segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Empresária faz convite para embarcar no "elevador do futuro" 


Passeando por diferentes "andares", futurista falará em diferentes episódios sobre as habilidades do profissional do futuro 

Afinal, quais são as habilidades do profissional do futuro? Alessandra Lippel, futurista e criadora de conteúdo sobre tendências e criatividade, destaca sempre conteúdos variados sobre temas relacionados ao futuro e o presente do trabalho. Através de suas pesquisas sobre as habilidades do profissional do futuro, a expert desenvolveu alguns episódios contando algumas das habilidades que precisamos desenvolver para continuarmos "firmes no jogo. Na comparação, a especialista faz uma viagem imaginária em um "elevador do futuro", parando andar por andar, para explicar a complexidade sobre cada uma dessas habilidades. 


A primeira das habilidades chama-se fluência digital. Essa habilidade é mais natural para os integrantes da geração Z e vai muito além de fazer amizade com a máquina.  Trata-se de compreender a diferença entre digital e digitalizado. Digitalizado é tudo aquilo que existe no mundo físico e que é transportado para o mundo digital tal como foi concebido, como por exemplo, um supermercado que coloca seus produtos pra vender na internet.
Fluência digital  é adotar um pensamento não linear, conectado e imprevisível como, por exemplo, o Gympass que muda toda a lógica de funcionamento das academias de ginástica ao criar um modelo de pagamento que te permite usar academias de várias redes diferentes, comprando avulso e não mais aquele plano engessado com direito a multas enormes de cancelamento. Isso é digital.
A transformação digital impacta todos os setores, por isso precisaremos saber como reunir equipes de humanos, robôs,  bots e fazer com que todos trabalhem juntos. Um desafio e tanto, mas possível de ser adaptado em nossa rotina mediante estarmos abertos para um processo de aprendizagem contínua, que chamamos de lifelong learning. 
"Precisamos criar ferramentas para uma fácil compreensão de tantos conceitos novos, pois conceitos ainda mais complexos ainda estão surgindo. Vai ficar cada vez mais difícil acompanhar toda a transformação, sem assimilar os fundamentos e os pilares que estão sendo usados para construir esse novo mundo. Assim como é difícil para uma criança entender equações sem conhecer os princípios básicos de cálculo matemático”, conclui Lippel.
Alessandra Lippel é futurista, empresária e criadora da plataforma Limão ou Limonada, voltada para empresas e pessoas, onde retrata uma nova era e os impactos tecnológicos desses desdobramentos no comportamento dos indivíduos. Aponta que não há apenas uma única forma de resolver um problema e que a inteligência coletiva e a co-criação são fundamentais para conseguir lidar com os desafios em um mundo cada vez mais complexo. Com muito humor, música e inovação, desperta o interesse das pessoas sobre temas como o futuro do trabalho, dos negócios e os impactos positivos. 
Soluções do Limão ou Limonada
Para Pessoas: O Limão ou Limonada adotou uma fórmula simples, mas poderosa. Escolher um "limão", ou seja, uma situação desafiadora. A partir dessa definição, buscar pessoas que já transformaram esse limão em limonada, ou seja, transformaram o problema em solução e qual solução deram. A partir dessas informações, é produzido um conteúdo, workshops e palestras sobre o assunto, com o intuito de inspirar as pessoas e estimulá-las a conversar diretamente entre si, trocando suas próprias experiências e compartilhando suas "receitas de limonada", ou seja, as soluções dadas.
Para Empresas: A plataforma desenvolve workshops utilizando a metodologia Design Sprint (prototipagem rápida)  bem como, palestras e cursos in company.
Transformar limões em limonadas em apenas cinco (05) dias é algo que já faz parte da rotina de Alessandra Lippel, empresária e executiva especialista em futuro do trabalho e prototipagem rápida de projetos. Através das metodologias de sprints e squads, seu trabalho traz um mix de conteúdos e consultoria, conectando pessoas e empresas em busca de soluções para os seus desafios.
O Design Sprint permite conceber, desenvolver e prototipar a solução de um problema em apenas 40 horas, através de uma imersão de cinco (05) dias, para um grupo de 10 participantes, que se reúnem em local dedicado focado em resolver um problema complexo. Os participantes incluem pessoas da equipe da organização que tem o problema e também participantes externos (experts e makers) que trazem uma perspectiva externa e habilidades práticas. O problema é dissecado, quebrado em partes, para garantir que a solução seja relevante e executável.

Serviço:
Site Fotossíntese:  http://fotossintese.co/
Site Vitamina Group: www.agenciavitamina.com
Telefone: (11) 4134-0880

Sobre Alessandra Lippel
Diretora Criativa, empresária, cantora e compositora, Alessandra Lippel é um exemplo de profissional com carreira multipotencial. É especialista em futuro do trabalho e prototipagem rápida de projetos. Formada nos cursos de futurismo pela Singularity University e Friends of Tomorrow (primeiro curso de futurismo do Brasil promovido pela Aerolito) e também na metodologia de prototipagem Mesa Company. Acumula mais de 20 anos de atuação nas áreas correlatas à criatividade e tecnologia com o objetivo de catalisar impactos positivos para o mundo. Fundadora do Limão ou Limonada, Vitamina Group e Fotossíntese, Alessandra Lippel ajuda organizações a imaginarem, e materializarem o seu DNA e propósito

Nenhum comentário: