sexta-feira, 21 de junho de 2019

SINPROFAZ lança diagnóstico inédito dos Procuradores da Fazenda Nacional.

A Carreira atua no combate à sonegação fiscal e tributária no País.
No ano passado, conseguiu devolver aos cofres públicos $23,9 bilhões.



O Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (SINPROFAZ) acaba de consolidar o Primeiro Diagnóstico da Carreira de Procurador da Fazenda Nacional. O estudo inédito traz o retrato dos mais de 2 mil Procuradores da Fazenda Nacional em atividade, distribuídos nas diversas unidades de atendimento por todo o País.
Além disso, o levantamento vai permitir que todos conheçam a atuação dos profissionais responsáveis pela cobrança da Dívida Ativa da União. Apenas no primeiro semestre deste ano, no âmbito federal, R$262 bilhões foram sonegados em tributos, segundo o SINPROFAZ. No ano passado, a Carreira conseguiu devolver aos cofres públicos $23,9 bilhões, o que demonstra como é essencial combater a sonegação e fortalecer órgãos como a Procuradoria da Fazenda Nacional.
Os números desmedidos da sonegação fiscal e os resultados do Diagnóstico reforçam a necessidade de fortalecimento dos instrumentos de combate. OsProcuradores da Fazenda Nacional trabalham com acúmulo de processos, sem carreira de apoio e recursos tecnológicos e sistemas de informação defasados.
“O Diagnóstico é uma fotografia da Carreira e nos ajudará a entender o perfil e as condições de trabalho dos Procuradores da Fazenda Nacional, bem como contribuir para o fortalecimento e qualidade do serviço público prestado pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional à sociedade”, pontua Achilles Frias, presidente do SINPROFAZ.
Sobre o estudo
Segundo a amostra analisada, a maior parte dos Procuradores está na faixa dos 31 e 40 anos de idade, sugerindo um perfil substancialmente jovem quando observado sob o ponto de vista da força de trabalho no Serviço Público.
Além disso, de acordo com o diagnóstico, 62,15% são do sexo masculino, a maior concentração dos profissionais é casada com uma média de um filho por procurador e 81% já são pós-graduados, mestres ou doutores.
Verificou-se, também, que a Carreira não é formada por profissionais iniciantes, uma vez que 81% dos pesquisados exerceram atividade na área jurídica anteriormente.
O levantamento aponta, ainda, os principais desafios da Carreira, como a melhoria em estrutura e quadro de servidores de apoio.
Evento no Congresso Nacional
Posteriormente ao lançamento oficial, que acontece hoje (19), o SINPROFAZ promoverá um evento de apresentação do Diagnóstico ao Congresso Nacional. O estudo será apresentado aos parlamentares e à Carreira, no dia 3 de julho, às 8h, no Restaurante-Escola Senac, localizado na Câmara dos Deputados, Anexo IV, 10º Andar.Informações à imprensa

Nenhum comentário: