quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Arquitetura\Tendencia \ Restauro



Reforma e restauro do Guairinha acontece neste sábado junto com o 2º Grande Encontro do Teatro Paranaense 

O Centro Cultural Teatro Guaíra entrega neste sábado (19), a reforma e restauro do auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Nesta fase, o investimento foi de R$ 1.534 milhão, com repasse de recursos da Renault do Brasil. A entrega acontece junto com o 2º Grande Encontro do Teatro Paranaense. 
Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani,  obra de restauro do Centro Cultural Teatro Guaíra é importante porque privilegia um dos principais espaços das artes cênicas do Paraná, que é a sala Salvador de Ferrante, o Guairinha. “Graças a parceria do Governo do Paraná e da Renault, o público paranaense recebe esta importante casa renovada. O Guairinha foi e é palco de grandes realizações do teatro do Paraná. Temos agora um auditório renovado e pronto. O Guaíra é a casa do público paranaense, que merece ser muito bem recebido”, disse o secretário.  
Foram restauradas todas as poltronas da plateia e balcão do auditório do Guairinha, incluindo adequação de poltronas especiais para atender a legislação de acessibilidade, trocas de carpetes da plateia e balcão, e instalação de réguas de iluminação de LED nas circulações internas do auditório. Também foram reformados os banheiros para público. O auditório Salvador de Ferrante ou Guairinha, como é conhecido, é o primeiro auditório do complexo do CCTG, inaugurado em 1954.  
“Com a reforma, o Guairinha se torna um auditório ainda melhor. É um espaço cultural que recebe elogios de artistas e do público”, diz a diretora-presidente do CCTG, Monica Rischbieter. “E o meu agradecimento especial neste ano é para Renault do Brasil que sabe o valor da cultura para o público e para os artistas, e por ter investimento em dois dos principais espaços culturais do país”, afirma. 
Todas as obras de restauro e reforma, tanto do Guairão como do Guairinha, serão entregues oficialmente no início de 2016,com a presença dos representantes da Renault do Brasil. 
Festa - o 2º Grande Encontro do Teatro Paranaense acontece neste sábado (19), a partir das 19h, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha).  O evento é a confraternização entre atores, diretores, figurinistas, cenógrafos, sonoplastas, maquiadores e outros profissionais ligados à produção de espetáculos. A festa também é uma homenagem ao Guairinha, inaugurado em 19 de dezembro de 1954 e que completa 61 anos de função.
“É proibido falar de trabalho, projetos, leis de mecenato”, avisa o produtor Áldice Lopes que, junto com o iluminador Beto Bruel e o diretor de teatro Enéas Lour organizam a festa. “É o momento de encontro entre quem fez e quem faz teatro no estado”, afirma Lopes. 
Neste ano serão homenageados 10 profissionais das artes cênicas. São eles: Wilson Rio Appa (dramaturgo), Yara de Moraes Sarmento (atriz), Luthero Almeida (ator, diretor e produtos), Jane Martins Távora (atriz), Ney Souzah (figurinista e aderecista), Sinval Martins (ator), Euclides Coelho de Souza (bonequeiro), Renê Dotti (advogado e um dos fundadores do Teatro Experimental do Guayra, em 1956), Florisval Gomes (ator) e Lúcio Togo Mangé (ator, professor e diretor). 
Após a cerimônia e homenagens no Guairinha, a festa continuará no salão de exposição do CCTG, onde estarão montados três telões com projeções de espetáculos paranaenses. O primeiro irá exibir o teatro do Paraná das décadas de 1970 a 1990. O segundo com as produções de 2000 a 2015. E o terceiro com os trabalhos dos 35 concorrentes ao Troféu Gralha Azul, maior premiação da classe e que acontecerá em agosto de 2016. 

fotos  Fernanda Castro







                        Cyrela + Euro Import
Le Chateau, Dom Batel e Ópera Unique Home. A Cyrela apresentou empreendimentos que fazem parte do seu portfólio de alto padrão no Espaço Jaguar XE, localizado no Shopping Pátio Batel. Em parceria com a Euro Import, a construtora montou um lounge no local, que funcionou entre os dias 14 e 16 de dezembro. Além de conhecer o novo Jaguar XE, convidados exclusivos foram recepcionados durante a noite para desfrutar de atrações musicais acompanhadas de espumantes e finger food.

__________________________________________


IDEALLY ILUMINAÇÃO EM PROJETO INTERNACIONAL
A empresa curitibana assina o projeto luminotécnico do restaurante
Madero Miami, inaugurado recentemente 



Referência na realização de projetos luminotécnicos, a Ideally Iluminação finalizou mais um importante desafio, desta vez internacional. A empresa, com 26 anos de atuação no mercado de decoração e arquitetura, foi mais uma vez parceira dos Restaurantes Madero Burger & Grill e Madero Express, que acaba de inaugurar sua primeira unidade fora do país, em Miami.

A Ideally é responsável pelos projetos de iluminação de restaurantes Madero em Curitiba e São José dos Pinhais, no interior do Paraná, em Santa Catarina e em Goiás. Para todas as lojas da rede há o mesmo cuidado. “Cada restaurante recebe igual conceito de iluminação, que é a marca registrada da rede (assim como revestimentos e fachada)”, afirma a arquiteta responsável, Kethlen Ribas Durski.

As luminárias aparentes são um exemplo, que dão um ar intimista e sofisticado ao mesmo tempo. “Conseguimos isso através da coloração âmbar e tênue, além dos pendentes dimerizados. Também usamos a iluminação para destacar os materiais tradicionais do restaurante, como a madeira.”




Nenhum comentário: