quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Comportamento

 Edson Castro, do Manual do Homem Moderno, afirma que “o Brasil é um país sem pais

Com mais de 4 milhões de seguidores e média de 8 milhões de views/mês nos vídeos, o Manual do Homem Moderno ajuda na troca de informações básicas sobre as questões das masculinidades.

O co-fundador do canal, Edson Castro, contou tudo sobre falar com homens na internet no TEDx Macedo que aconteceu neste sábado (11/09)

 

“Com quem você fala quando não tem mais ninguém para conversar?”. É com essa provocação que Edson Castro, jornalista fundador do então blog Manual do Homem Moderno, abre seu pitch Como Falar Com Homens Na Internet, que aconteceu no último sábado, 11 de setembro, no TEDxMacedo


Acontece que a provocação parte do lugar que o Manual do Homem Moderno ocupa na internet desde 2012: conversar com homens sobre o que eles não conversam com mais ninguém - nem com seus círculos mais íntimos, nem com o próprio pai. Partindo dessa perspectiva, a responsabilidade é grande.

“De acordo um estudo do Ipea, 12 milhões de mães não têm um parceiro para ajudar na criação dos filhos. Segundo dados do Registro Civil, a cada ano, 6% das crianças nascidas no Brasil são registradas sem o pai na certidão. O Brasil é um país sem pais”, lamenta Edson Castro. “Para quem não encontra respostas na escola ou em casa, a internet é o único lugar onde eles vão fazer as perguntas. Aí que surgem os problemas. Pelo menos 90% dos meninos e 60% das meninas vão assistir pornografia antes do 18 anos. Para quem não tem referência nenhuma, o que está na tela se torna realidade. O pornô virou educação sexual - que é praticamente a mesma coisa de você dizer que aprendeu a dirigir só porque viu todos os filmes do Velozes e Furiosos”, alerta.

Da criação do blog ao universo multiplataforma que o Manual do Homem Moderno alimenta hoje, as abordagens ganharam novos contornos, a base de fãs extrapolou os 4 milhões de seguidores, e, principalmente por meio do canal no YouTube, Edson Castro se estabelece hoje como o principal porta-voz do canal de conteúdo focado no público masculino do Brasil. Fala-se então de uma média de 8 milhões de pessoas assistindo ao Eddie todos os meses para tratar de questões aparentemente simples. “Boa parte das pautas dos vídeos que eu produzo hoje surgem das conversas que eu queria ter tido anos atrás, mas não tinha ninguém lá para falar comigo. Por exemplo, uma das maiores dúvidas que recebo de meninos é sobre o próprio pênis: ‘É pequeno demais? Será que meu namorado ou namorada vai gostar?' Temos que abrir diálogos com homens. Entender o que está por trás de cada dor e oferecer os mecanismos necessários para eles lidarem com isso”, encerra.

Sobre Edson Castro

Jornalista pela PUC-SP, Edson Castro começou a carreira na PlayTV, foi editor e business intelligence no Grupo RBS. Produz conteúdo digital desde 2010, fundou o Manual do Homem Moderno em 2012 e lidera discussões voltadas para o público masculino desde então. 

Sobre o Manual do Homem Moderno

O Manual do Homem Moderno (MHM) é um portal de dicas de comportamento, relacionamento, saúde mental, moda, dentre outras transversais que rondam o universo masculino. Criado em 2012 pelos jornalistas Edson Castro e Leonardo Filomeno, e pelo desenvolvedor Weslley Alves, desde então, seu crescimento transformou o projeto original no maior hub de conteúdo masculino do Brasil, incluindo YouTube, Instagram, TikTok, Twitter, Pinterest, Facebook, Telegram, além do podcast publicado em diversas plataformas e do portal.

Nenhum comentário: