sexta-feira, 18 de junho de 2021

Entretenimento

 

Imagem do filme ‘Central do Brasil’, analisada na série ‘Grandes Cenas’ 

Curta!On e Tamanduá TV celebram 
Dia do Cinema Brasileiro 

EM TAMANDUA.TV.BR, ACERVO PODE SER ACESSADO DE GRAÇA POR UMA SEMANA, A PARTIR DE SÁBADO, 19

Em 19 de junho, comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. A data vem de 1898, quando o ítalo-brasileiro Afonso Segreto registrou as primeiras imagens em movimento no Brasil, referentes à chegada de um navio, do qual estava a bordo, na Baía de Guanabara. De lá para cá, o cinema nacional passou por muitas transformações e surgiram centenas de cineastas admiráveis.

A partir do próprio dia 19, sábado, o streaming Tamanduá TV disponibiliza gratuitamente o seu acervo de filmes sobre os bastidores do cinema nacional. As produções estarão com o sinal aberto por uma semana. São 158 títulos documentais, sendo 107 episódios de sete séries e 51 longas documentais sobre o trabalho dos grandes fotógrafos do cinema; conversas com diretores abordando as grandes cenas que se imortalizaram de seus filmes; a filmografia dos maiores diretores do cinema de ficção; o processo de criação de documentaristas; o trabalho dos críticos e muito mais.


Também sob curadoria do Grupo Curta!, o clube de documentários Curta!On se junta a essa iniciativa e oferece uma verdadeira aula de cinema com 82 títulos, sendo 67 episódios de séries e 15 longas. São filmes que se debruçam sobre a carreira de nomes como Glauber Rocha, Eduardo Coutinho, Mário Carneiro e Luiz Sergio Person, entre outros. As séries, por sua vez, abordam a fotografia no cinema nacional, o trabalho dos críticos e as técnicas dos documentaristas para retratar a realidade. O Curta!On está disponível no NOW, de NET/Claro, e em CurtaOn.com.br por um preço promocional de R$9,95 nos dois primeiros meses.

Entre os filmes disponibilizados na plataforma Curta!On e no Tamanduá TV estão também produções sobre diretores como Glauber Rocha, Mario Peixoto, Hugo Carvana e Eduardo Coutinho, além de filmes sobre o Cinema Novo e outros momentos decisivos da cinematografia brasileira, como a época em que era preciso driblar a censura da ditadura militar da época.

Confira algumas sinopses no Tamandua TV e no Curta!On:

Nenhum comentário: