sábado, 25 de maio de 2019

Gente News

Walter Leal é o responsável pela caracterização das produções e teledramaturgia da Rede Record



O beauty artist Walter Leal, que cuida dos fios de uma constelação de celebs, assina a caracterização de todas as produções da TV Record. “Nesses trabalhos, eu mergulho no contexto da história, cenário e figurino, para, então, desenvolver o cabelo e o make dos personagens, enfatizando os traços mais importantes e a ideia central do que quero transmitir”, explica ele.


Com apenas 26 anos de idade, o profissional é um verdadeiro menino-prodígio da área da beleza. Afinal, ele já soma no currículo doze anos de profissão, oitos dos quais no badalado Studio W.
O talento de Walter pode ser conferido, além da televisão, no cinema, teatro e publicidade. Para quem quer conhecer de perto seu trabalho, em São Paulo (SP), ele atende o público no Studio W do Shopping Iguatemi, com hora marcada.
Com formação de visagista, Walter lançou recentemente sua própria agência de beleza: a Leal Visagismo. Assim, ele e o time emprestam sua arte para campanhas publicitárias, produções para teatro, cinema e TV, além de atender ao público final. E não só: cursos de formação profissional também estão na pauta da nova empresa.
Com um talento aguçado para compreender necessidades e encontrar uma harmonia precisa entre cabelos e rosto, Walter logo despontou entre os famosos. Hoje, atende uma constelação de estrelas como Alice Braga, Bianca Comparato, Mônica Carvalho, Marcela Muniz, Chris Ubach, Cristiana Oliveira e Dudu Azevedo, além de empresárias e socialites paulistanas.
O embrião da Leal Visagismo surgiu há três anos, quando Walter começou a ser constantemente chamado para diversos trabalhos de caracterização de personagens, espalhando sua arte por novelas e séries como 3% (Netflix), Jesus (Record) e Assédio (TV Globo), entre outras. “Com tudo isso acontecendo, a Leal Visagismo acabou sendo uma consequência natural. Achei que já era hora de expandir”, conta ele.
Os mais de doze anos dedicados a buscar harmonia entre cabelos e rosto dos clientes levou Leal a se especializar no visagismo.  “Beleza tem a ver com autoestima elevada e com uma sensação plena de bem-estar diante do espelho”, explica ele. “E é isso que procuro em cada pessoa que se senta na minha cadeira”, diz. “Tem sido muito gratificante.”
Como surgiu a caracterização
A primeira caracterização de Walter aconteceu em 2016 para a atriz Chris Ubach viver a personagem Joana Souza, na série A Garota da Moto (uma coprodução do SBT com a Fox Networks Group Brasil). “É fascinante interpretar o subjetivo das pessoas”, conta.
Ao todo, são trinta pessoas na equipe da Leal Visagismo, que seguem o que Walter Leal desenvolve para cada personagem das tramas.
Para uma caracterização acontecer, o ponto de partida é a criação de um conceito para cada ator. A partir daí a equipe Leal Visagismo -- com cabeleireiros, maquiadores, barbeiros e até terapeuta capilar -- trata da execução e manutenção das caracterizações, desenvolvidas pelo próprio Walter Leal. “Temos na equipe verdadeiros artistas, escolhidos por mim a partir de um criterioso processo de seleção e que, depois, passaram por amplo treinamento.”
Do set de filmagem para as ruas
Já quando a ideia é atender ao público final, a Leal Visagismo atua na produção de make e cabelos para homens e mulheres, tanto no seu dia a dia, como em eventos sociais. Casamentos e festas de formatura, entre tantas ocasiões que merecem uma produção cuidadosa, são alguns deles.
“Quero facilitar o acesso à beleza e aos talentos da minha equipe”, diz Walter. “Desde sempre a televisão é uma referência e tem sido um modo democrático de acompanhar as tendências que estão em alta”, diz. “Queremos imprimir na nossa marca essa via de mão dupla, da TV para as ruas, e vice-versa.”
Mas não só: Walter Leal também deseja atuar na formação e na educação voltada para o segmento da beleza. A ideia é mais que uma missão: é um dos grandes propósitos de sua trajetória. “Com poucas exceções, de modo geral, os profissionais da beleza não são bem remunerados. Por causa, ou como consequência disso, muitos talentos são perdidos no meio do caminho”, diz. “Eu quero mudar essa cultura, para que todos consigam desenvolver suas habilidades ao máximo, com foco e determinação. A ‘minha receita’ é essa”, destaca ele

Nenhum comentário: