segunda-feira, 22 de julho de 2019

 
FIEP APRESENTA LINHAS DE CRÉDITO PARA PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Equipe do Núcleo de Acesso ao Crédito vai percorrer o estado para promover workshops e orientar empresários sobre melhores opções de financiamento
Em agosto, as Casas da Indústria de Ponta Grossa, Londrina, Arapongas, Maringá, Cascavel e a unidade de atendimento de Curitiba vão abrir espaço para a realização de workshops sobre linhas de crédito disponíveis para financiar projetos de eficiência energética. A iniciativa é do Núcleo de Acesso ao Crédito do Sistema Fiep e visa apresentar aos empresários os programas disponíveis mais vantajosos para o setor.
Hoje, a conta de energia elétrica tem um impacto significativo para a indústria. Em alguns segmentos, como o da madeira, metalurgia, produtos têxteis e minerais não-metálicos, por exemplo, os gastos chegam a quase 10% do faturamento. Some-se a isso que, em algumas regiões do estado, como o Sudoeste, por exemplo, problemas de infraestrutura geram interrupções frequentes e por longos períodos no fornecimento de energia elétrica, causando muitos prejuízos a produtores de aves, suínos, leite e peixes da região.


Neste cenário, a busca por fontes renováveis de energia aparece como uma boa alternativa para minimizar os prejuízos e também para reduzir os gastos com a conta de luz. De acordo com o responsável pelo Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), João Baptista Guimarães, há uma procura significativa por crédito nesta área. “Atualmente, 13% das consultas gerais do NAC referem-se a informações sobre linhas de financiamento para projetos na área de energia. Nos eventos, vamos apresentar as opções do mercado aos empresários e orientá-lo sobre como proceder para conseguir o capital necessário”, explica.
Segundo Guimarães, a maioria dos industriais revela interesse na instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia solar. E instituições financeiras como BNDES, Fomento Paraná e BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - lançaram recentemente programas de incentivo nesta área. “Vamos promover um encontro entre as duas partes interessadas. Além de mostrar ao industrial quais os mecanismos disponíveis, temos demandas das próprias empresas que comercializam os painéis. Elas buscam informações sobre as linhas de financiamento mais vantajosas para oferecerem, junto com seu produto, a melhor alternativa de crédito para o cliente”, comenta.
Para o empresário, a principal vantagem é o atendimento direcionado nas Casas da Indústria da sua cidade, sem precisar se deslocar até a capital para isso. Outro benefício é que as taxas de juros oferecidas para estas linhas específicas estão mais atraentes que as tradicionais oferecidas no mercado. Algumas, a partir de 0,33%, 0,69% ao mês. “Para uma micro ou pequena empresa estas condições são bem favoráveis. Mas para isso é importante que o empresário esteja com todas as certidões exigidas em dia e também com uma proposta de projeto, com a ideia de custos formatada. Com isso em mãos, pode até dar entrada na documentação na hora”, conclui.
Agenda de eventos:
Ø  Ponta Grossa - 8 de agosto, das 14 horas às 18 horas.
Casa da Indústria – Rua Freire Alemão, 1.315 – Vila Estrela) – F: (42) 3219-5047.
Ø  Londrina - 13 de agosto, das 9 horas às 12 horas.
Casa da Indústria – Rua Ana Neri, 300 – 2º andar  Vila Fujita – F: (43) 3294-5231
Ø  Arapongas - 13 de agosto, das 14 horas às 18 horas.
Casa da Indústria – Praça Dr. Júlio Junqueira, 88 - 13º andar – Centro – F: (43) 3294-5231
Ø  Maringá - 14 de agosto, das 9 horas às 12 horas.
Casa da Indústria – Avenida Rebouças, 140  Zona 10 – F: (44) 3218-5687
Ø  Cascavel – 20 de agosto, das 9 horas às 12 horas.
Casa da Indústria, Rua Vicente Machado, 619 – 1º andar – F: (45) 3220-5436
Ø  Curitiba – 27 de agosto, das 9 horas às 12 horas, no Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1.341 0 Jardim Botânico - F: (41) 3271-9411
*** Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Acesso ao Crédito da Fiep, pelo e-mail nacpr@sistemafiep.org.br ou pelo telefone 41 3271 9082. 
Taxas de juros oferecidas para estas linhas específicas estão mais atraentes que as tradicionais oferecidas no mercado

Nenhum comentário: