Exposição fotográfica “Postais” entra em cartaz no Nex Batel
Mostra coletiva inicia parceria entre Nex Coworking e Galeria Portfolio para promover a cultura fotográfica em Curitiba; evento de abertura terá entrada franca
|
Nex Batel, maior escritório de trabalho compartilhado do país, agora vai abrigar também espaços expositivos de arte. O Nex Coworking e a Galeria Portfolio |
O Nex Batel, maior escritório de trabalho compartilhado do país, agora vai abrigar também espaços expositivos de arte. O Nex Coworking e a Galeria Portfolio iniciam uma parceria para promover a cultura fotográfica em Curitiba. Na próxima sexta-feira (29), a partir das 19h, será realizada a abertura da mostra coletiva “Postais”, marcando o início dessa parceria. O evento terá entrada franca.
“Postais” vai reunir 18 imagens sobre as várias ‘Curitibas’ registradas pelas lentes de nove fotógrafos: Nilo Biazzetto Neto, Adriano Bassani, Daniel Caron, Eduardo Macarios, Francisco Santos, Kris Foltran, Lucas Pontes, Mauricio Vieira e Sergio Vanalli. A turma, inclusive, estará presente no evento de abertura para fazer a projeção, na área externa do deck do Nex Batel, de 100 fotos extraídas de coleções de cada um dos fotógrafos participantes, com o tema Curitiba.
A exposição “Postais” estará montada nas paredes do espaço da escadaria e no auditório do Nex Batel. Todas as fotografias podem ser adquiridas como cópias (impressão fine-art) numeradas, assinadas e certificadas pela Galeria Portfolio, e também estarão disponíveis na versão de cartões-postais, que serão divididos em dois kits (cada um com nove imagens) e estarão à venda ao preço de R$ 20,00. A previsão é que esta primeira mostra fique em cartaz, pelo menos, durante 40 dias.
“A parceria acontece entre o Nex Coworking e a Galeria e Escola Portfolio, porque além das exposições também planejamos levar diversos cursos, workshops e eventos para dentro do Nex Batel” informa Nilo Biazzetto Neto, que é diretor da Galeria e Escola Portfolio e coordenador da parceria com o Nex Coworking.
Serviço:
Abertura da exposição “Postais”
Quando: 29 de agosto, a partir das 19h
Onde: Nex Batel (Rua Francisco Rocha, 198, Batel)
Entrada: Gratuita
Informações: 41 3023.7061
_______________________________________________________________
As primeiras virtuoses da história da música resgata obras do século 17 em concerto gratuito no Paço
Montagem tem direção da pesquisadora e teorbista Silvana Sacarinci, professora da UFPR indicada ao Prêmio Cláudia 2014
Curitiba, 15I08I2014 - Até o século XVII, as cantoras não eram bem vistas pela sociedade. Mas com o advento da ópera se fez imprescindível a presença feminina nos palcos, possibilitando o surgimento da figura da prima donna. O espetáculo As primeiras virtuoses da história da música, dirigido pela pesquisadora Silvana Scarinci, coordenadora do LAMUSA (Laboratório de Música Antiga da UFPR), resgata um pouco desta história em exclusivas apresentações em Porto Alegre (28 de agosto), Curitiba (5 de setembro), Blumenau (27 de setembro) e São Paulo (data a definir).
Em Curitiba, o espetáculo será na sala de concertos do Paço da Liberdade, às 20 horas, com entrada gratuita. Sobem ao palco, além da própria Silvana, que é teorbista (instrumento da família do alaúde), o cravista Marcos Holler, a soprano Márcia Kaiser e a soprano francesa Dominique Moaty, especialista em música barroca e professora do Pòle Supérieure 93 e na Maîtrise de Radio France, em Paris.
“O programa traz uma amostra do repertório das primeiras cantoras da história da música, que surgiram na Itália, no começo do século XVII”, conta Silvana Scarinci, gaúcha, radicada em Curitiba, que tem se dedicado à pesquisa da música antiga, mas também a uma verdadeira cruzada para tornar mais acessível o gênero a estudantes da rede pública. O trabalho chamou a atenção de uma das principais premiações da América Latina e Silvana é uma das três finalistas na categoria Cultura do Prêmio Cláudia 2014 (premioclaudia.com.br).
Em seis anos como professora do Departamento de Música da UFPR, Silvana montou seis espetáculos baseados em obras dos século XVII, todos inéditos no Brasil e com apresentações gratuitas. Entre eles La Didone, de Francesco Cavalli; Didon, de Henry Desmarest e A Bela e Fiel Adiadne, de Johann Georg Conradi. “A recepção emocionada deste repertório antigo por um público de crianças e adultos, vindos de diferentes esferas sociais, demonstra que obras daquele passado remoto falam diretamente à sensibilidade do homem contemporâneo, que assim como no século XVII, se vê perdido num universo vertiginoso de descobertas velozes e estarrecedoras”, observa a musicista.
Com As Primeiras Virtuoses da História da Música é igualmente possível questionar os papéis e traçar paralelos com o momento atual. Enquanto as cantoras de ópera começavam a se apresentar nos teatros, surgiam musicistas dentro dos conventos e as cortesãs usavam a música para entreter os homens da classe dominante. A mais representativa é Barbara Strozzi, que além de cantar, era a compositora de seu repertório. “As cortesãs eram as únicas mulheres que recebiam uma educação completa que as igualava ao homem em termos de conhecimento e liberdade de circulação numa sociedade masculina e misógina”, conta Silvana.
As primeiras virtuoses da história da música
5 de setembro
SESC Paço da Liberdade (praça Generoso Marques, 189, Centro)
20 horas
Entrada franca
_____________________________________
Tapumes pintados na Praça Espanha
Os tapumes que cercam a obra de revitalização da Praça da Espanha estão quase todos pintados. No último sábado, vários artistas trabalharam em seus espaços e outros farão suas artes nesta semana. Os flagrantes do trabalho foram registrados pelo fotógrafoGuilherme Pupo.
Participam do projeto ‘A arte ocupa a praça’, Adriano Bohra, André Coelho, André Mendes, Benett (cartunista Gazeta), Bernardo Cecatto, Cláudia De Lara Samways, Cleverson Paes Pacheco (Café), Coletivo Paralelo (Walter Thoms), Dell Ribeiro (Dstak), Eduardo Melo (Artestenciva), Eduardo Rosa, Estúdio Cuco, Felipe Kota, Gustavo Malucelli, Gustavo Santos Silva (Gustas), João Marcos (da Utopia), Leandro Cínico, Luiz de Souza, Marco Teixeira, Maurício Vieira, Michael Devis, Neto Vettorello, Paula Ariana Calory (Pac Calory), Paulo Auma, Pupillas (Mariana e Verônica), Ricardo Arroz, Ricardo da Maia, Ricardo Humberto, Sandra Hiromoto, Vanessa Múrio.
Os outros dois lados da Praça - rua Coronel Dulcídio e alameda Carlos de Carvalho – são de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, com a participação da artista plástica Denise Roman e da Casa da Memória.
A iniciativa é da Associação dos Comerciantes da Região da Praça da Espanha (Ascores), com curadoria da galerista Jô Maciel. ‘A arte ocupa a praça’ tem o apoio da Prefeitura de Curitiba, Tintas Coral e Bebidas Tissot.
Apoiadores do evento:
Baby Dreams, Banca da Praça da Espanha, Caramelodrama, Cervejaria Devassa, Condomínio Jardins do Soho, CWB Endossa, Diletto, Don Kebab, Estúdio Teix, Fisicor, , Kids Centro de Educação, La Pasta Gialla, Madero Sports Bar, Villa Batel, Mezanino das Artes, Nazdarovia Eventos, PUC Batel Soho, Restaurante Pata Negra, Restaurante Tartine, Revista Top View, Tea Time, The Sub's, Ton sur Ton, Trattoria do Victor, Vila Carlota, Yellow Art Tapetes, Yoga Studio.
|