quinta-feira, 7 de junho de 2018

NEWS DA HORA





Hospital Costantini inaugura Serviço de Medicina Esportiva

O Hospital Costantini inova mais uma vez e inaugura nesta sexta-feira (08/06) o “Serviço de Medicina Esportiva”, com uma equipe especializada para atender atletas profissionais e amadores. O grupo multidisciplinar tem a função de oferecer, por meio de cuidados clínicos específicos, condições para que o atleta esteja saudável para conseguir um bom desempenho esportivo.  
Os atletas atendidos contarão com cardiologistas, para assegurar as condições de saúde; ortopedistas, para identificação e tratamento de lesões; nutricionistas, para adequar a alimentação ideal para cada atleta; e fisiologista esportivo, que irá acompanhar o tratamento do atleta na Academia do Coração, situada no Hospital e que já atende cerca de 350 pacientes com acompanhamento cardiológico. Todas as especialidades têm influência direta no resultado e performance em diversas modalidades esportivas.



Insetos à brinquedos: os achados inusitados em ouvidos e narizes curiosos

Colocar objetos no ouvido ou no nariz pode ser o indício de uma inflamação, segundo o especialista do Hospital IPO. Coceira e dor são alguns dos motivos pelos quais as crianças adotam o comportamento.
Não é raro escutar histórias de crianças que acabaram com um objeto preso no ouvido ou no nariz. Sementes, missangas, pedaços de brinquedos como rodas de carrinhos, massinha e até insetos são alguns dos achados no dia a dia do pronto atendimento 24h do Hospital IPO, segundo o otorrino Luciano Campelo Prestes.

De acordo com Prestes, nas crianças, além da curiosidade natural e a questão da brincadeira, eles costumam ter esse comportamento quando existe algo que os incomoda, seja coceira ou dor.É relativamente comum, quando ao retiramos um corpo estranho do ouvido, ter a presença de uma inflamação ou algo que precise de tratamento”, conta.
Prestes relata que o caso mais estranho que já chegou ao seu consultório, até o momento, foi o de um besouro do tamanho de uma azeitona, que acabou entrando no ouvido de um adulto. “Esse paciente estava apresentando bastante sofrimento por conta do inseto”, lembra.
Segundo o especialista, ao suspeitar da presença de um corpo estranho no nariz ou ouvido, principalmente de crianças, o importante é buscar atendimento especializado. “Os pais tentam fazer a remoção em casa ou às vezes até em um hospital geral, mas quem tem o aparato necessário para isso é o otorrino, então acabam apenas machucando a criança sem conseguir tirar o objeto”, reforça.
Sobre o Hospital IPO  - O Hospital IPO é especializado no tratamento de ouvido, nariz e garganta, e conta com uma equipe multidisciplinar de áreas relacionadas à otorrinolaringologia. Atualmente possui o único pronto-atendimento 24 horas da especialidade no sul do País, mais de seis centros de tratamento, estrutura educacional voltada para a otorrinolaringologia, mais de 150 médicos atendendo em 20 especialidades e mais de 30  unidades de atendimento no Paraná e Santa Catarina.
O grupo surgiu com união de um grupo de professores de medicina da Universidade Federal do Paraná, em outubro de 1992, para a criação de um centro especializado em otorrinolaringologia, ofertando consultas, exames, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Em junho de 2000 inaugurou seu hospital, um edifício de 11 mil metros quadrados, dispostos em 10 andares, localizado em Curitiba, no bairro Água Verde. www.hospitalipo.com.br.



Nenhum comentário: