sexta-feira, 22 de março de 2013

Notas






_______________________________________________________
Páscoa inspira cursos no Espaço Gourmet

 – No mês da Páscoa, o Espaço Gourmet oferece diversos cursos de preparos de receitas com chocolates. Nesta sexta-feira (22), são três aulas práticas. Das 9h às 12h, a chef Tatiana Bittencourt ensina “Cupcakes de Páscoa”. No mesmo dia, das 19h às 22h, a escola terá os cursos “Bombons e Trufas” e “Patisserie Francesa: Macarons”. As aulas acontecerão na sede da escola em Curitiba (Al. Prudente de Moraes, 129 F). Mais informações e inscrições pelo telefone (41) 3019-0437 ou no sitewww.espacogourmet.com.vc. As vagas são limitadas.



____________________________________


Páscoa Solidária

            O Cemitério Vertical de Curitiba está engajado em fazer uma Páscoa mais feliz para dezenas de crianças. O departamento de assistência social da empresa mobilizou mais uma vez os funcionários em uma campanha para arrecadação de chocolates, que serão entregues no dia 27 de março a todas as crianças da Escola Especial 29 de Março. Aproximadamente 55 alunos serão beneficiados com a campanha de Páscoa dos funcionários. “Estamos muito felizes em poder transformar a Páscoa destas famílias em um dia um pouquinho mais especial”, diz o diretor do Cemitério Vertical, Carlos Camargo.
Atualmente o Cemitério Vertical, também através do departamento de assistência social, assiste duas instituições: a Escola Especial 29 de Março e o Lar Moisés. O objetivo é atender as necessidades do dia a dia dessas instituições realizando doações de alimentos, fraldas descartáveis e materiais de higiene.
           
Sobre a Escola:

A escola de Educação Especial 29 de Março foi fundada em 1948 e atende aos portadores de múltipla deficiência. Atualmente funciona com capacidade para 105 alunos de 5 a 50 anos. Em 1991 foi fundada a Associação Ruth Schrank, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, para buscar os recursos necessários para a manutenção da escola.

Sobre o Cemitério:

Quando se fala em cemitério, a primeira imagem que vem à cabeça é a de extensos terrenos, com os túmulos ordenados em fileiras. Mas uma alternativa que tem sido cada vez mais procurada pela população é a dos cemitérios verticais, com uma concepção arquitetônica bem diferenciada. Nesse caso, o corpo é sepultado em lóculos (gavetas), que são sobrepostos e divididos em andares. É o que ocorre no Cemitério Vertical de Curitiba, inaugurado em 1989. O empreendimento tem 9.360 lóculos para sepultamento e mais 30.888 compartimentos de ossuários, localizados em seus blocos. Esses mesmos blocos ainda têm capacidade para receber mais 8.640 lóculos e 82.368 compartimentos de ossuários. O projeto final prevê a implantação de 35.280 lóculos para sepultamento e 236.808 compartimentos de ossuários.

A grande vantagem dos cemitérios verticais é o fato de serem uma alternativa para a necessidade das cidades, em virtude do crescimento da população, além de serem uma opção ecologicamente correta, por não poluírem o meio ambiente – nem o solo, nem o lençol freático. “Nosso sistema construtivo permite que os sepultamentos se realizem em lóculos estanques acima do solo, fazendo com que os líquidos oriundos da decomposição não entrem em contato com o lençol freático, impossibilitando qualquer impacto negativo que poderia ocorrer. Além desse fator, o Cemitério Vertical possui sistema de tratamento de efluentes gasosos que também impede o contato das moléculas oriundas da decomposição com a atmosfera”, explica Carlos Alberto Camargo, diretor comercial do Cemitério Vertical.

Para completar a preocupação com o meio ambiente, o cemitério tem um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde, o que faz com que todo o resíduo gerado, como restos de caixão e flores, tenham uma destinação final correta.

Segundo o diretor-presidente do Cemitério Vertical, Newton Cabral Fernandes, a verticalização é uma tendência, tanto para municípios de pequeno, como de grande porte. “Não é apenas uma necessidade atual devido à escassez dos terrenos públicos, mas principalmente uma evolução com a preocupação ambiental e sanitária”, explica. Além disso, é uma ótima alternativa para cidades que possuem grandes áreas de mananciais.

Estrutura – O Cemitério Vertical de Curitiba tem mais de 6 mil corpos sepultados, realizando aproximadamente 70 sepultamentos por mês. Os lóculos são construídos para receberem um único caixão e, após o sepultamento, a gaveta é lacrada com uma base de concreto para depois receber o acabamento frontal com uma pedra de mármore. Os familiares também contam com quatro capelas para velório e anfiteatro para 340 pessoas, para a realização de cerimônias fúnebres.

Existe também uma ala diferenciada, para atender famílias numerosas, com capela própria, ossuários e diversos lóculos para sepultamento. Para os lóculos individuais, existe tanto a opção de locação por três anos, com transferência após esse prazo para o compartimento de ossuário, como também os lóculos permanentes.

Outra vantagem do cemitério vertical é que ele não tem inconvenientes como vento, chuva e lama, já que toda a estrutura é coberta. Tem ainda estacionamento com monitoramento ininterrupto através de CFTV de última geração, proporcionando maior segurança para seus clientes e visitantes. Além disso, os sepultamentos podem ser realizados 24h por dia.

O Cemitério Vertical conta com 94 colaboradores, entre eles, assistentes sociais, que recebem os familiares no momento do óbito com profissionalismo. “Elas trabalham com as famílias tão logo a empresa é notificada do falecimento, até o momento do sepultamento para amenizar as consequências da transição, oferecendo conforto nesse momento tão difícil que é a perda de um ente querido. Além disso, prestam serviços sociais orientando familiares e amigos em todas as dificuldades e dúvidas, como trâmites legais, administrativos, serviços e recursos disponíveis”, explica Camargo. Em alguns casos, as assistentes também realizam visitas à casa dos familiares e os encaminham para grupos criados exclusivamente para cuidar do trauma.

Serviço:
Cemitério Vertical de Curitiba
Rua Konrad Adenauer, 940 – Tarumã
(41) 3360-6000 / 0800-416262




COELHOS VIRAM ATRAÇÃO NA PÁSCOA DO MUELLER
Além da tradicional maquiagem e das orelhas de coelhinho, o Shopping Mueller traz a visita de coelhos reais para encantar os pequenos

Inicia-se  neste dia 22/03/2013 No Shopping Muller 
As crianças terão um espaço exclusivo no Shopping Mueller para comemorar a chegada da Páscoa. Oficinas de pintura em desenhos, massinha de modelar e decoração das orelhinhas de coelho são apenas algumas das atrações, que incluem também a tradicional maquiagem do famoso representante da Páscoa.

Para encantar os pequenos, o Shopping preparou ainda o espaço ‘Toca do Coelho’, no qual estarão alguns coelhinhos reais para apreciação das crianças. Quem quiser prolongar o momento, pode levar para casa uma lembrança fotográfica. Depois de maquiados, os pequenos são fotografados no ‘Fun Click’ e a foto é impressa na hora. Se quiser, ainda, pode ter a foto da criança divulgada no Facebook do Shopping Mueller (facebook.com/MuellerCtba).

O espaço ficará aberto ao público do dia 22 a 31 de março, diariamente das 14h às 20h e aos sábados das 12h às 20h, no Piso Cinemas. As brincadeiras, maquiagens e fotos são gratuitas e destinam-se a crianças entre três a 10 anos. Para deixar a brincadeira segura, promotores estarão presentes durante todo o período.

Páscoa no Mueller
Data: 22 a 31 de março
Horário: Domingo à sexta das 14h às 20h e nos sábados das 12h às 20h
Local: Piso Cinemas – Shopping Mueller
Endereço: Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico/Curitiba/PR

Nenhum comentário: