terça-feira, 26 de agosto de 2008

Blogs

NOTÍCIAS >> Brasil




Publicado em 25/08/2008 08:30
Consultor defende mais espaço para blogs em jornais
Fonte: Agência Estado


A convergência multimídia, ponto prioritário no negócio do jornalismo nos últimos anos, esteve presente em vários painéis do primeiro dia do 7.º Congresso Brasileiro de Jornais.

A ANJ trouxe o consultor americano John Wilpers. Prático e direto na sua interpretação do que se pode esperar do novo leitor, ele não hesitou em sugerir que os jornais criem páginas específicas para os blogueiros.

Pode parecer contraditório: afinal, algo que nasceu no mundo digital, pode parecer inadequado ao mundo físico. Mas ele mostrou depoimentos que comprovam o que chamou de resistência mágica dos meios impressos.

Wilpers acredita que os jornais no Brasil poderiam se apropriar das microaudiências dos blogueiros, como alguns jornais regionais fizeram com sucesso nos EUA, e, com isso, gerar bom volume de trânsito e audiência para seus sites.

O que mais chama a atenção nas sugestões do consultor poderia ser interpretado como a simples troca da tradicional seção de cartas por um espaço para manifestação do mundo blogueiro.

"Os futuros consumidores de notícia querem ser criadores", diz o consultor. "Por isso ocorre a expansão absurda dos sites de relacionamento e da blogosfera."

As últimas pesquisas, segundo Wilpers, mostram que jovens entre 15 e 34 anos não lêem jornal. "Eles não identificam seus interesses em veículos impressos. Eles gostam de notícias locais e de compartilhar assuntos, e essa possibilidade não é contemplada nos jornais."

Por isso, ele acha que os blogs crescem em relevância e, com eles, cresce a necessidade da participação. Wilpers recomenda sem temor que os jornais devem criar blogs e videoblogs em seus sites para que os leitores possam colaborar.

Nenhum comentário: