terça-feira, 23 de novembro de 2021

Exposição dos veículos

 

EXPOSIÇÃO CONTA HISTÓRIA DO SETOR AUTOMOTIVO NO PARANÁ

Realizada pela Renault e Sistema Fiep, a mostra apresenta o Gordini, carro histórico da montadora francesa, Scénic, primeiro carro produzido no Complexo industrial Ayrton Senna, no Paraná e Zoe E-Tech Electric, carro 100% elétrico

Mostra gratuita e aberta ao público segue até o dia 03/12, no átrio do Campus da Indústria, em Curitiba (crédito da foto: Gelson Bampi)

A partir do dia 22 de novembro, o Senai traz para o Campus da Indústria, em Curitiba, uma exposição inédita que conta a história da construção e transformação do Paraná em um dos polos automotivos mais exponenciais do país.

Em parceria com a Renault do Brasil, a exposição, totalmente presencial, vai mostrar três veículos que marcaram essa história: o Gordini, clássico dos anos 50 e 60 que foi fabricado no Brasil pela Willys Overland sob licenciamento da Renault a partir de 1962; o Scénic, primeiro carro Renault produzido no Paraná e que deu início ao polo industrial automotivo no Estado, tendo sua primeira unidade fabricada no antigo CIETEP - Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná, hoje Campus da Indústria com o objetivo de formar os primeiros colaboradores da Renault; e o ZOE E-TECH Electric, carro 100% elétrico com zero emissão de ruídos e autonomia de 385 km, fabricado pela Renault na Europa e disponível no mercado nacional.


Além da exposição dos veículos, a mostra também apresenta ao público, por meio de totens temáticos, a evolução do setor automotivo no Paraná e a trajetória do Senai no Estado como grande formador de mão de obra para esse segmento industrial, mantendo-se presente e atuante no desenvolvimento de pesquisas que colaboram para a modernização e crescimento do setor.

“A parceria do Sistema Fiep com a Renault do Brasil vem de longa data. O primeiro carro da Renault no Paraná foi montado dentro do Senai, no antigo CIETEP, em 1998, e desde então somos um dos grandes parceiros da montadora seja com educação profissional ou com o desenvolvimento de tecnologia e espaço para inovação”, comenta o gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, Fabrício Lopes, que explica outros detalhes relacionados à exposição. “A mostra apresenta a história dessas duas entidades que, juntas, já geraram tanto valor para o Paraná por meio do desenvolvimento de emprego, mão de obra, valor agregado e economia. O objetivo é relembrar um pouco dessa história e valorizar essa parceria de sucesso e de longa data entre Renault e Sistema Fiep”, finaliza.

“Temos uma história de inovação com o Sistema Fiep construída antes mesmo da inauguração do Complexo Industrial Ayrton Senna, em 1998. Na exposição as pessoas têm a oportunidade de conhecer veículos Renault icônicos do passado, presente e futuro. São veículos que mostram o legado da nossa marca no país”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

A exposição, que é gratuita e aberta ao público em geral, segue até o dia 03/12, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira, no átrio do Campus da Indústria do Sistema Fiep, na Avenida Comendador Franco, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba.

 

Totens temáticos marcam a história do setor automotivo no Paraná

A partir de oitos estações temáticas, os visitantes poderão conhecer a história do setor automotivo no Estado chegando aos dias atuais, com uma indústria 4.0 altamente tecnológica e conectada com as demandas do futuro.

Na primeira estação temática, o visitante é levado para o ano de 1903, com o primeiro automóvel a circular por Curitiba. A próxima parada tem como ponto de partida a criação do Campus da Indústria, na década de 1960.

O terceiro grande totem da exposição marca o reposicionamento das grandes montadoras frente aos mercados futuros, com o início das obras de instalação da Fábrica da Renault do Brasil em São José dos Pinhais, em 1995.

Ao centro, o visitante encontra a história por trás da produção do Scénic, primeiro carro fabricado pela montadora francesa em solo brasileiro, que teve sua primeira unidade produzida a partir de 1998, dentro do CIETEP, para formação dos colaboradores da Renault, hoje Campus da Indústria do Sistema Fiep.

As três últimas estações marcam a evolução tecnológica das indústrias automotivas no Estado e a força do Senai Paraná como referência em produção tecnológica e mão de obra para acompanhar as tendências e desenvolvimentos do setor.

 

SERVIÇO:

Exposição Setor Automotivo no Paraná

Gordini, carro histórico da montadora francesa, Scénic, primeiro carro produzido no Paraná e Zoe E-Tech, carro 100% elétrico com zero emissão de ruídos, fazem parte da exposição.

Evento Gratuito

Data: 22/11 a 03/12

Horário: 9h às 19h

Local: átrio do Campus da Indústria - Sistema Fiep (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico)

 

Nenhum comentário: