sexta-feira, 13 de dezembro de 2019



Escritório no início do século
Divulgação



Futuro do Pretérito: O avanço do Taylorismo Digital e sua ameaça a um futuro do trabalho mais humano 

O que um dos movimentos mais impactantes da história, o Taylorismo tem a ver com futuro do trabalho? Sobe aqui na nossa máquina do tempo e vamos lá para o século XIX. Por volta de 1910, Frederick Taylor criou um método científico para entregar mais eficiência produtiva para as fábricas.
Na cartilha do Taylorismo, os funcionários do baixo escalão eram dispostos em um salão com pé direito alto. Os andares mais altos eram ocupados pelos cargos superiores, como gerentes e diretores. Tudo para estabelecer um controle constante sobre os trabalhadores. As pessoas eram vistas apenas como partes de uma engrenagem, assim como as peças de uma máquina.


Passou um século e olha aí o Taylorismo de novo só que de roupa nova: Taylorismo Digital
"Hoje as ideias fundamentais do Taylorismo estão desfrutando de um ressurgimento surpreendente, impulsionado pela infinidade de sensores inteligentes e pelos últimos avanços na inteligência artificial, que permitem monitorar os trabalhadores mais de perto do que nunca e oferecer feedback em tempo real de uma maneira que nenhum gerente (humano) jamais poderia.
Essa nova versão da teoria de Taylor se aplica a uma gama muito maior de funcionários não apenas aos operários, mas também a quem trabalha com prestação de serviços, trabalhos criativos e gerentes. O taylorismo digital parece ser uma força mais poderosa do que seu antecessor analógico. As importantes empresas de tecnologia que definem o tom para grande parte do mundo dos negócios estão adotando isso.
A marcha da tecnologia está produzindo formas cada vez mais sofisticadas de medir e monitorar os recursos humanos. Eu confesso que não tinha pensado na automação e algoritmos sob essa perspectiva. Precisamos estar conscientes disso, caso contrário, continuaremos sendo apenas peças de uma engrenagem que agora se tornou bem mais inteligente e complexa.
Serviço:
Site Limão ou Limonada:  www.limaooulimonada.com.br/
Alessandra Lippel no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/alessandralippel/
Limão ou Limonada no Instagram: https://instagram.com/limaooulimonada/
Telefone: (11) 4134-0880
Sobre Alessandra Lippel
Futurista, Diretora Criativa, empresária, cantora e compositora, Alessandra Lippel é um exemplo de profissional com carreira multipotencial. É especialista em futuro do trabalho e prototipagem rápida de projetos. Formada nos cursos de futurismo pela Singularity University e Friends of Tomorrow (primeiro curso de futurismo do Brasil promovido pela Aerolito) e também na metodologia de prototipagem Mesa Company. Acumula mais de 20 anos de atuação nas áreas correlatas à criatividade e tecnologia com o objetivo de catalisar impactos positivos para o mundo. Fundadora do Limão ou Limonada, Vitamina Group e Fotossíntese, Alessandra Lippel ajuda organizações a imaginarem, e materializarem o seu DNA e propósito

Nenhum comentário: