Márcio Souza e Ana Miranda na 1ª Bienal do Livro Paraná Autores de destaque nacional e internacional participarão do evento.
Dois grandes nomes da literatura brasileira, o amazonense Márcio Souza e a cearense Ana Miranda, estarão na 1ª Bienal do Livro Paraná. No dia três de outubro, às 14h, a dupla participa do Café Literário com o tema Quando a vida vira ficção. De acordo com o curador, jornalista e escritor, Rogério Pereira, eles falarão sobre o quanto é comum personagens históricos se transformarem em ficcionais. Em romances, contos e novelas, vida real e ficção se fundem na construção de uma obra híbrida. E quais os limites entre realidade e ficção? Como manter o equilíbrio na criação ficcional?
Para Ana Miranda, a literatura é a própria vida. “Registra em palavras o uso de qualquer linguagem, a maneira de cada ser se expressar, seja por um gesto, seja por um verso, seja pela simples presença física ou abstrata, a presença onírica, ou até mesmo a ausência. A literatura é vida porque está em tudo, e tudo tem sua linguagem”, diz a autora.
A 1ª Bienal do Livro Paraná acontece entre os dias 1º e 10 de outubro, no Estação Convention Center, em Curitiba. Considerado um dos principais eventos literários do país, inclui uma programação completa com: Café Literário, Atividades Infantis e Sessões de Autógrafos. A expectativa da organização é atrair um público de 200 mil visitantes. A Bienal do Livro Paraná contará com 60 expositores, aproximadamente 40 autores e mais de 80 sessões na Programação Cultural.
O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), do Grupo RPC (Jornal Gazeta do Povo, Rádio Mundo Livre FM e RPCTV – Afiliada à Rede Globo), Sinepe PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná) e Curitiba Convention & Visitors Bureau. Mais informações no site www.bienaldolivroparana.com.br
Sobre Márcio Souza
Nascido em 1946, em Manaus, Estado do Amazonas. Seu primeiro romance, Galvez, Imperador do Acre, lançado em 1976, alcançou enorme sucesso de crítica e público, e foi traduzido para o inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, grego, holandês e japonês. Seus outros romances, como A Ordem do Dia, A Condolência e O Brasileiro Voador, também foram largamente traduzidos. Seu romance Mad Maria foi transformado em mini-série pela Rede Globo de Televisão em 2005. Atualmente, trabalha na tetralogia Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro, tendo já publicado três volumes: Lealdade, Desordem e Revolta. O quarto volume, Derrota, está em processo de criação. É membro efetivo da Academia Amazonense de Letras e dirige o TESC – Teatro Experimental do SESC do Amazonas.
Sobre Ana Miranda
Nasceu no Ceará, em 1951, onde vive atualmente. Voltada para a linguagem, dotada de um brasilianismo intenso, realiza um trabalho de redescoberta e valorização do nosso tesouro literário, que a leva a dialogar com obras e autores de nossa literatura, em uma época em que as culturas delicadas são ameaçadas pela força de uma cultura universal. Recebeu alguns prêmios, como Jabuti e da Academia Brasileira de Letras e teve sua obra traduzida em cerca de vinte países. Consagrou-se pela inclusão de seu Boca do Inferno no cânon dos cem maiores romances em Língua Portuguesa do século 20, elaborado por estudiosos da literatura, brasileiros e portugueses. Seus principais romances são: Boca do Inferno, 1989; A última quimera, 1995; Desmundo, 1996; Amrik, 1998; Dias & Dias, 2002; Yuxin, 2009. Todos editados pela Companhia das Letras.
Serviço
1ª Bienal do Livro Paraná
Data: 1º a 10 de outubro de 2010
Horário: Dias de semana: das 9h às 22h e Fins de semana: das 10h às 22h
Local: Estação Convention Center (Avenida Sete de Setembro, 2.775 - Curitiba – Paraná)
Site: www.bienaldolivroparana.com.br
Todo professor, bibliotecário e profissional do livro terá acesso gratuito à Bienal.
Sobre a Fagga | GL eventsA Fagga | GL events é uma das principais empresas brasileiras especializadas na organização e promoção de eventos nacionais e internacionais. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, a Fagga é associada, desde 2006, à francesa GL events, mundialmente conhecida nesse segmento. Em seu portfólio estão recordes nacionais de público, como o da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA, a Rio 92 e o Fórum Global. A Fagga | GL events já realizou mais de 2.600 eventos no Brasil e cerca de 250 no exterior. Em 2010, a empresa vai realizar 20 feiras.
A Fagga | GL events oferece um conjunto completo de serviços para planejamento, criação, produção, administração e logística de eventos. Desde uma reunião executiva para 5 participantes até grandes feiras setoriais que atingem a visitação de mais de 500.000 pessoas. A empresa conta com profissionais especializados em diferentes áreas, como marketing e comunicação; viagens e turismo; arquitetura promocional; design e comunicação visual; internet e informática, que são envolvidos em cada etapa dos projetos.
www.fagga.com.br Sobre o Grupo GL events
Com sede em Lyon, na França, o Grupo GL events é considerado um dos maiores conglomerados mundiais no competitivo segmento de eventos e exposições, atuando em organização de feiras, congressos e convenções, gestão de centros de convenções e salões de exposição, além de grandes eventos corporativos, através de sua associada, Market Place.
O Grupo GL events conta com 3.500 colaboradores diretos e administra 80 operações e negócios, como a gestão de 34 centros de convenções e exposições em 13 diferentes países, entre eles, o Brasil.
www.gl-events.com
www.gleventsbrasil.com.br-
Bienal segunda Nota.
Confirmado José Castello participa do Café Literário da 1ª Bienal do Livro Paraná, promovida pela Fagga | GL events. Com curadoria de jornalista e escritor Rogério Pereira, De acordo com a Fagga | GL events, que também é responsável pelas bienais do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, o Café Literário é uma das atrações de maior destaque da Bienal do Livro. Proporciona o contato do público com seus ídolos literários, promovendo o debate sobre livros, estilos, ideias e fomentando o hábito da leitura.
A 1ª Bienal do Livro Paraná acontece entre os dias 1º e 10 de outubro, no Estação Convention Center, em Curitiba. Considerada um dos principais eventos literários do país, inclui uma programação completa com: Café Literário, Atividades Infantis e Sessões de Autógrafos. A expectativa da organização é atrair um público de 200 mil visitantes. A Bienal do Livro Paraná contará com 60 expositores, aproximadamente 40 autores e mais de 80 sessões na Programação Cultural.
O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e do Grupo RPC (Jornal Gazeta do Povo, Rádio Mundo Livre FM e RPCTV – Afiliada à Rede Globo). Mais informações no site www.bienaldolivroparana.com.br
Sobre José Castello
Carioca, nascido em 1951, radicado em Curitiba desde 1994, é jornalista e escritor.
É colunista do suplemente “Prosa e Verso”, de O Globo.
Colaborador regular do jornal Valor Econômico, da revista Época, e do mensário Rascunho, de Curitiba.
Desde 2004, realiza oficinas literárias, chamadas “Oficinas da Imaginação”.
Com a psicanalista carioca Hena Lemgruber, desenvolve o projeto Extremos/ Círculo de leituras de ficções radicais.
Mestre em Comunicação pela UFRJ.
Foi cronista do jornal O Estado de S. Paulo.
Foi editor de Idéias do Jornal do Brasil.
Foi chefe da sucursal carioca da revista IstoÉ.
Foi repórter de Veja.
É autor dos seguintes livros:
O Poeta da Paixão (biografia de Vinicius de Moraes, prêmio Jabuti de biografia e ensaio em 94, Companhia das Letras, 1993).
Na cobertura de Rubem Braga (José Olympio, 1966, retrato de Rubem Braga).
Inventário das Sombras(reunião de retratos de escritores e artistas como Artur Bispo do Rosário, José Saramago, Clarice Lispector, Manoel de Barros e Nelson Rodrigues, entre outros, Record, 1999).
Fantasma(romance, finalista do prêmio Jabuti 2003 e menção especial do prêmio Casa de las Américas, de Cuba, 2003, editora Record, 2001).
As melhores crônicas de José Castello(seleção de 75 das crônicas que publicou durante nove anos no jornal O Estado de S. Paulo, Global, 2003, finalista do prêmio Jabuti 2004).
Pelé/ Os dez corações do Rei (retrato de Pelé, Ediouro, 2004).
João Cabral de Melo Neto: O Homem Sem Alma/ Diário de Tudo, Bertrand Brasil, 2006.
A literatura na poltrona/ Jornalismo literário em tempos sombrios , editora Record, 2007.
Ribamar, romance, Bertrand Brasil (lançamento em agosto próximo, durante a Bienal do Livro de SP).
Organizou e prefaciou dois inéditos do poeta Vinicius de Moraes: o Livro de Letras (Companhia das Letras, 1991) e Roteiro lírico e sentimental do Rio de Janeiro (Companhia das Letras, 1992).
Um comentário:
Fala a verdade! É a melhor hora para se escrever! Grande abraço
Postar um comentário