sexta-feira, 23 de março de 2018

NEWS DA HORA

Cresce número de procedimento estético em homens e mulheres com menos de 30; conheça 10 tratamentos
Os dermatologistas Dra. Thais Pepe e Dr. Jardis Volpe apontam quais são os melhores equipamentos para rejuvenescer a pele do rosto e do corpo, tratando flacidez, cicatriz de acne, gordura localizada e até estrias.


São Paulo – 22/03/2018 - Hoje em dia, as preocupações com a saúde e a aparência do corpo aumentaram a procura por tratamentos e procedimentos, tanto em homens quanto em mulheres.  “De forma geral, as mulheres normalmente buscam procedimentos para estimular a produção de colágeno e evitar a flacidez. Mas é muito comum também que, durante a menopausa, as mulheres busquem sessões de hidratação injetável, já que nesse período a redução de hormônios femininos favorece o ressecamento e a opacidade da pele”, afirma o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
Mas a ideia de que apenas mulheres buscam tratamentos estéticos já é passado. Segundo o dermatologista, aqui no Brasil estima-se um crescimento de 30% em relação ao número de procedimentos dermatológicos entre os pacientes de 20 a 29 anos. “Recentemente, há um movimento de pacientes homens nessa faixa etária que anseiam por um rosto mais masculino, com feições mais marcadas. Porém, os homens ainda têm muito medo de procedimentos injetáveis ou invasivos, como preenchedores e toxina botulínica, então costumo indicar tratamentos com lasers e aparelhos que possam estimular o colágeno, clarear manchas e reduzir a oleosidade”, completa.
Com esse aumento na procura de tratamentos estéticos, surgem cada vez mais equipamentos para diversas finalidades. Por isso, muitas pessoas acabam ficando confusas na hora de escolher que procedimento fazer. “O ideal é que você procure um dermatologista, pois ele poderá indicar quais são os melhores tratamentos para cada caso”, destaca a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “Por exemplo, no caso de tratamento de gordura, uma sessão de criolipólise tem resultado infinitamente maior do que 20 sessões de radiofrequência.” Para ajudar na escolha, a Dra. Thais e o Dr. Jardis apontaram quais são os melhores equipamentos disponíveis no mercado. Confira:
CoolSculpting: Agindo no tratamento da gordura localizada, o equipamento trabalha com a técnica da criolipólise, promovendo o congelamento e, consequentemente, a morte das células de gordura. O tratamento consiste em três sessões a cada dois meses e, apesar de não ser dolorido, podem ocorrer hematomas e dores após a sessão. “A recuperação demora menos de uma semana, mas é preciso que o paciente realize atividades físicas e adote uma boa alimentação para manter os resultados. Além disso, o procedimento não é indicado para quem tem urticária por frio, varizes, inflamações ou feridas na região a ser tratada”, explica a Dra. Thais.
VelaShape 3: Indicado para tratar flacidez corporal, celulite e gordura localizada, o equipamento utiliza de radiofrequência bipolar para aquecer a pele, o que provoca a morte das células de gordura e promove a produção de novas fibras de colágeno. O tratamento consiste em quatro sessões, uma a cada 15 dias, e a manutenção é aconselhável a cada bimestre, mas pode variar dependendo dos hábitos de vida do paciente.  “Este procedimento não necessita de tempo de recuperação e o paciente pode voltar a suas atividades imediatamente. Porém, é contraindicado para quem usa marca-passo, tem tumores malignos ativos ou recente, doenças de tireoide descontrolada ou doenças de pele na região a ser tratada”, destaca o Dr. Jardis.
Laser de CO2 fracionado Dual Deep: O laser, que atinge 2,5mm de profundidade da pele, dispara microfeixes ablativos que promovem o rejuvenescimento do tecido, além de tratar cicatrizes de acne e combater rugas e flacidez. Segundo a Dra. Thais, são necessárias de três a cinco sessões com intervalos mensais e o tempo de recuperação é de uma semana, podendo haver edema e eritema intenso nesse período. As contraindicações incluem gestantes, pacientes com infecções e doenças da pele em atividade e pacientes em uso de isotretinoína (Roacutan).
Thermi Tight: O equipamento consiste em uma pequena sonda térmica que é inserida sob a pele e emite um calor que promove a neocolagênese, melhorando assim a flacidez da pele. Segundo o Dra. Jardis, por ser um procedimento semi-invasivo, pode causar inchaço, dores e hematomas na pele, o que faz com que o paciente precise se recuperar por cinco dias. Porém, é necessária apenas uma sessão para que os resultados apareçam e ela só precisa ser repetida após um ano do tratamento, se necessário.
Eletroderme: Indicado para tratamentos rejuvenescedores associados com drug delivery e melhorar estrias e cicatrizes de acne, o Eletroderne possui microagulhas de ouro que penetram profundamente na pele, promovendo coagulação, aquecimento e reorganização das fibras de colágeno. As agulhas ultrapassam a epiderme, emitindo ondas eletromagnéticas apenas nas camadas mais profundas da pele, o que preserva a superfície. A recomendação é que seja realizada uma sessão por mês durante três meses com tempo de recuperação de uma semana. A procedimento é pouco dolorido, mas devido as agulhas, causa vermelhidão e é contraindicado em gestantes e pacientes com tendência à formação de queloide.
Fotona 4D: Agindo contra rugas e flacidez, o tratamento combina um laser intraoral, que melhora a firmeza da pele de dentro para fora, e três ponteiras de laser que são aplicadas na superfície da pele, duas para tratar a flacidez e uma que trabalha as rugas. São recomendadas três sessões mensais, com tempo de recuperação de cinco dias, podendo haver vermelhidão na pele nos três primeiros dias. Para este procedimento aplicam-se as restrições gerais de aplicação de laser, como no caso de gravidez ou algum medicamento que aumente a sensibilidade a luz, porém, também é contraindicado para pacientes que padecem de alguma colagenopatia.
Spectra Lumina XT: Este equipamento emite lasers em nano e microssegundos que são absorvidos pelas células que produzem o pigmento, clareando a pele e tratando manchas e olheiras. Além disso, o comprimento de onda 1064nm causa um dano na estrutura do colágeno, o que promove o fechamento dos poros e a melhora da textura do tecido. “O tratamento consiste de seis sessões, uma a cada 15 dias. Além disso, não tem tempo de recuperação e só precisa ser refeito caso o paciente sinta necessidade. Porém, é contraindicado para usuários de medicamentos fotossensibilizantes, gestantes e pacientes com melasma”, afirma a Dra. Thais.
Ultraformer: Indicado para combater a flacidez facial, o equipamento é um ultrassom micro e macrofocado, que faz micropontos de coagulação na região a ser tratada, promovendo a estimulação do colágeno e conferindo efeito lifting. “São indicadas três sessões com intervalos mensais e o downtime é de menos de uma semana. Após a sessão, pode haver inchaço, eritema e hematoma, sendo assim contraindicado para gestantes, pacientes que possuem alguma doença autoimune, diabetes, epilepsia, implantes, queloides, preenchedores ou que estão em tratamento com anticoagulantes”, alerta o Dr. Jardis.
Bulge Hair Restoration: O equipamento conta com lasers de baixa potência, que estimulam a multiplicação das células e combatem a queda de cabelo. Segundo a Dra. Thais, ele possui um sistema de radiofrequência microagulhada, o qual aquece os bulbos capilares, assim estimulando o próprio organismo a liberar fatores de crescimento que vão agir renovando o bulbo e acelerando o crescimento dos cabelos. “São indicadas de quatro a cinco sessões com intervalos mensais, mas nas primeiras sessões os resultados já são perceptíveis”, destaca. O tratamento é contraindicado para pacientes que apresentam distúrbios de coagulação e câncer em atividade.
DepilRobot: Indicado para depilação, o equipamento conta com uma ponteira inovadora do Fotona que escaneia a área desejada e inicia a aplicação de luz (Nd:YAG) de forma homogênea, sem ação manual do médico, tratando desde áreas pequenas até as grandes, como costas e barriga, praticamente sem dor. Segundo o Dr. Jardis, a vantagem do aparelho em relação a outros equipamentos de depilação está na tecnologia presente na ponteira robótica, que conta com um sensor que lê a cor da pele e do pelo do paciente e, por isso, sabe automaticamente qual a energia a ser liberada para destruir o pelo, sem repetir o disparo do laser no mesmo local.  “No geral, são necessárias de quatro a oito sessões com intervalos mensais, sendo que o tempo de recuperação é de três a cinco dias. Mas, apesar da depilação ser definitiva, é recomendado que se façam manutenções anuais”, completa. O procedimento é contraindicado para pacientes com tumores malignos ativos ou recentes.
Fontes: Dr. Jardis Volpe, dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Sociedade Americana de Laser, da SBD e da Academia Americana de Dermatologia; Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC; Atualização em Laser pela Harvard Medical School. www.clinicavolpe.com.br
Dra. Thais Pepe: Dermatologista especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia. Diretora técnica da clínica Thais Pepe, tem publicações em revistas científicas e livros, além de ser palestrante nos principais Congressos de Dermatologia.

Nenhum comentário: