quarta-feira, 6 de novembro de 2019

#Literatura

Minuto Leitura, um programa que soma à sua grade, e que tem o  objetivo de apresentar importantes obras da literatura mundial, de forma fácil ao mesmo tempo em que informa. Nesta edição, vamos falar a respeito do livro   Negrinha e outros contos”, escrito por Monteiro Lobato


Duração do áudio 2'03''


TEC/VINHETA DE ABERTURA -  MINUTO LEITURA COM JANARY DAMACENA


Histórias tão bem elaboradas, com um realismo histórico incrivelmente vivo, que fica muito difícil acreditar que alguma delas não tenha sido inspirada por fatos reais praticamente observados pelo narrador. E aí nesse ponto é que entra o assombro que os contos evocam, pois, a maior parte das histórias presentes em “Negrinha e outros contos”, escrito por Monteiro Lobato apresenta as agruras da vida no século passado. Principalmente dos negros durante e logo após o fim da escravidão no Brasil. Mas não é só deles que os contos falam, tratam também dos pobres, dos injustiçados e, também, dos que caíram em desgraça.



Sem qualquer prêmio para enaltecer sua carreira literária, o brasileiro é reconhecido principalmente por suas obras infantis, traduzidas por todo o mundo. Então, para quem conhece Monteiro Lobato apenas pela celebre coleção do Sítio do Pica Pau Amarelo, vai se surpreender com a temática mais adulta dos contos selecionados para esta obra. É como se pudéssemos vislumbrar Monteiro Lobato arregaçando suas mangas para criticar todo um pensamento e atitudes nefastas que tomavam conta das elites nos primeiros anos do século XX.

Com uma escrita densa e por vezes furiosa, o autor brasileiro se lança com sagacidade por temas como o sarcasmo, a farsa, o drama e as tragédias de uma sociedade escravocrata que acabara de perder o controle sobre a chibata. Sua destreza com as palavras faz com que cada conto seja praticamente devorado pelo leitor, como se a cada história, precisasse de mais para se satisfazer. Cada conto possui uma reflexão importante sobre a vida, por mais escondida que esteja. Um grande gênio brasileiro, com uma brilhante seleção de contos.


Por Janary Damacena.

Nenhum comentário: