segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Paraná se destaca no desenvolvimento de aplicativos
Dados do Empresômetro revelam que o Estado possui cerca de 5.200 empresas oferecendo esse serviço.



 – Considerado o celeiro agrícola do Brasil por conta da sua expressiva produção de destaque, inclusive no exterior, o Paraná vem se destacando também em outras áreas, como, por exemplo, o desenvolvimento e manutenção de programas de computador e aplicativos. 


“Por muitos anos, o país todo nos enxergou por conta da produção agrícola e, também, pela nossa marcante presença no setor têxtil, mas os tempos mudaram. Embora ainda sejamos reconhecidos por essas duas atividades, estamos cada vez mais presentes também na tecnologia, sinal de que há investimento e um mercado pujante”, destaca o CEO doEmpresômetro, empresa especializada em inteligência de mercado, Otávio Amaral.
Em seu mais recente levantamento, o Empresômetro revelou que das quase 70 mil empresas ligadas à tecnologia, quando o assunto são os aplicativos e programas de computador, 5.229 estão no Paraná, levando o estado ao terceiro lugar no ranking, ficando apenas atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Curitiba congrega mais da metade dessas empresas, cerca de 2.740.
“Com a evolução dos aparelhos de telefonia celular, os olhos da tecnologia se voltaram para esse nicho, o que fez com que diversas empresas e até mesmo pessoas físicas desenvolvessem aplicativos para as mais variadas plataformas. Hoje em dia, com treinamento especializado e uma boa ferramenta, é possível desenvolver um serviço inovador e de qualidade em pouco tempo”, destaca o CEO.
Na ponta da linha
De acordo com a Anatel, o Paraná possui cerca de 13 milhões de linhas de telefonia celular ativas, uma média de 1,18 por habitante. 
“Isso revela que o brasileiro está cada vez mais fiel ou escravo da tecnologia. Usamos o celular para tudo, até mesmo para pagar contas via QR Code, consultar sessões de cinema, delivery de alimentos, consultas médicas. É um nicho que vem expandindo cada vez mais”, conta o CEO.
O fantástico mundo dos Apps – a vida na palma da mão
Desenvolvidos em terras paranaenses, dois aplicativos têm chamado a atenção de usuários país afora. O Citizen, desenvolvido pelo IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, armazena as notas fiscais de todas as compras feitas pelo usuário mediante a leitura do QR Code. Disponível nas plataformas Android e iOS, após baixar o aplicativo e fazer o cadastro inicial, o usuário faz a leitura do QR Code da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou do código de barras do DANFE da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) de cada compra, podendo também lançar notas fiscais de meses anteriores. No Citizen é possível controlar os gastos por categoria, data, valor total, estabelecimento onde comprou e pesquisar a evolução do valor unitário de cada bem ou mercadoria.
“Por meio do Citizen, ao cadastrar as notas fiscais de suas compras, o usuário fica sabendo quanto do valor pago foi abocanhado pelos tributos. Após seis meses de uso constante, registrando compras em supermercados, farmácias, lojas, postos de combustíveis e restaurantes, o aplicativo identifica a inflação do usuário”, revela o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike.
Ficar sem carga, só se você quiser
Naturalmente curitibano, o Keep Charged veio para não deixar nenhum usuário literalmente na mão. Por meio de geolocalização, o aplicativo mostra em um mapa os pontos nas proximidades que dispõem de tomadas e carregadores, além de sinais de Wi-Fi abertos ou fechados, banheiros públicos ou não
“Alguns estabelecimentos figuram no aplicativo oferecendo ao usuário não somente uma tomada e um carregador, mas também conveniência, uma vez que o estabelecimento pode condicionar o uso do carregador ou tomada a um consumo mínimo no local, até mesmo pelo check-in em redes sociais”, conta o CEO da empresa, Cezar de Araújo Santos.
SOBRE O EMPRESÔMETRO                                                                                          
O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 2117-7300 ou pelo sitewww.empresometro.com.br. 
At

Nenhum comentário: