terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Gastronomia

Que tal se inspirar na culinária holandesa?
Doces tradicionais da Holanda são opções para festas de fim de ano
A época de festas e confraternizações chegou. O momento desperta uma dúvida em grande parte das pessoas: o que servir? Para inovar, uma opção é se inspirar na culinária holandesa. O país dos moinhos de vento, que apesar de ter uma cultura e costumes únicos, conta com uma gastronomia que, ao mesmo tempo que é simples, explora os ingredientes e transforma os pratos em verdadeiras delícias.

O presidente da Associação Cultural Brasil - Holanda (ACBH), Koob Petter, conta que não é comum encontrar pratos típicos holandeses no Brasil. “Apesar de simples, não é uma gastronomia que se encontra em qualquer lugar. Nas colônias holandesas, como Arapoti, Carambeí, Castrolanda, Campos de Holambra, Holambra I e Não-Me-Toque, devido à grande concentração de imigrantes holandeses, é mais fácil experimentar as iguarias, que seguem receitas tradicionais holandesas, passadas de geração para geração”, explica Koob. Que tal tentar reproduzir uma delas? Confira algumas iguarias de fim de ano tipicamente holandesas.



SPEKULAAS: Há quem diga que o Spekulaas, foi criado na época em que os ingredientes que o compõem eram considerados luxuosos, o século XVII. Esses biscoitos sequinhos e crocantes, produzidos geralmente na época do Natal, levam na composição manteiga, açúcar, farinha e aromas, como laranja, cravo, canela, gengibre, noz-moscada, etc. Na hora de preparar, vale a criatividade para combinar diferente especiarias
BANKETSTAAF: O rolinho de massa folhada recheada com pasta de amêndoa é um dos doces mais tradicionais holandeses. Uma dica é servir o Banketstaaf com cereja vermelha, lascas de amêndoas torradas e açúcar em pó polvilhado. Além de deixar o sabor diferente, dá um charme a apresentação do prato.
KRUIDNOTEN: Impossível comer somente um! Esses pequenos biscoitinhos de canela de massa firme e consistência mais dura também são feitos a base de farinha, açúcar mascavo e canela. O que difere é o formato e a versão coberta com chocolate. "A receita de Kruidnoten tipicamente holandês pode ser encontrada nas farinhas de trigo da Herança Holandesa, marca que faz parte da intercooperação Unium", conta o presidente da associação.
POFFERTJESAs mini panquecas holandesas foram criadas a partir da experiência com uma mistura de farinhas. Na Holanda, podem ser encontradas facilmente em mercados, quiosques, restaurantes, feiras e festas. Os Poffertjes são originalmente decorados com açúcar de confeiteiro e manteiga, mas hoje já contam com vários outros sabores adicionais, como morango, chocolate e banana.

Sobre a ACBHA Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH) é uma organização formada por holandeses e descendentes de holandeses no Brasil, oriundos de diversas colônias. Visa preservar o patrimônio histórico artístico e cultural holandês e brasileiro para a posteridade. Também quer incentivar, desenvolver e divulgar as várias formas de expressão cultural. Mais informações: https://www.acbh.com.br/

Nenhum comentário: