Slow Factory, utiliza resíduos da indústria têxtil para produção de seus produtos. O objetivo é trazer múltiplas possibilidades para uma matéria prima que seria totalmente descartada, ressignificando o resíduo. A I Do Design é a marca da artista Ana Boechat, que resolveu criar acessórios com materiais recicláveis - sacolas plásticas, resíduos gráficos provenientes de descarte do hotstamping e sobras de papel para as tags. O resultado são brincos, anéis e colares lindos feitos à mão. Se você gosta de flores, a Samambaia do Brasil vai te encantar: a marca mescla cores e texturas para criar uma arte floral exclusiva, criativa e inusitada.

Rosalina Corazza é uma artista de mão cheia. Ela procura enfatizar linhas e formas orgânicas com técnicas manuais, e suas peças em cerâmica transmitem toda a sua paixão. A Maderaria cria peças à mão, com madeira reaproveitada, resina, plantas e muita criatividade. O que iria para o lixo, acaba virando um colar, um brinco, um anel, ou seja, uma ótima opção de presente. E, para finalizar, certificada como Empresa B - que causa impacto positivo e possui compromisso formal com o meio ambiente -, a Editora Voo é uma marca independente que publica histórias e ideias que impactam a vida dos leitores e, é claro, seus títulos também estão disponíveis a partir deste mês.

Sobre a loja “O Bosque”
A loja “O Bosque” fica na Travessa João Bom, noº 54, no bairro Centro Cívico em Curitiba. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 8h às 17h. São aceitos todos os cartões. Para mais informações, acesse as redes sociais da marca no Instagram https://www.instagram.com/obosqueloja

Nenhum comentário: