terça-feira, 26 de março de 2013

Festival de Curitiba






Esgotados os ingressos para Haikai



‘Haikai’, o novo espetáculo de Roberto Alvim que estreia na Mostra 2013, já está com ingressos esgotados para as sessões dos dias 30 e 31 de março. Com elenco formado pelos atores curitibanos Nena Inoue e Paulo Alves, além da carioca Martina Gallarza – e com assistência de direção de Don Correia, de Curitiba –, a peça recupera as pesquisas de Alvim a cerca de suas Dramáticas do Transumano e funciona como um haikai, a forma poética japonesa que tem a síntese como maneira de sugerir infinitos significados.   
  quarta (27/3), sempre às 20h, no Espaço Cênico (R. Paulo Graeser Sobrinho, 305 – São Francisco).


Faca nas Galinhas
Repleto de simbologias e de cenas que mostram muitos lados de uma mulher – doçura, inconformismo, frieza –, a peça ‘Faca nas Galinhas’ chega a Curitiba para a Mostra 2013. O drama, do autor escocês David Harrower, tem como personagens um humilde casal – ela, uma camponesa simples; ele, um lavrador.
Apaixonado por cavalos, o marido (Cláudio Queiroz) sempre deu mais atenção a eles do que para a própria mulher (Eloisa Elena). A vida de subimissão em relação ao companheiro parecia não ter fim até o dia em que ele sofre um acidente no estábulo e ela é enviada para cobrir a sua falta. No estábulo, a camponesa conhece um moleiro (Thiago Andreuccetti) e vê despertar inquietações adormecidas e reflexões que mudarão completamente o destino dos três.
‘Faca nas Galinhas’ tem sessões nos dias 29 e 30 de março no Teatro Paiol.
A regra é improvisar
Um dos destaques do Fringe são as performances de improviso. Criadas na hora, os artistas convidam o público a dar sugestões, transformando espectador em diretor. Neste ano, cinco espetáculos fazem parte da programação. Entre eles, ‘Improvisando’, assinada pela Companhia Os Bardoso (SP). Quem realmente conduz a peça, dirigida por Alex Neves, é a plateia, que escolhe o roteiro, as brincadeiras, as situações e improvisa com o grupo uma verdadeira comédia. Dias 29 e 30 de março, às 22h00, no Ambiental Pub.
Os humoristas do programa ‘Amigos da Onça’, do SBT, também improvisam no Fringe nos dias 5, 6 e 7 de abril, às 22h10. Allan Benatti, Edu Nunes, Marco Zenni e Murilo Gun têm a missão de fazer a galera rir no Teatro Regina Vogue. O grupo promete ser irreverente no palco.
Outro espetáculo do gênero, ‘Resta 1’, apresentado no Teatro Regina Vogue dias 29 e 30 de março, às 22h10, é baseado em um formato internacional de improvisação, reunindo dez atores e dois diretores no palco.
A história de um idoso que tenta recuperar suas memórias é contada na peça ‘No fio da meada – Memórias inéditas de uma vida improvisada’, dirigida por Marccão Freire. Mas quem ajuda a conduzir as lembranças é o espectador. Se você quer participar desta história, basta comparecer ao Mini-Guaíra nos dias 6 (21h) e 7 (18h) de abril.
A ideia de lembrar e reviver também está presente no espetáculo ‘Subsolo’. A proposta é refletir sobre a possibilidade de rever sua história de vida depois da morte. O que você faria diferente? No Teatro Cultura dias 4, 5 e 6 de abril às 23h59.

Patrocínio
Os eventos do Festival de Teatro de Curitiba contam com o patrocínio e apoio de diversas empresas e instituições que acreditam na valorização do Teatro. A 22ª edição do Festival é apresentada pelo Ministério da Cultura, Itaú e Renault, e tem o patrocínio da Heineken, Petrobras, Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná e Sanepar, além do apoio da Ecovia, da Vivo (operadora oficial), e parceria com o Shopping Mueller, Palladium e ParkShopping Barigui, locais onde serão vendidos os ingressos.
Os eventos paralelos ainda contam com patrocinadores específicos. O Gastronomix é apresentado pela Alltech e Banco CNH, e conta com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O Guritiba é apresentado pela Mili e ParkShopping Barigui. O Mish Mash é apresentado pela Worker. Já o Risorama tem o patrocínio da Fórmula Renault e Spaipa.
Assessoria de imprensa: (41) 3233-0340
Fernando Henrique Oliveira – fernando@festivaldecuritiba.com.br
Mariângela Guimarães mariangela@festivaldecuritiba.com.br

Nenhum comentário: