quarta-feira, 8 de novembro de 2017

GENTE NEWS.

Jovem empresário mineiro fatura R$ 80 milhões com 4 redes de franquias .
 Henrique Mol

Jovem empresário mineiro fatura R$ 80 milhões com 4 redes de franquias: Sua Franquia fala sobre Henrique Mol é diretor de 4 marcas de franquias, que acumulam cerca 700 unidades. Duas são microfranquias de baixo investimento por até R$10 mil

O empresário Henrique Mol, nascido em Minas Gerais, é o diretor executivo das redes Encontre Sua Viagem, Bidon Corretora de Seguros, Fórmula Pizzaria e a recém chegada no franchising SUAV. O jovem empresário de apenas 32 anos costuma visualizar oportunidades em ramos de negócios que ainda são pequenos, mas que podem ter grande potencial no mercado para serem transformadas em franquias. Hoje as 4 redes de franquias somam quase 700 unidades em operação, o que equivaleu a R$ 80 milhões no faturamento em 2016. A expectativa é que ele encerre o ano com 15% a mais do que alcançado no ano passado.

O empreendedor, que sempre morou em Belo Horizonte (MG), desde pequeno sempre gostou da motivação de empreender e vender. Com pouca idade já apresentava vestígios de empresário. “Com menos de 10 anos, comecei a vender flores no muro do prédio onde eu morava. Colhia no jardim do próprio prédio e vendia aos que passavam na rua. Pouco tempo depois, comecei a vender na escola toalhas bordadas e pinturas em objetos de gesso feitos pela minha mãe”, relata Mol, sobre o começo de suas aventuras no mundo dos negócios.
Mais tarde, aos 16 anos, ele tentou arrumar emprego, mas pelo fato de ser muito novo e não ter nenhuma experiência profissional, não obteve êxito. Mais uma vez, a saída encontrada foi por meio do empreendedorismo. “Eu conheci uma sacoleira que fazia viagens ao Paraguai, aqueles bate e volta a fim de buscar produtos mais baratos para revender. Nessa época, aconteceu o lançamento das câmeras digitais, e com o boom do momento, eu resolvi investir. Eu pagava a ela o equivalente a 30% do produto e vendia com anúncios em jornal. Para um adolescente, eu até que me sai bem, chegava a ganhar R$2 mil em lucro com a venda do produto”, falou.
Seguido de um curto período dedicado ao telemarketing, aos 18 anos ele foi trabalhar na empresa do pai. O ramo? Informática! Ele atuava como responsável financeiro do negócio. Após dois anos atuando na empresa familiar, ele tomou a frente de seu primeiro negócio: uma empresa focada em publicidade para jornais de bairro. “Chegamos a atuar em cinco regiões de Belo Horizonte, mas devido ao alto índice de inadimplência e um acidente que tive, acabei fechando o negócio”, contou.
Novos caminhos
A tentativa frustrada não foi empecilho para dar novos voos. “Comecei a trabalhar para uma empresa de tecnologia, responsável pelo setor comercial, e minha função era encontrar soluções ao mercado de turismo, principalmente no que se referia a agências de viagens. A instituição havia acabado de lançar um produto para o setor, mas na época contava com pouquíssimos clientes, foi aí que vi uma chance para crescer profissionalmente, já que eu conhecia o segmento por ter tido várias agências como clientes na empresa do meu pai”, explicou.
Em suas mãos, o negócio apresentou sinal de abundante crescimento. E nesta experiência, Henrique conheceu ainda mais o setor e necessidades que o comportava. Foi o ponto de partida e o início da jornada de sucesso que ele começara a construir em sua carreira profissional.
Ramos
Em 2011 criou a microfranquia do ramo de turismo, a rede Encontre Sua Viagem, que conta com mais de 500 unidades, entre loja Física e home office, espalhadas por diversas cidades do Brasil.
Sempre com a intenção de fomentar o mercado promissor de franquias, em meados de 2016, transformou a Bidon Corretora de Seguros em uma rede de microfranquias. O modelo que já atuava no ramo de seguros há seis anos, mas precisamente em Campo Bom, região metropolitana de Porto Alegre (RS), foi o segundo negócio transformado em rede de franquias por Henrique, que hoje já soma mais de 100 unidades, atuando exclusivamente home office.
Ainda no mesmo ano, o empresário percebeu o quanto promissor o mercado de alimentação é, então resolveu investir no ramo de pizzarias delivery. “Meu objetivo era criar um formato voltado para investidor e pessoas que nunca tiveram experiência na área, assim como eu. Pensei bastante dentro do próprio setor, quais tinham maiores perspectivas de crescimento e que poderíamos criamos algo nesta linha. Por não ter experiência na área alimentícia, chamei um antigo amigo para sermos sócio juntos, onde ele já tinha todo apelo pela cozinha. Então juntou-se a experiência que eu tinha em negócios com ele para fazermos um produto de qualidade no mercado”, diz Henrique.
Com o mercado de beleza cada vez mais aquecido, Mol percebeu que seria um bom negócio investir neste nicho. No segundo semestre de 2017 a rede SUAV passou a fazer parte do seu seleto grupo de empreendimentos com um mix de serviços como depilação, design de sobrancelha, e esmalteria com um grande diferencial: não é necessário agendar horário para o atendimento.
Localizada em Belo Horizonte (MG), a SUAV já conta com 5 unidades em operação, distribuídas pelo bairros Buritis (duas unidades próprias); Cachoeirinha; Ouro Preto, e Savassi. A intenção é alcançar 500 unidades em 5 anos de franquia no mercado e assim se tornar a maior rede de beleza do Brasil a oferecer de forma ágil e sem hora marcada mais de um serviço.
“A grande maioria dos meus negócios que criei foram com pouco dinheiro e instabilidade no mercado. Acredito muito no empreendedor empenhado em realizar o melhor, buscando trabalhar, mesmo que incansáveis horas, e na busca de conhecimento para fazer algo melhor no mercado e, com isto, superar barreiras”, conclui.
Novidades
E quem achou que o empresário já está satisfeito com as quatro franquias em que gerencia está enganado. É que o empresário já visualiza novos modelos de franquias a serem lançados ainda este ano no Brasil.
Henrique conta que muito em breve deverá entrar em operação, também em Belo Horizonte, a franquia do mercado de tecnologia GEmotion - máquinas de realidade virtual com 9 dimensões que está trazendo da China. Em recente viagem ao país, Mol se interessou pelo modelo de negócio e pretende expandir através de franquias em locais com grande fluxo de pessoas.

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