domingo, 10 de novembro de 2019

Tecnologia e inovação para expandir
Varejistas visitam maior hub de inovação da América Latina e conhecem soluções para ampliar os negócios.


Era para ser uma reunião para troca de experiências, mas virou negócio fechado para implantação de um projeto piloto para estruturação de informações de venda e faturamento. Esse foi o resultado do encontro entre representantes de uma loja de biscoitos finos e uma startup especializada em sistemas de gestão e curadoria de dados. O “match” aconteceu durante uma visita da empresa ao espaço Cubo, maior hub de empreendedorismo da América Latina, em São Paulo. Em um dos andares dedicado ao varejo e mantido pela administradora de shoppings referência no país, mais de 20 empresas de tecnologia desenvolvem, experimentam e apresentam às marcas soluções inovadoras aos velhos e novos problemas enfrentados na atividade.



E foi exatamente esse ambiente de oportunidades o escolhido pelo maior programa de aceleração do varejo brasileiro desenvolvido pela Endeavor - o brMalls Partners - para conectar as empresas selecionadas com aplicações inovadoras para o negócio. Ao todo, 15 marcas participaram dasrodadas de apresentação de soluções ligadas à gestão de dados inteligente, conciliação de créditos, programa de bonificação e bem-estar social para colaboradores e soluções em TI. Com plano de expansão audacioso que prevê passar das atuais 20 lojas para 200 operações em cinco anos, Raul Matos, dono da Biscoitê, vai aplicar a solução da startup Looqbox para estruturar os dados de vendas, faturamento e SKUs de seus estabelecimentos nos próximos três meses. A intenção é fortalecer a estratégia de alavancagem da empresa e melhorar a performance de vendas. “Nós entendemos que é fundamental fortalecer a base de nossa pirâmide e apostamos na tecnologia para entregar bons sentimentos para o nosso público com os nossos produtos”, afirma Raul.

Os desafios da economia e do mercado moderno não permitem mais que as empresas se preocupem em desenvolver apenas o próprio negócio. Colaborar para o aprimoramento do ecossistema onde estão inseridas também faz parte da agenda das organizações comprometidas com a sustentabilidade das operações de seus setores, principalmente, no longo prazo.   Desde 2018 foram promovidas cerca de 700 conexões entre CEOs, diretores e gestores de 100 empresas com as 25 startups dedicadas ao varejo. Desses contatos, mais de 30 projetos pilotos foram implantados e experimentados pelos lojistas e parceiros. Para o Gerente de Inovação e Transformação Digital, Gustavo Queiroz, “a brMalls tem como compromisso proporcionar uma vivência da inovação e contribuir também para o desenvolvimento do ecossistema de startups”. Sobre as empresas do programa brMalls Partners, Gustavo completa ainda que diante do desafio que cada uma possui “é fundamental elas terem a tecnologia como aliada no dia a dia para crescerem de forma escalável”.

Para quem é do ramo de inovação, os encontros promovidos no espaço Cubo Retail geram oportunidades de crescimento e reconhecimento no mercado de tecnologia. Há 6 anos à frente da Looqbox, Rodrigo Murta afirma que “diante de inúmeras empresas do setor existentes, ser indicada por um grande player como a brMalls para ajudar executivos e estar em contato com potenciais clientes é um ganho absurdo. A gente cresce junto com eles sem reinventar a roda, com soluções que já foram aplicadas e que podem dar certo com os lojistas também”. 

Programa de aceleração com resultados
O brMalls Partners fomenta o empreendedorismo no varejo do país, diagnosticando os principais problemas enfrentados pelos lojistas para ajudar na busca por soluções criativas e inovadoras. No ano passado, as empresas aceleradas registraram um aumento de 33% no seu faturamento e crescimento médio foi de 14% no número de funcionários.  O tema do penúltimo encontro abordou os desafios e propostas para desenvolver modelos de expansão por franquias ou lojas próprias. Nos últimos meses, os empreendedores debateram sobre outros temas como captação de crédito, gestão de pessoas, branding e marketing e gestão financeira. Eles também recebem suporte e orientações de altos executivos da brMalls e de mentores padrinhos da Endeavor

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