terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Bem lembrado.

Promessa de Ano Novo: melhorar a higiene bucal.


Se você se encaixa no enorme número de pessoas que precisa melhorar a escovação e os cuidados com os dentes, a hora é agora. Encaixe entre suas promessas para o Ano Novo melhorar a higiene bucal e invista nesse propósito. A intenção é válida. Afinal, a má higiene dentária pode levar a danos irreversíveis e consequente perda dos dentes. Para sanar suas dúvidas e ajudar você a acertar na higiene bucal, veja o que é mito e o que é verdade sobre o assunto, de acordo com a cirurgiã-dentista Bruna Ghiraldini, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da S.I.N. Implant System, empresa brasileira que é uma das líderes globais de implantes dentários:


- O fio dental deve ser passado antes da escovação.
Verdade. O fio dental deve ser passado antes da escovação por dois motivos. Primeiro porque ele vai promover a limpeza nas faces entre os dentes, que é uma região onde a escova não alcança. O fio dental pode espalhar os resíduos que estão entre os dentes para as faces lisas.  E nesse caso, quando a escova entrar em ação, a limpeza acontece totalmente. O outro motivo pelo qual se recomenda passar o fio dental antes da escova, é estratégica e tem relação à maior adesão das pessoas ao hábito de escovar os dentes se comparado a usar o fio dental. Sabe-se que é quase impossível deixar de escovar os dentes, após passar o fio dental. Muita gente deixa de passar o fio quando escova os dentes. E com isso, acabam ignorando o uso do fio dental e esquecendo-se de que só com ele é que a limpeza dos dentes é feita de forma completa. Isso porque o fio dental alcança espaços onde a escova não chega. Fio dental antes e escova depois é a dobradinha perfeita!
- É preciso passar fio dental todos os dias.
VERDADE. Lembre-se que o dente tem quatro faces. A escova só alcança as faces lisas dos dentes, que são duas faces e já o fio dental atinge também as faces entre os dentes. O fio dental, então, participa de 50% da limpeza bucal, por isso que ele é tão importante e deve ser passado diariamente.
- A gengivite é causada pelo mau uso do fio dental.
EM PARTE. A gengivite é ocasionada pelo acúmulo da placa bacteriana. Isso pode acontecer pelo mau uso do fio dental ou pela má escovação ou, ainda, pela baixa frequência no consultório do dentista. No entanto, aqueles que negligenciam o uso do fio dental, normalmente, vão ter um acúmulo da placa bacteriana entre os dentes e isso pode levar, sim, à gengivite.
- A gengivite pode ser evitada.
VERDADE.  A gengivite é uma inflamação da gengiva, que afeta os tecidos de proteção da boca e que causa sangramento. A partir do momento em que a higiene e a saúde são restabelecidas, a gengivite é uma doença totalmente reversível. No entanto, quando ela não é tratada, pode evoluir para uma periodontite e, aí sim, é que ela se torna irreversível, podendo até causar a perda de dentes. Para ser evitada, é preciso uma correta higienização, com escova, fio dental e manutenção, além de visitas regulares ao dentista, a cada seis meses, no mínimo. A ação mecânica da escova e fio dental, junto com os hábitos saudáveis, evitam a gengivite.
-  A gengivite pode levar à perda dos dentes.
EM PARTE. A gengivite pode evoluir para um problema sério e levar à perda dos dentes, quando não tratada. Mas é bom lembrar que são duas doenças diferentes. A gengivite é uma fase inicial, mais superficial e reversível, quando tratada. Mas se não for atacada, a gengivite evolui para uma periodontite que, quando não tratada, pode levar à perda dos dentes.
- A gengivite causa mau hálito.
VERDADE. O mau hálito pode ser causado pela gengivite porque está muito relacionado à má higienização e ao aumento da placa bacteriana. Esses problemas geram o mau hálito, pois estão relacionados a uma colônia de bactérias superior ao que devemos ter na boca. Nesse caso, há um alto potencial patológico de criar doenças e liberar toxinas, o costuma levar à halitose, sim.
Enxaguantes bucais apenas conferem um hálito fresco, mas não limpam de fato a boca.
VERDADE. Os enxaguantes bucais convencionais têm um potencial químico de matar as bactérias muito baixo, exceto alguns específicos, a base de clorexidina -- que são indicados para infecções agudas ou pós-operatórios. Os enxaguantes comercializados no mercado não tem efetividade a ponto de substituir o uso regular da escova e do fio dental. O que é eficaz para a higienização da boca é a remoção mecânica da placa, que jamais pode ser substituída apenas por um bochecho com enxaguante bucal. 
- Enxaguantes bucais com álcool não são indicados.
VERDADE.  Isso porque os enxaguantes com álcool têm uma indicação específica para alguns casos, mas não servem para uso diário. O uso frequente do álcool em contato com a mucosa da boca pode levar a uma descamação celular e deixar a mucosa da boca sensível. Por este motivo, não é recomendado.    
- Algumas pessoas têm predisposição a cáries.
VERDADE. Para algumas pessoas, a maior incidência de cáries está relacionada a uma condição sistêmica ou a quantidade de produção de saliva, além da tendência à mineralização dos dentes e à predisposição para se desenvolver colônias de bactérias. Hábitos alimentares ruins, como o alto consumo do açúcar também entram na lista. Tudo isso faz com que algumas pessoas tenham maior tendência para desenvolver as cáries.
- Escovar os dentes três vezes ao dia é o suficiente.
VERDADE. Normalmente, a recomendação ideal é que a higiene bucal seja realizada vinte minutos após cada refeição. Esse tempo é necessário para que o ph da boca se estabilize, para uma higienização eficiente. Escovar os dentes três vezes por dia é uma meta interessante, dada a rotina atribulada da maioria das pessoas. Mas é importante reforçar que a escovação idealmente deve ser feita após as refeições principais, como café da manhã, almoço e jantar e, também, após cada lanche ou petisco. Porém, diante do ideal e da realidade das pessoas, escovar os dentes três vezes por dia já é suficiente para manter a saúde oral em ordem.
Fonte: cirurgiã-dentista Bruna Ghiraldini, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da S.I.N. Implant System, empresa brasileira que é uma das líderes globais de implantes dentários.
Sobre a S.I.N. Implant System: Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Implant System está presente em mais de 23 países, e já é referência global. A marca atua no mercado desde 2003, oferecendo as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade dos produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais.
O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra. Neide e o Dr. Ariel Lenharo continua vivo. Em tempo: Dr. Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. O casal de empreendedores esteve à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N. passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente.

Nenhum comentário: