domingo, 18 de fevereiro de 2018

CULTURA

Projeto busca a preservação da cultura germânica através do canto coral


Até o próximo dia 05 de março, estão abertas as inscrições para o projeto “Komm Singen – Vem Cantar com a Gente”, que ocorrerá em Joinville, mais precisamente na comunidade de Pirabeiraba. “Isso não quer dizer que ele é fechado aos outros bairros da Cidade”, garante o regente da proposta, maestro Rafael Daniel Huch. O objetivo é a formação de um coro que preserve a cultura germânica através do canto coral. Isso pesou na escolha pelo distrito de Pirabeiraba como sede da ação. “Pirabeiraba é, talvez, um dos distritos mais germânicos de Joinville, ao mesmo tempo que não conta com nenhum grupo que se destine a preservar a cultura germânica através dos cantos folclóricos, dos cantos não sacros. E essa é, justamente, a ideia desse grupo Komm Singen para o Distrito”, explica Rafael.


Os interessados em participar do Projeto deverão se inscrever pela internet, no endereço pt.surveymonkey.com/r/NH92V9M até o dia 05 de março. Quem preferir pode se inscrever presencialmente no Ancianato Bethesda (rua Conselheiro Pedreira, 430, Pirabeiraba). Encerradas as inscrições, está prevista uma entrevista no dia 06 de março, data em que terá início as atividades do Grupo. Podem participar pessoas a partir de 15 anos de idade.

Outras informações estão disponíveis na página do Projeto no Facebook, pelo endereço facebook.com/kommsingen ou, então, podem ser obtidas via email direcionado a kommsingen@gmail.com

A proposta do Projeto “Komm Singen – Vem cantar com a Gente” foi elaborada por Livânia Santana, a regência do coral fica a cargo do maestro Rafael Daniel Huch. Eles contam com o patrocínio do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) de Joinville; Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Joinville e Prefeitura Municipal de Joinville.


 “Komm Singen”

O canto coral é um modo de expressão artística muito presente nas cidades de colonização alemã. É uma forma oral que vai passando de geração em geração, preservando melodias, letras e canções. “Komm Singen” quer dizer “Vem Cantar Conosco”. Esse projeto prevê a formação de um coro que preserve a cultura germânica através do canto coral. É muito comum, nas cidades de migração, os habitantes receberem, via oral, a língua do país de origem e, via educação formal, a língua da nova pátria, tornando-se muitas vezes bilingue de maneira natural. A preservação dessa língua e dessa cultura híbrida passa constantemente pelas letras e palavras preservadas por um poema, por um ditado ou, mesmo, no caso proposto pelo “Komm Singen”, pelas melodias das canções. “A valorização dessa riqueza presente no encontro desses dois afluentes culturais, que de modo nenhum são excludentes, é um dos objetivos desse Projeto. Através dele, a gente vai preservar, além da expressão artística do canto coral e da própria língua alemã, o contato com essas pessoas e a vontade de aprender e aprimorar o idioma. As pessoas podem perguntar, então, se esse projeto é somente para quem fala alemão. Não é apenas para os que dominam a língua, porque está prevista, também, uma espécie de conversação, em que a gente vai falar sobre o texto e conversar sobre o significado dele, para que seja contextualizado e compreendido, inclusive, por aqueles que não falam a língua, mas que tenham uma vontade de aprender. Como eu digo, não é excludente”, conclui o maestro Rafael Daniel Huch.

Nenhum comentário: