quarta-feira, 3 de junho de 2015

Limpeza dos aparelhos aumentou mais de 350%


Sujeira nos dutos de ar-condicionado pode provocar doenças respiratórias

Limpeza dos aparelhos aumentou mais de 350% no país e espera-se que esse número cresça cada vez mais

Com a aproximação do inverno, muitas pessoas utilizam o ar-condicionado no modo quente. No verão, a utilização é ainda maior quando usado no modo frio. Diversas empresas possuem esses equipamentos, mas não raro esquecem de realizar a manutenção preventiva. Embora propiciem conforto, os ares-condicionados estão ligados a resfriados, alergias e muitas doenças respiratórias, caso os dutos por onde o ar passa não sejam limpos de maneira eficiente.


Segundo Luiz Carlos Antoszczyszyn, gerente técnico da Climasul, empresa especializada na área, o interior dos dutos é um ambiente propício para proliferação de bactérias, vírus e outros microrganismos nocivos à saúde humana. "É um ambiente escuro, úmido, com temperatura adequada e muito substrato para a sobrevivência de bactérias: a poeira", declara.

O insuflamento do ar através dos dutos movimenta grande quantidade de bactérias invisíveis a olho nu, mas que são bastante prejudiciais. Dependendo do tipo de bactérias existentes, a sujeira acaba causando alergias respiratórias, faringites, laringites, dores de cabeça, indisposição e fadiga. 

Normalmente os dutos devem ser limpos pelo menos uma vez por ano, mas há casos em que a limpeza deve ser feita semestralmente ou até mesmo trimestralmente. O primeiro conjunto de regras voltado para garantir a qualidade do ar em ambientes climatizados foi regulamentada pela Portaria 3.523/98, do Ministério da Saúde, que estabelece uma rotina de procedimentos de limpeza em sistemas de refrigeração de grande porte. A orientação é para que organizações e condomínios contratem empresas especializadas para realizar limpezas periódicas.

Ainda segundo Luiz Carlos, o limite de tolerância de poluição nos dutos é muito relativo, porque em ambientes coletivos, com muitas pessoas, algumas são mais sensíveis do que outras. "A nossa empresa, como prestadora de serviços voltados para a qualidade do ar, tem a obrigação de alertar os clientes quanto à necessidade da limpeza, afirma.


A limpeza dos dutos de ar-condicionado deve ser feita de modo seguro, sendo necessário acionar uma empresa especializada a fim de prestar um serviço de qualidade e prolongar a vida útil dos equipamentos. Os serviços de limpeza aumentaram em 650% desde a primeira resolução implementada pela ANVISA. Com isso, a qualidade do ar refrigerado teve aumento de 350% no país e espera-se que esse número cresça cada vez mais.

Nenhum comentário: