Hoje, a Royal Academy of Dance (RAD) tem o prazer de anunciar que seu principal evento, The Margot Fonteyn International Ballet Competition, será realizado em São Paulo, Brasil, de 11 a 19 de outubro de 2025, pela primeira vez na história da competição.
Nomeado em homenagem à presidente de mais longa data da RAD, Dame Margot Fonteyn DBE, o Fonteyn é uma das competições de balé mais antigas e prestigiadas do mundo, representando o auge da conquista para jovens bailarinos formados no método RAD.
Iniciada em 1931, a competição já percorreu o mundo e é dedicada a promover a dança, oferecer experiências educacionais e reconhecer a excelência de jovens bailarinos internacionalmente. Como um trampolim para a carreira profissional, os vencedores anteriores se tornaram bailarinos profissionais em companhias ao redor do mundo e desfrutaram de carreiras duradouras nas artes.
As estrelas brasileiras da dança Ana Botafogo e Mayara Magri (primeira bailarina do The Royal Ballet e coreógrafa comissionada para o Fonteyn 2025) serão juradas da final, enquanto Paloma Herrera e Julio Bocca julgarão as semifinais.
Os professores da competição incluem o diretor artístico da RAD, Alexander Campbell, Daniela Severian, Lars van Cauwenbergh, além dos pianistas Maria Ines Vasconcellos, Silvina Rouco e Joaquin Panisse.
Sergundo Alexander Campbell, diretor artístico da RAD: “Em nome da RAD, estamos muito entusiasmados em trazer o Fonteyn para São Paulo, Brasil, pela primeira vez na história da competição. Celebrando o legado de Dame Margot Fonteyn DBE, a competição reúne bailarinos de todo o mundo para uma maravilhosa semana de dança. Além de receberem orientação especializada do nosso brilhante corpo docente, os candidatos do Fonteyn 2025 terão a oportunidade de se apresentar diante do nosso respeitado júri no Auditório Ibirapuera.
A RAD tem uma história longa e próspera no Brasil. Sob a orientação de Dame Margot Fonteyn, Dalal Achcar (uma das figuras-chave responsável pela expansão da educação em balé no país) foi fundamental para trazer a RAD ao Brasil. O primeiro curso oficial da metodologia para professores brasileiros aconteceu em 1963 e, desde então, Dalal e a RAD inspiraram um número incontável de bailarinos e professores. Estamos ansiosos para celebrar e fazer história com o primeiro Fonteyn no Brasil, e espero vê-los lá.”
Mayara Magri, coreógrafa comissionada para o Fonteyn, fala: “O Fonteyn é um evento muito especial no calendário internacional da dança. Estou muito feliz por fazer parte da competição deste ano na América Latina, que tem uma história tão rica com a RAD. Gostaria de desejar muita sorte aos candidatos, espero que aproveitem ao máximo essa experiência maravilhosa e criem memórias para a vida toda.”
As sessões de orientação que dão início à competição, acontecerão no Estúdio de Ballet Cisne Negro. As semifinais e a final serão realizadas no Auditório Ibirapuera.
Os candidatos serão avaliados por aula técnica, uma variação de repertório clássico e o “Dancer’s Own” – um solo coreografado por eles mesmos, seu professor ou um colega, com uma música de sua escolha. Os finalistas também serão avaliados em um solo criado pela coreógrafa comissionada Mayara Magri.
No Fonteyn, os candidatos competem pela chance de ganhar a cobiçada medalha de ouro Genee, apoiada pela Freed of London, além das medalhas de prata e bronze, prêmios em dinheiro, e pelos prêmios de Escolha do Público Dame Margot Fonteyn, Coreografia e Musicalidade. Além dos prêmios, os candidatos têm a oportunidade de conquistar bolsas de estudo em algumas das mais prestigiadas escolas de balé do mundo, incluindo English National Ballet School, Houston Ballet Academy e The Royal Ballet School.
Além das semifinais e finais, o público poderá aproveitar eventos complementares durante a semana, incluindo uma sessão de coaching com Ana Botafogo e a embaixadora do Fonteyn, a brasileira Isabella Gasparini – solista do Royal Ballet de Londres - além de eventos que destacam o renomado programa de exames da RAD.
Para mais informações e para reservar seus ingressos, visite: The Fonteyn | Tickets
Sobre a Royal Academy of Dance
A Royal Academy of Dance (RAD) é uma das organizações mais influentes no ensino e treinamento de dança no mundo, com uma forte presença global em mais de 80 países. Fundada em 1920 com o objetivo de melhorar os padrões e revitalizar o treinamento em dança, a RAD auxilia e incentiva seus professores a aperfeiçoarem suas habilidades de ensino e a transmitirem esse conhecimento aos seus alunos. Atualmente, mais de 1.000 estudantes participam dos programas de formação de professores em tempo integral ou parcial e todos os anos o currículo de exames é ensinado para milhares de jovens ao redor do mundo, com cerca de um quarto de milhão de alunos realizando exames anualmente.
Foto: Jakob Wheway-Hughes, medalhista de ouro do Fonteyn 2023, atualmente é bailarino do English National Ballet. | Foto de Martin Bell.
Nenhum comentário:
Postar um comentário