segunda-feira, 6 de maio de 2019

Internauta de Plantão

Humor em Tempos de Cólera traz seleção de curtas-metragens com elementos de animação e surrealismo para a programação do SescTV
Produções nacionais premiadas, selecionadas por Zita Carvalhosa, continuam a ser exibidas durante o mês de maio no canal
Imagem do curta Onde Andará Petrucio Felker?.
Imagem do curta Céu, Inferno e outras Partes do Corpo.
 
Utilizar o humor não apenas como entretenimento e diversão, mas como estratégia crítica e reflexiva do mundo contemporâneo. Essa é a proposta de Humor em Tempos de Cólera, que estreou no SescTV em abril, na faixa + Curtas. A atração reúne uma seleção de 20 filmes brasileiros premiados exibidos na 28ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, em 2017, com curadoria de Zita Carvalhosa, diretora da Associação Cultural Kinoforum, responsável pelo festival. Duas dessas produções vão ao ar no dia 9 de maio, quinta, a partir das 21h. São elas: Onde Andará Petrucio Felker? (Animação, 2001, 12 min.), com direção de Allan Sieber, eCéu, Inferno e Outras Partes do Corpo (Animação, 2011, 8 min.), dirigido por Fabio Zimbres (Assista também em sesctv.org.br/avivo).

 
O curta Onde Andará Petrucio Felker? revela, de forma documental, a busca por este artista performático, que teria sumido dos holofotes há alguns anos, logo após ter sido proibido de realizar a performanceNuances III, na Bienal de Arte Moderna de 2001. Na sátira, Petrucio Felker deveria segurar um gato morto durante uma semana, mas, nem sempre a arte vai de encontro ao gosto do público. Durante o curta-metragem, a vida do atormentado artista é lembrada através de depoimentos de familiares, amigos e desafetos de Petrucio.
 
A produção já recebeu prêmios como: 2º Melhor Curta de Animação, no Festival Anima Mundi (2002), no Rio de Janeiro; Melhor Animação no Festival de Curitiba (2002); Melhor Animação no Vitória Cine Vídeo (2001) e Melhor Curta no Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais (2002).
 
Já na animação Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo, a vida de um cachorro com o coração partido é retratada. Com altas doses de surrealismo e drama, a narrativa mostra a rotina reclusa do cão, que se isola em um universo próprio, após uma decepção amorosa. A músicaLoucura, de Lupcínio Rodrigues, na voz do intérprete Jamelão, contribui com as cenas surrealistas e leva o expectador a pensar sobre como nos afundamos, todos os dias, em nossa própria piscina de sangue.
 
O realismo fantástico da produção recebeu os prêmios de Melhor Curta-Metragem Brasileiro no ANIMAGE - Festival Internacional de Cinema de Animação (2011); Melhor Curta-Metragem Brasileiro no Janela Internacional de Cinema do Recife (2011); Melhor Filme - Júri Popular no FANTASPOA - Festival Internacional de Cinema Fantástico (2011) e o Prêmio Originalidade no LOCOMOTIVA - Festival de Cinema de Animação de Garibaldi (2012).
 
Sobre o SescTV:
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
 
Serviço:
 
Onde andará Petrucio Felker?(Animação, 2001, 12 min.)
Estreia: 9 de maio, quinta, às 21h.
Reapresentação: 11/5, sábado, às 23h30; 12/5, domingo, às 22h30; 13/5, segunda, às 22h; 14/5, terça, às 24h; e 15/5, quarta, às 23h30.
Classificação indicativa: 16 anos.
Direção: Allan Sieber.
 
Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo (Animação, 2011, 8 min)
Estreia: 9 de maio, quinta, às 21h15.
Reapresentação: 11/5, sábado, às 23h45; 12/5, domingo, às 22h45, 13/5 segunda, às 22h20; 14/5, terça, às 24h15; 15/5, quarta, às 23h45.
Classificação indicativa: 16 anos.
Direção: Fabio Zimbres.
 
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online emsesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter:http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https:facebook.com/sesctv

Nenhum comentário: