quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Cultura

 

Bossa Criativa promove Mostra de Videopoesia no Festival Arte e Toda Gente

Evento estreia no sábado, 7/8, às 18h, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Mostra reúne autores de diversos estados brasileiros e inclui poetas que se expressam na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pro grama é uma parceria da Funarte com a UFRJ.

Mostra de Videopoesia do Bossa Criativa no Festival Arte de Toda Gente - montahem de Raffaella Bompiani com fotos de divulgação

Participantes da Mostra de Videopoesia em Montagem de Raffaella Bompiani sobre fotos de divulgação

Como parte do Festival Arte de Toda Gente, o projeto Bossa Criativa promove a Mostra Virtual de Videopoesia, que reúne trabalhos de 14 poetas de vários estados brasileiros, contemplando uma pluralidade de temas e sotaques da rica poesia brasileira. Com estreia marcada para as 18h do próximo sábado, dia 7 de agosto, a apresentação estará disponível no site www.bossacriativa.art.br e também no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O projeto é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Nascida no tempo das filmagens analógicas, a videopoesia teve na tecnologia digital um grande estímulo para seguir ampliando seu universo, com uma linguagem artística híbrida entre o audiovisual e a literatura e buscando sempre novos formatos, suportes e meios de difusão. Com as restrições a saraus e performances poéticas impostas pela pandemia, a produção dessas obras poéticas em vídeo ganhou ainda mais relevância.

Na mostra do Festival Arte de Toda Gente, o Bossa Criativa apresenta obras de artistas que têm se expressado nessa linguagem e formato. Dela fazem parte videopoemas de Antônio Cunha (SC), Artur Gomes (RJ), Brenda Mar(que)s Pena (MG), Anand Rao (DF), Edmilson Santini (PE), Jairo Fará (MG), Gil Jorge (SP), Jidduks (PR), Jorge Ventura (RJ), Roberta Tavares (PA), Lilia Diniz (MA), Nassau de Souza (RS) e dos poetas surdos Edinho Santos (SP) e Yanna Porcino (PB) – que se expressam na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A curadoria é do artista multimídia e pesquisador Tchello d’Barros.


O festival

O Festival Arte de Toda Gente, que se iniciou em julho deste anoreúne dezenas de professores, especialistas e artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Pela primeira vez, em um só evento, estão combinadas de forma complementar atividades promovidas pelos três projetos do programa Arte de Toda Gente: Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos. Lançados ao longo de 2020, os projetos compõem o programa Arte de Toda Gente.


Arte de Toda Gente, os projetos da parceria Funarte-UFRJ (www.artedetodagente.com.br)

O programa Arte de Toda Gente compreende três diferentes iniciativas, desenvolvidas em parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade e lançadas no decorrer de 2020. Devido à pandemia de Covid 19, inicialmente todas as atividades dos projetos vêm sendo desenvolvidas exclusivamente em ambiente virtual, mas, logo que possível, se estenderão a ações presenciais em todas as regiões do Brasil.

A primeira dessas iniciativas é o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, que reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de shows curtos, performances, mostras, lives e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil.

A segunda iniciativa é o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais, produzindo ainda material didático de apoio, partituras e publicações. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escola de todo o país e suas atividades estão disponíveis no site www.sinos.art.br.

Já o Um Novo Olhar (UNO) tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade, a promoção de lives, encontros e seminários virtuais e com uma série de publicações – que incluem a produção por encomenda de versões e partituras originais de compositores brasileiros especialmente formatadas para corais –, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências e suas aulas e apresentações podem ser encontradas no site www.umnovoolhar.art.br.

Nenhum comentário: