quinta-feira, 1 de março de 2018

Oscar: Confira filmes .


Para celebrar os destaques do cinema brasileiro no Oscar, os alunos e professores dos cursos de cinema do Centro Europeu de Curitiba (PR), um dos mais conceituados do país, selecionaram quatro filmes nacionais que já foram indicados ao prêmio.







1.O Pagador de Promessas (1963): O drama escrito e dirigido por Anselmo Duarte é baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes e foi um dos primeiros filmes brasileiros a ser indicado a um Oscar. A obra conta a história de Zé Burro, que se vê em uma grande divergência com a igreja católica após fazer, em um terreiro de candomblé, a promessa de carregar uma imensa cruz de madeira para agradecer a cura de seu asno de estimação.

2. O que é isso Companheiro? (1998): Dirigido por Bruno Barreto, e baseado no livro homônimo do escritor e político Fernando Gabeira, o enredo do filme relata a história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam contra o re gime militar instaurado no país em 1964.

3. Central do Brasil (1999): O drama, roteirizado por Marcos Bernstein e João Emanuel Carneiro e dirigido por Walter Salles, é estrelado por Fernanda Montenegro. A obra conta a história de Dora, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas em uma estação de trens no Rio de Janeiro, e Josué, um garoto pobre que com oito anos de idade perde sua mãe em um atropelamento.


4. Cidade de Deus (2004): Com direção de Fernando Meirelles, o filme é uma adaptação do livro “Cidade de Deus”, de Paulo Lins, e acompanha o drama de Buscapé,  um jovem pobre, negro e muito sensível, morador da favela Cidade de Deus nos anos 60 que cresce em um universo de muita violência e acaba desviando do mundo do crime por conta de seu talento como fotógrafo.

Nenhum comentário: