quinta-feira, 13 de maio de 2021

 

---------- 


Curta!On,  a central dos documentários brasileiros e estrangeiros no NOW e na Internet,
apresenta a série "Adeus, Camaradas!"

Caso não queira mais receber mais nossos releases, é só clicar no link abaixo das assinaturas.

Abraços, Equipe Febre

 


O Kremlin de Moscou (Foto: Divulgação/Curta!On)

Do apogeu ao colapso: ‘Adeus, Camaradas!’ mostra trajetória da União Soviética

GRAVADA EM 12 PAÍSES, SÉRIE REÚNE IMAGENS E ENTREVISTAS QUE AJUDAM A ENTENDER A IMPLOSÃO DA POTÊNCIA SOCIALISTA

Os reflexos da ditadura de Stalin, a expansão do bloco socialista, o gulag, os segredos por trás da explosão da usina de Chernobyl, a conquista espacial, a queda do muro de Berlim. Esses e muitos outros acontecimentos que fazem parte dos anos em que a União Soviética dominava politicamente uma boa parcela do planeta — do fim da Segunda Guerra até o início dos anos 1990 — são relembrados e analisados na minissérie francesa “Adeus, Camaradas!”, na programação do Curta!On.

Dividida em seis episódios de cerca de 50 minutos, a produção da ARTE-France é dirigida pelo documentarista russo Andrei Nekrasov. “Apogeu”, “Ameaças”, “Esperança”, “Revolução”, “Despertar” e “Colapso” são os títulos dos capítulos que contam a história do auge do “império” comunista, passando pelo início de seu declínio até o colapso total. De forma criativa e didática — por vezes utilizando recursos do humor, mas também dando tons de pesar diante de momentos mais trágicos —, a série destaca acontecimentos a partir da década de 1970, quando a União Soviética lançava os primeiros foguetes e começava a conquista espacial, símbolo maior de seu apogeu.


A condução da série é feita por uma personagem — interpretada pela atriz Tatiana Nekrasov — que revela ter estudado História para não esquecer o passado. Ela questiona o narrador, a quem chama de pai, que lamentava o que considerava “a morte do socialismo”, após assistir pela televisão, em 25 de dezembro de 1991, a renúncia de Mikhail Gorbachev à presidência da União Soviética e a dissolução do bloco. “Aquela superpotência nunca antes derrotada acabou derrotando a si mesma”, analisa.

Filmados em 12 países que antes compunham a chamada Cortina de Ferro, como Alemanha e Romênia, a série apresenta uma análise do bloco socialista europeu e suas lideranças, além de mostrar as dificuldades enfrentadas enquanto a União Soviética se desmantelava. Passado o auge do regime, muitos países começaram a lutar por independência e ondas nacionalistas e separatistas ganharam força, aumentando os conflitos nos domínios soviéticos. Os episódios trazem imagens históricas e entrevistas com pessoas que participaram do desenrolar dos acontecimentos, como, por exemplo, Alexei Kondaurov, oficial da KGB, o serviço secreto soviético, de 1973 a 1991.

“Adeus, Camaradas!” mostra, ainda, os últimos suspiros da antiga potência mundial e o início de novos caminhos que a Rússia tomaria dali em diante: a implementação da Perestroika e do Glasnost pelo presidente Mikhail Gorbachev, em 1986, em prol de uma reestruturação econômica e de uma maior abertura política.

PROMO:  https://youtu.be/NEGxGeGIbC4
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1sgwxuZw0zBGyE4TGo0ahajZqQlqBAGnK?usp=sharing

 

 

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.


 

 

 


Nenhum comentário: