quarta-feira, 20 de março de 2013

Festival de Curitiba


Pré-Festival: ´Temor e Tremor´

A escritora é belga, a atriz que interpreta sua história é de origem marroquina e o cenário é o Japão. A adaptação para o teatro do livro ´Stupeur et Tremblements´, da premiada escritora Amélie Nothomb, será apresentada, excepcionalmente, na véspera da abertura do Festival de Curitiba, dia 25 de março, na Sala Londrina do Memorial de Curitiba.
O monólogo, adaptado, dirigido e interpretado por Layla Metssitane, conta a história da autora quando vai para o Japão para trabalhar como intérprete numa grande empresa. Sua experiência no país estrangeiro lhe rende diversas provações e lições para toda a vida. A apresentação, uma parceria do Festival de Curitiba com Aliança Francesa e Sesc Paço da Liberdade, será em francês, com legendas em português.
Grandes clássicos no Fringe
Tchekhov, Oscar Wilde e Edgar Allan Poe estão entre os autores clássicos que serão encenados no Fringe do Festival de Curitiba.
Leandro Bertolla, de Ourinhos (SP), apresenta o monólogo ´Os Malefícios do Tabaco´, dias 6 e 7 de abril, no Auditório Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural. No texto de Anton Tchekhov, Ivan, um homem comum, é convidado a dar uma conferência sobre os malefícios do tabaco e sozinho, diante de uma plateia, compartilha pensamentos, lembranças e sentimentos de uma patética vida de casado.
Comédia de costumes inteligente e romântica, a peça ´Um Marido Ideal´ é um dos textos de Oscar Wilde mais encenados no mundo. A trama se passa no final do século 19, em Londres, onde o solteiro Arthur Goring tenta salvar o casamento do pressuposto marido ideal Sir Robert Chiltern com Lady Gertrude Chiltern, mulher irreverente que põe o marido em cheque com uma carta que compromete seu passado. A montagem tem direção de Marino Jr. e será apresentada dias 29, 30 e 31 de março, e 5, 6 e 7 de abril no Teatro João Luiz Fiani.
´A Queda da Casa de Usher´, conto de Edgar Allan Poe, ganhou uma adaptação para os palcos com a Cia. Teatropelei, com direção de Edgar Assumpção. A peça trata do conflito de sentimentos e sensações que a sensibilidade artística pode causar. A montagem convida o público a entrar na casa, nas emoções e na mente dos personagens. Apresentações no dia 5 de abril, às 20h e 21h, no Auditório Bento Mossurunga, no Colégio Estadual do Paraná.

Nenhum comentário: