quarta-feira, 6 de novembro de 2019

#Musicatv

Série de TV revela identidade de vocalistas de apoio com grande quantidade de hits na música brasileira
 
Assunto é tema do 5º episódio de ‘História Secreta do Pop Brasileiro’, que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 8, às 22h30, no canal por assinatura Music Box Brazil.


 
Novembro de 2019 – Eles dão voz a vários hits do rádio e da TV entre os anos de 1970 e 1990. Têm generosa participação na discografia nacional da MPB ao infantil. Certamente, ainda animam festas pelo país. Arrisca um palpite? As estrelas anônimas da música, como os vocalistas de apoio podem ser caracterizados, são tema do 5º episódio da série de TV ‘História Secreta do Pop Brasileiro’. A atração vai ao ar nesta sexta-feira, dia 8, às 22h30, pelo canal por assinatura Music Box Brazil.

 
Os vocais de apoio, coro de fundo, coristas ou backing vocal aumentam a sonoridade vocal e criam harmonia, promovendo “corpo” a uma canção. Sustentar a voz primária, principalmente, em apresentações ao vivo é um de seus usos recorrentes. No Brasil, a maioria dos clássicos pop teve um coro. Uma dezena desses profissionais dominaram o mercado por cerca de 30 anos, gravando com Raul Seixas, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Gal Costa, Tim Maia, Rita Lee, Xuxa, Sergio Reis, Erasmo Carlos, Fabio Jr, Chitãozinho e Xororó, entre outros nomes.
 
Chrystian & RalfDudu França, Vivian Costa Manso, Cidinha, Carlinhos, Ringo e Heleninha são alguns desses coristas. As vozes deles estão presentes em sucessos como ‘Eu nasci há dez mil anos atrás’(1976), ‘Não chores mais’ (1979), ‘Je Suis la Femme [Melô do Piri Piri]’ (1982), ‘Porto Solidão’ (1983), ‘Fogo e Paixão’ (1988), ‘Panela Velha’ (1983), ‘Quando gira o mundo’ (1999), ‘Meu sangue ferve por você’ (1977) e ‘Feelings’ (1973).
 
Os vocalistas relatam ao filme que o exercício da atividade se deu por acaso, de forma espontânea ou por influência de amigos e familiares músicos. As jornadas de trabalho chegavam até 27 horas sucessivas, o que lhes possibilitava trabalhar exclusivamente com esse ofício. Alguns desses profissionais de apoio conseguiram evoluir na carreira para vozes principais, chegando a lançar discos como intérpretes solo, duplas e até grupos musicais. A maioria deles compartilham o consenso de que a “era de ouro” da profissão ficou no período do século passado.
 
“Antigamente, não se gravava com menos de oito pessoas o coro e depois reduziram para seis, pois ficava muito caro. Não é uma coisa barata. Músico ganhava por hora e a Ordem dos Músicos era bem rígida naquela época. Eram 16 violinos, quatro violas, dois tchelos e um baixo de pau. Eles investiam mesmo, sem dó, porque o retorno era muito grande”, relata Ringo no 5º episódio da série.
 
A série de TV ‘História Secreta do Pop Brasileiro’ é baseada no livro ‘Pavões Misteriosos’ (Editora Três Estrelas, 256 páginas, 2014), escrito por André Barcinski, que assina roteiro e direção da obra audiovisual. Produzida pela Kuarup com narração do cantor e compositor tropicalista Arrigo Barnabé, o filme desvenda em oito episódios temáticos o pop brasileiro das décadas de 1970 e 1980.  
 
SERVIÇO
5º episódio ‘História Secreta do Pop Brasileiro’
Quando: 08/11, às 22h30
Canal por assinatura: Music Box Brazil
Produção: Kuarup
Direção geral e roteiro: André Barcinski
Reprises: sábados, às 10h30; domingos, às 18h30; e terças-feiras, às 13h30.
Classificação indicativa: Livre
 
SOBRE MUSIC BOX BRAZIL
 
O canal Music Box Brazil dedica 24 horas de programação voltada ao melhor da música brasileira. Exibe shows, videoclipes, documentários, entrevistas e programas exclusivos com os principais nomes do cenário nacional. Integra a Box Brazil, maior programadora independente de canais de TV por assinatura brasileira, que alcança diariamente 36 milhões de pessoas no Brasil. A empresa também possui outros quatro canais, sendo um deles voltado ao mercado internacional: Prime Box Brazil (dedicado a conteúdos ficcionais), Travel Box Brazil (focado no universo de viagens) e FashionTV (versão nacional do mais importante canal de moda do mundo), além do BOOM TV (canal de filmes e séries dos grandes estúdios transmitido na Angola e Moçambique). O Music Box Brazil é distribuído pelas principais operadoras, entre elas NET, Claro, Vivo, Oi e Algar. No mercado internacional, está presente nas plataformas Amazon Prime, TeleUP e Brusa.

Nenhum comentário: