quarta-feira, 14 de agosto de 2019



Let’s Go Festival traz para Curitiba o criador de prótese feita de LEGO.


         Diversas atrações internacionais, incluindo Diretor do Centro de Recurso de Educadores da NASA estarão no Let’s Go Festival em setembro


           
            Nascido sem o antebraço direito, o universitário David Aguilar encontrou no brinquedo da infância uma solução para sua vida. Usando peças de Lego, Aguilar já está em seu quarto modelo de prótese para seu braço. Ele, que cursa bioengenharia na Universitat Internacional de Catalunya, na Espanha, projetou o primeiro braço com os blocos de plástico quando tinha apenas 9 anos.

            Hoje, aos 19, Aguilar foi se aperfeiçoando e a cada novo modelo conseguiu aumentar a capacidade de movimentação. Seu sonho é projetar membros robóticos acessíveis para todos aqueles que precisam. Esta é a mensagemque Aguilar irá trazer aos participantes do Let’s Go Festival 2019, que será realizado em Curitiba, nos dias 03 e 04 de setembro. Com presença confirmada no maior festival de educação e inovação da América Latina, ele irá mostrar ao público como é possível usar o ambiente escolar para incentivar de forma prática e divertida a tecnologia a favor da sociedade. A palestra de Aguilar acontecerá no dia 04. Um dia antes quem irá falar sobre robótica e inovação será o diretor do Centro de Recurso de Educadores da NASA, Todd Ensign.


            O ‘Let’s Go’, que acontecerá no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), terá ainda outras atrações que irão contribuir para o debate sobre a importância da inserção tecnológica no ensino e projetar o ambiente escolar para os próximos 20 anos. O evento conta com apresentações de mais de 300 speakers. Serão mais de doze formatos de explanação e troca de ideias que irão apontar caminhos para a escola do futuro.

            Outro nome que irá mostrar aos gestores escolares a necessidade de atrair o mundo da inovação para a sala de aula é o menino Davi Braga. Aos 13 anos, ele criou a StartUp LIST-IT, com foco na venda de materiais escolares, e vendeu seu empreendimento aos 18 anos por R$ 600 mil.

            Atrações internacionais
            Já está com presença confirmada no Let’s Go o jovem queniano Richard Turere, que se valeu da tecnologia para preservar o meio ambiente. Aos 11 anos, ele inventou um sistema de iluminação movido a energia solar para manter os leões fora do curral onde a família criava vacas. O sistema "luzes de leão", que ajuda a evitar que leões sejam mortos pelos humanos na tentativa de defender seus gados, já está instalado em mais de 750 propriedades.

            Também estará presente o mexicano Jorge Sanchez, manager do Lego’s Education, e o colombiano Alejandro Roldán. Ele é psicólogo e mestre em pesquisa psicanalítica, gerente de projetos em inovação educacional por 6 anos no Centro de Negócios e Inovação Medellin Ruta N. Roldán irá se dedicar a comentar sobre as novas oportunidades para melhorar os processos de aprendizagem e desenvolvimento de talentos em sala de aula.
            A uruguaia Mariana Montaldo que tem no currículo atuação na gestão de projetos em nível nacional, como a Biblioteca do País, o Site para Alunos do Plan Ceibal e a criação de Apps Educacionais para Tablets focados em crianças na primeira infância e adolescentes. Ela é membro especialista do WSA Award e é consultora independente da ANII (Agência Nacional de Pesquisa e Inovação).


Inscrições
As inscrições para o Let’s Go Festival podem ser realizadas individualmente ou em grupo (com desconto de 15%).
Os ingressos já estão à venda e podem ser comprados no Sympla, pelo linkhttps://www.sympla.com.br/lets-go-festival-2019__525881
A programação completa pode ser conferida no site oficial do Festival (https://www.letsgofestival.com.br/).

Parcerias
O ‘Let’s Go Festival conta com o patrocínio da Positivo Tecnologia Educacional, da LEGO® Education, da  Micro:bit Educational Foundation e da Cruzeiro do Sul Virtual. Conta também com o apoio  da FIEP e é realizada pelo HUB Educacional. A produção do evento fica a cargo da Be Seven

Nenhum comentário: