segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Gastronomia da Hora.



Ceia Natalina Vegana



Berinjela recheada de nozes e missô com salada de rabanete
Receita: Quase Vegetariano – Editora Alaúde
PRÉ-PREPARO + COZIMENTO 50 MINUTOS PARA 4 PESSOAS.


Ingredientes

4 berinjelas japonesas (370 g)
2 colheres (sopa) de azeite
½ xícara (60 g) de nozes bem picadas
½ xícara (85 g) de arroz basmati integral cozido
2 cebolinhas cortadas em fatias finas
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de missô branco (shiro missô)
2 colheres (chá) de molho de soja
2 colheres (chá) de mirin (saquê culinário)
SALADA DE RABANETE
2 pepinos japoneses (260 g) cortados em fatias finas no sentido do comprimento
250 g de rabanetes sem os talos e cortados em fatias finas
2 cebolinhas cortadas em fatias finas
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (chá) de molho de soja
¼ de 88colher (chá) de óleo de gergelim


Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180 °C. Forre uma assadeira rasa com papel-manteiga.
2.  Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento. Com o auxílio de uma faquinha afiada, faça um talho, formando uma borda com 5 mm de espessura. Retire a polpa, formando uma barquinha com a casca. Pique a polpa grosseiramente. Coloque as barquinhas de berinjela na assadeira.
3. Leve uma frigideira grande e antiaderente ao fogo alto. Esquente o azeite; sem parar de mexer, refogue a polpa picada de berinjela, as nozes, o arroz, a cebolinha e o alho por 5 minutos ou até a berinjela murchar. Acrescente o missô, o molho de soja e o mirin; sem parar de mexer, cozinhe por 30 segundos ou até a berinjela começar a ficar bem coberta com os temperos. Recheie as cascas de berinjela com essa mistura.
4. Asse-as por 25 minutos ou até ficarem macias e douradas.
5. Prepare a salada de rabanete.
6. Sirva a berinjela recheada com a salada de rabanete. salada de rabanete Misture todos os ingredientes delicadamente em uma tigela média. dica Você pode rechear as berinjelas com antecedência; cubra-as e conserve na geladeira até a hora de usar. Asse-as pouco antes de servir.


Salada de quinoa, figos e maçã com balsâmico
Receita: Herbivoraz – Editora Alaúde

Ingredientes

Salada
1 xícara de quinoa
3 xícaras de água
2 colheres (chá) de sal
1 pepino picado em cubos pequenos
1 cebola roxa cortada em fatias pequenas
Polpa de 1 romã
½ xícara de salsinha picada
½ xícara de cebolinha picada

Molho balsâmico
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de
Vinagre balsâmico
1 dente de alho bem picado
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de melado de cana
Sal a gosto

Para servir
1 maço de rúcula
1 maçã verde sem sementes cortada em fatias finas
3 figos secos cortados ao meio
Preparo

Salada
1. Em uma panela, coloque a quinoa, a água e o sal e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, reduza para fogo baixo e cozinhe por aproximadamente 20 minutos, ou até ficar macia. Transfira para uma tigela grande.
2. Adicione o pepino, a cebola, a romã, a salsinha e a cebolinha e mexa para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados na quinoa. Confira se está bom de sal e reserve até esfriar.

Molho
1. Em uma tigela, misture todos os ingredientes até emulsionar e ficar homogêneo. Prove e tempere com mais sal, se necessário.

Para servir
1. Rasgue as folhas de rúcula com a mão e distribua entre os pratos. Disponha colheradas da salada de quinoa e arrume a maçã e o figo por cima. Regue com o molho e sirva em seguida



Massa ao pesto de couve-flor com tofu empanado
Receita: Os segredos veganos de Isa – Editora Alaúde
Rendimento: 4 porções. Tempo total: 40 minutos. Tempo de preparo: 40 minutos
Esta receita é figurinha carimbada aqui em casa, onde é carinhosamente chamada de “Cauli pesti” (principalmente por mim). Ela une duas das minhas comidas preferidas — couve-flor e pesto — com o que o meu namorado sempre, sempre, sempre me pede para fazer: tofu empanado.
Era uma vez uma época em que eu tinha um trabalhão para fazer tofu empanado. Passava no tempero, marinava, empanava, fritava, fazia dancinha pedindo aos deuses que deixassem a casquinha bem crocante. Chegou a um ponto em que todo dia, quando eu perguntava ao John o que ele queria no jantar, ouvia a resposta de sempre: “Tofu empanado”.
Os tempos mudaram, e fiquei um pouco menos exigente com o empanado do meu tofu. Foi quando descobri um método bem fácil. Seu resultado é um tofu empanado bem honesto que, embora não pareça comida de restaurante caro, é muito saboroso. E é simples de fazer: mergulhe rapidamente os cubinhos de tofu em molho de soja, passe-os na farinha de rosca temperada e mande para a frigideira! Só precisa de uma fina camada de azeite.
Os buques de couve-flor são cozidos na água de cozimento da massa. Quer coisa mais fácil? O resultado é um molho deliciosamente cremoso que envolve a couve-flor, um
linguine maravilhoso e cubinhos de tofu bem temperadinhos e crocantes. É perfeito para qualquer dia da semana, em qualquer época do ano!

Ingredientes

Para o tofu
3/4 de xícara de farinha de rosca fina e seca (uso a de pão integral)
1/2 colher (chá) de tomilho seco (esfregue-o com os dedos)
1/2 colher (chá) de alecrim seco (esfregue-o com os dedos)
1/2 colher (chá) de manjericão seco
1 colher (chá) de alho em pó
3 colheres (sopa) de molho tamari ou de soja
400 g de tofu extra firme cortado em cubos de 1 cm azeite, para pincelar

Demais ingredientes
220 g de linguine (macarrão de quinoa fica ótimo nesta receita)
1 couve-flor média (de 700 g a 1 kg) cortada em pedaços de 1 cm

Pesto superfantástico sem óleo
2 dentes de alho
1/3 de xícara de pignoli ou castanha de caju
3 xícaras de manjericão fresco (só as folhas)
1/2 xícara de coentro fresco
3/4 de colher (chá) de sal mais um pouco, se for necessário
1/2 xícara de caldo de legumes
1/4 de xícara de levedura nutricional
1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano
Pimenta-do-reino moída na hora

Preparo

1. Leve ao fogo uma panela grande com água e sal para ferver. O linguine e a couve-flor serão cozidos nessa água.
Prepare o tofu:
2. Pré-aqueça uma frigideira antiaderente grande, de preferência de ferro fundido, em fogo de médio para alto. Num prato grande, misture com as mãos a farinha de rosca, o tomilho, o alecrim, o manjericão e o alho.
3. Despeje o molho tamari num outro prato.
4. Transfira os cubos de tofu para o prato com o molho e misture para cobri-los. Depois, passe na farinha de rosca temperada, mexendo para que fiquem bem empanados (esteja com as mãos secas ao manipular o tofu na farinha de rosca, para evitar sujá-las demais). Passe os cubinhos já empanados para a borda e continue com os demais, até terminar.
5. Cubra a frigideira com uma camada fina de azeite e transfira os cubos de tofu para ela. Se não couberem todos os cubinhos de uma vez, faça em duas levas. Regue os cubos de tofu com um pouco de azeite, deixe cozinhar por alguns minutos, depois vire-os, usando uma espátula fina de metal para não tirar o empanado. Cozinhe os cubos de tofu por cerca de 7 minutos no total, regando com mais azeite, se achar necessário, e virando de vez em quando até eles dourarem de todos os lados.

Prepare o restante da receita:
1. Quando a água ferver, junte a massa. Depois de 4 minutos, adicione a couve-flor também. Cozinhe por mais 8 minutos, até a massa ficar al dente, e a couve-flor, macia. 2. Escorra tudo num escorredor grande, depois devolva à panela e misture o pesto. Sirva em tigelinhas, com o tofu empanado por cima.

Pesto superfantástico sem óleo

1. Leve o alho e o pignoli ao processador e bata em modo pulsar. Junte o manjericão, o coentro, o sal, o caldo, a levedura nutricional e o suco de limão e bata até formar um purê liso.
2.  Com uma espátula, raspe o copo do processador para aproveitar tudo. Junte água para afinar, se for necessário. Confira o sal e finalize com a pimenta-do-reino.
3. Guarde em recipiente bem fechado na geladeira até a hora de usar.
Observações

• Se você estiver com tempo e quiser deixar o prato com um sabor especial, em vez de cozinhar a couve-flor, asse-a. Regue com azeite, tempere com sal e leve ao forno a 190°C por cerca de 20 minutos, mexendo uma vez.
• Gosto de usar a minha receita de Pesto superfantástico sem óleo nesta massa. Isso porque eu a consumo com certa frequência, daí preferir que seja um pesto menos “pecaminoso” quanto o meu Pesto superfantástico. Adoro me afogar nesse molho, mas use o que você preferir!
O empanado do tofu continua intacto se você seguir algumas regras simples. Pré-aqueça a frigideira antes de usar. O ideal é que o tofu faça barulho de fritura ao entrar em contato com a panela; caso contrário, há o risco de o empanado ficar mole e se soltar.
Além disso, use uma espátula de metal bem fina, que passe fácil entre a frigideira e o empanado. Se usar de silicone, plástico ou de madeira, a massa vai descolar do tofu. E, por fim, a frigideira tem que ser antiaderente.
Como sempre, minha preferência recai sobre as de ferro fundido bem curadas.
Se não ficar perfeito na primeira tentativa, não se preocupe! Garanto que também vai ficar uma delícia. Na segunda vez vai ser ainda melhor, e quem sabe na terceira tentativa você deixe impecável!
• Esta receita é perfeita para os preguiçosos. Nem precisa apertar o tofu. Inclusive acho que, se fizer isso, ele vai ficar salgado por absorver muito molho de soja. Use a umidade do tofu a seu favor. Esprema rapidamente o bloco de tofu sobre a pia que já está de bom tamanho.
• Se quiser um sabor mais especial, com um toque de tostadinho, asse a couve- -flor em vez de cozinhar. Veja como: forre uma assadeira grande e baixa com papel-manteiga. Espalhe a couve- -flor na assadeira forrada e regue com azeite. Salpique 1/4 de colher (chá) de sal. Misture com as mãos para cobrir bem a couve-flor. Espalhe-a em camada única e asse por 10 minutos a 190 °C.
Use uma espátula para virar; mas não se preocupe, pois não é preciso virar todos os pedaços. Asse de 15 a 20 minutos, até a couve-flor dourar, ficar macia e um pouco tostadinha.
wetransfer-c2552e/semifreddo%20de%20chocolate.jpg

Semifreddo de chocolate e nozes
Receita: 50 Doces veganos – Editora Alaúde
Tempo de preparo 1 hora (+ o tempo de congelador) rende 8 fatias
Ingredientes

Para massa
500 g de chocolate meio amargo vegano (sem lactose)
3 vidros de leite de coco (600 ml)
150 g de melado de cana
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 xícara de nozes, sem casca, grosseiramente picadas
3 colheres (sopa) de amido de milho

Para calda
1 colher (sopa) de óleo de coco
½ xícara de açúcar cristal
1 xícara de leite vegetal
4 colheres (sopa) de cacau em pó
½ colher (sopa) de essência de baunilha

Nozes a gosto para decorar
Preparo

1. Ponha o chocolate e 1 vidro de leite de coco numa tigela refratária. Leve ao micro-ondas, em potência média, por 2 minutos. Retire e misture bem até dissolver. Se for necessário, deixe por mais 30 segundos no micro-ondas.
2. Junte o melado, a essência e as nozes. Misture bem. Reserve.
3. Em uma panela, misture o leite de coco restante e o amido. Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Deixe esfriar e misture ao creme de chocolate, usando uma espátula e sem bater.
4. Passe para uma fôrma de bolo inglês pequena, forrada com papel-alumínio (deixe sobrar papel fora da fôrma) e cubra com o papel excedente. Leve ao congelador até ficar bem firme.
5. Para a calda, leve ao fogo todos os ingredientes, exceto a baunilha. Mexa bem até ferver e engrossar. Retire do fogo e adicione a baunilha, mexendo rapidamente. Deixe esfriar.
6. Desenforme no prato de servir, retire o papel e regue com calda de chocolate. Polvilhe com mais nozes e sirva em seguida.



Nenhum comentário: