quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Vida e luta do escritor e líder indígena Ailton Krenak são temas de documentário
 
O líder indígena Ailton Krenak, autor do livro “Ideias Para Adiar o Fim do Mundo” (Cia das Letras) — o terceiro mais vendido na última FLIP — protagoniza o documentário “Ailton Krenak: O Sonho da Pedra”, de Marco Altberg. O longa, exibido pelo canal Curta!, acompanha a trajetória de vida e expõe as reflexões sobre a luta do escritor e filósofo pertencente à etnia krenak. Com imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos, bem como de Vincent Carelli, Álvaro Tukano, Darcy Ribeiro, Juca Ferreira, Mário Juruna e Marcos Terena, o filme mostra o percurso de Krenak, desde os seus estudos em São Paulo até as suas viagens pelo Brasil e pelo mundo, consolidando-o como uma espécie de embaixador das culturas originárias brasileiras. Uma de suas ações mais famosas se deu na Assembléia Constituinte, em 1987, quando discursou no Congresso Nacional ao mesmo tempo em que pintava seu rosto de preto, em protesto contra o tratamento dado aos índios brasileiros pelos políticos. “Ailton Krenak: O Sonho da Pedra” será exibido na Sexta da Sociedade, 9, às 23h.
 
Trabalho de Nise da Silveira é resgatado em filme perdido de Leon Hirszman
Gravados em 1986, mas perdidos após a morte do diretor Leon Hirszman — um dos fundadores do Cinema Novo — no ano seguinte, os rolos de filme que compõem a trilogia “Imagens do Inconsciente” mostram o trabalho da renomada psiquiatra Nise da Silveira. Resgatadas somente em 2014 pelo também cineasta Eduardo Escorel, as imagens exploram a temática da produção artística como método de terapia ocupacional através de três pintores, pacientes do Centro Psiquiátrico Pedro II, portadores de casos clínicos diferentes. Com narração de Vanda Lacerda e Ferreira Gullar, o documentário procura, em seus três episódios, apresentar uma linguagem cinematográfica que narre a experiência e a expressividade artística de Fernando Diniz, Adelina Gomes e Carlos Pertuis, enquanto usufruíam do serviço de terapia ocupacional e reabilitação do local, criado em 1946 pela doutora Nise.  A exibição do primeiro episódio de “Imagens do Inconsciente”, intitulado “Em busca do espaço cotidiano”, é na Quinta do Pensamento, 8, às 20h35. Os demais episódios serão apresentados nas quintas-feiras seguintes, no mesmo horário.
 
Segunda da Música – 05/08
21h35 – "Blues” (Série) – Episódio “A Alma de um Homem”
O diretor Wim Wenders retrata a obra de seus artistas favoritos do blues: Skip James, Blind Willie Johnson e J. B. Lenoir. Eagle Eye Cherry, Bonnie Raitt, Lucinda Williams e Lou Reed interpretam grandes sucessos. Diretor: Wim Wenders. Duração: 104min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 06 de agosto, terça-feira, às 01h35 e às 15h35; 07 de agosto, quarta-feira, às 09h35; 10 de agosto, quinta-feira, às 22h15; 10 de agosto, sábado, às 22h15; 11 de agosto, domingo, às 13h10.
 
Terça das Artes – 06/08
20h50 – “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido” (Documentário)
Sob direção de Zelito Viana, o documentário "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido" mostra a trajetória do teatrólogo Augusto Boal, idealizador de técnicas comparadas às de grandes teóricos das artes cênicas, como Brecht e Stanislavski. O longa-metragem traça a evolução de sua maior criação, "O Teatro do Oprimido". Os principais objetivos dessa técnica teatral são a democratização dos meios de produção, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e do teatro. Com depoimentos do próprio Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Aderbal Freire-Filho, Cecília Boal e Julian Boal, o filme mostra ainda trechos das aplicações do "Teatro dos Oprimidos" em grupos e projetos em plena atividade. Diretor: Zelito Viana. Duração: 62 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 07 de agosto, quarta-feira, às 00h50 e às 14h50; 08 de agosto, quinta-feira, às 08h50; 11 de agosto, domingo, às 18h25.
 
Quarta de Cinema – 07/08
20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz os curtas-metragens “Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família” e “Nelson Cavaquinho”.
 
Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família (Documentário)
Neste documentário, em versão cuidadosamente restaurada, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial, o filme mostra um homem entre amigos e familiares. Diretora: Suzana de Moraes. Duração: 30 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 08 de agosto, quinta-feira, às 00h e às 14h; 09 de agosto, sexta-feira, às 08h; 10 de agosto, sábado, às 15h; qq de agosto, domingo, às 02h; 26 de agosto, segunda-feira, às 23h20. 
 
Nelson Cavaquinho (Documentário)
O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro. Diretor: Leon Hirszman. Duração: 14min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 08 de agosto, quinta-feira, às 00h40 e às 14h40; 09 de agosto, sexta-feira, às 08h40; 10 de agosto, sábado, às 15h40; 11 de agosto, domingo, às 02h40.
 
 
23h40 – “Grandes Cenas” (Série) - Episódio “Cidade de Deus”
O roteirista Bráulio Mantovani e o diretor de fotografia César Charlone mapeiam, da concepção ao resultado final, a cena da galinha em "Cidade de Deus" (2002). Diretores: Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno. Duração: 15min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 08 de agosto, quinta-feira, às 03h40 e 17h40; 09 de agosto, sexta-feira, às 11h40. 
 
Quinta do Pensamento – 08/08
20h35 – “Imagens do Inconsciente” (Série) – Episódio “Em busca do espaço cotidiano”
Documentário em três episódios, filmado no início da década de 1980, em parceria com a dra. Nise da Silveira, a partir de três casos tratados no Centro Psiquiátrico Pedro II, mais tarde Museu de Imagens do Inconsciente. Diretor: Leon Hirszman. Duração: 80min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de agosto, sexta-feira, às 00h35 e às 14h35; 10 de agosto, sábado, às 20h15; 11 de agosto, domingo, às 11h10; 12 de agosto, segunda-feira, às 08h35.
 
Sexta da Sociedade – 09/08
23h – “Aílton Krenak e o sonho da pedra” (Documentário)
O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais. Diretor: Marco Altberg. Duração: 52 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 10 de agosto, sábado, às 03h e às 14h; 12 de agosto, segunda-feira, às 00h e às 17h; 13 de agosto, terça-feira, às 11h.
 
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

O ambientalista Ailton Krenak atua na defesa dos direitos dos povos indígenas
 
.

Nenhum comentário: