quinta-feira, 3 de março de 2016

Arquitetura da Ativa

Sala integrada traz amplitude ao imóvel pequeno
Projeto da EFTM Arquitetura foi planejado para um jovem casal


            Espaços reduzidos são os maiores desafios dos profissionais de arquitetura, pois é preciso encaixar todos os desejos e necessidades dos clientes em ambientes pequenos. A EFTM Arquitetura passou por isso durante a reforma de um apartamento em Curitiba (PR). Quatro cômodos foram reformulados no imóvel, a lavanderia, a cozinha, o banheiro e as salas.

            O ambiente principal, das salas, foi pensado para receber convidados, pois se trata de um jovem casal sociável. O principal aspecto era ter um espaço para acomodar seis pessoas sentadas na mesa de jantar e que, deste ambiente, pudessem assistir televisão. O projeto prezou por linhas gerais retas e abusou dos detalhes: parede revestida de pedra, rasgos de espelhos entre o sofá e a mesa de jantar, bancos para a mesa de jantar e cores contrastes, entre liso e amadeirado.
            Antes, ao entrar no apartamento, a sala de jantar era o primeiro cômodo. Já no projeto atual a sala de estar é na entrada da casa, deixando a sala de jantar e a cozinha integradas. De acordo com a arquiteta, Erika Fukunishi, a circulação e a iluminação conversam harmonicamente. “O maior desafio, pelo pouco espaço, foi integrar os espaços sem que a área de serviços (cozinha e lavanderia) ficasse muito apertada e que uma função não atrapalhasse a outra”, explica a profissional da EFTM.
O projeto utilizou basicamente marcenaria planejada, devido ao aproveitamento dos espaços. “Para compor a decoração, escolhemos um sofá confortável e aconchegante. Já na mesa de jantar para complementar o banco, utilizamos poltronas confortáveis”, exemplifica Thalita Miyawaki, também arquiteta da EFTM. O estilo moderno está em todo o apartamento, desde as linhas retas até os materiais empregados.

Sobre a EFTM Arquitetura:
Em 2013, as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki se uniram e fundaram a EFTM Arquitetura, escritório especializado em projetos de urbanismo, interiores e arquitetônicos. Jovens e cheias de ideais, as duas buscam atenção aos detalhes e desejos dos clientes para oferecer projetos funcionais, personalizados e agradáveis visualmente. Erika Fukunishi está formada desde 2010 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo e é especialista em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica do Paraná. Thalita Miyawaki, também formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo, desde 2007, é especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela mesma instituição.


Nenhum comentário: