sexta-feira, 14 de maio de 2021

 

Espetáculo Diplomacia revise encontro histórico acontecido na Segunda Guerra Mundial

Com direção de Ricardo Grasson, espetáculo com Eduardo Semerjian e Otávio Martins revive encontro histórico da 2ª Guerra Mundial

Espetáculo Diplomacia revise encontro histórico acontecido na Segunda Guerra Mundial


 (crédito Helô Bortz)

 

Baseada em uma impressionante história real que se passa na França ocupada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, o espetáculo Diplomacia, do dramaturgo francês Cyril Gély, estreia dia 19 de maio, quarta-feira, às 19h, em formato digital pelo Sesc Ao Vivo

 

O texto, que inspirou o filme homônimo de 2015 do diretor Volker Schlöndorff, ganhou a tradução de Aimar Labaki e traz Eduardo Semerjian e Otávio Martins em cena, com direção de Ricardo Grasson. A transmissão acontece no perfil do Instagram do Sesc Ao Vivo (@SescAoVivo) e no canal do YouTube do Sesc São Paulo (Youtube.com/sescsp), sem a necessidade de cadastro ou agendamento prévio.


 

Toda a ação acontece num quarto de hotel, convertido em quartel-general dos alemães em 1940, onde se encontram o alemão General Choltitz (Eduardo Semerjian), designado por Hitler para explodir a cidade de Paris na Segunda Guerra, e o embaixador sueco Raoul Nordling (Otávio Martins), que tenta convencê-lo a desistir da explosão. O encontro entre estes dois homens foi real, e nas circunstâncias narradas na peça. 

 

O dramaturgo constrói um empolgante diálogo entre dois homens que mudaram o curso da História. O texto de Cyril Gély dramatiza essa decisão num diálogo extraordinário entre o general alemão e o cidadão sueco nascido em Paris, onde viveu grande parte de sua vida, Raoul Nordling foi personagem central nas negociações ao longo da ocupação para minimizar mortes e danos.

 

A montagem de Ricardo Grasson tem influência no expressionismo alemão, num jogo de luz e sombras. Toda a trama se passa em uma madrugada, às vésperas da destruição da Cidade-Luz, Nordling tenta demover Choltitz, colocando em xeque as ideias de ambos sobre o que é Civilização, quais os valores que sobrevivem independente de nacionalidades e ideologias, e qual o lugar dos bens culturais na discussão sobre a Paz. Para o diretor, “o texto é atual e necessário por valorizar a importância do diálogo. O que se discute na peça não é apenas a preservação de uma cidade, mas a noção de civilidade e de valores éticos entre seres humanos. O diálogo como instrumento de tolerância e convivência, tema importante para os dias atuais.”

 

“Se há algo que aprendi com o meu personagem, o Nazista General Choltitz, é que quando se opta pelo uso da força em detrimento do diálogo, é que em algum momento, essa força se voltará contra quem a exerceu”, diz Eduardo Semerjian.

 

“Em Diplomacia, o autor se utiliza de uma narrativa histórica - a rendição de Paris - para criar um paralelo com a sociedade que vivemos. A intolerância, o fascismo e o desprezo pela vida humana em nome do poder são tópicos que acompanharam a humanidade ao longo do século 20, e que hoje, mais que nunca, estão relacionados às nossas condições de sobrevivência”, completa Otávio Martins.

 

Ficha técnica:

Autor: Cyril Gély. Tradução: Aimar Labaki. Direção: Ricardo Grasson. Assistente de direção: Heitor Garcia.

Elenco: Eduardo Semerjian e Otávio Martins. Desenho de Luz: Cesar Pivetti e Marina Stoll. Vídeo Mapping: André Grynwask. Figurinos: Rosângela Ribeiro. Visagismo: Louise Helène. Desenho de Som: Ricardo Severo.

Mobiliário e acessórios: D'ouro Antigo. Fotos: Helô Bortz. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Produção: NOSSO cultural. Gestão de Projeto: Lumus Entretenimento.

 

Serviço:

Espetáculo digital Diplomacia 

Estreia 19 de março, quarta-feira, às 19h, pelo Sesc Ao Vivo

Transmissão: Instagram.com/sescaovivo

Youtube.com/sescsp

Duração: 60 minutos.

Classificação etária: 12 anos.

Ingressos: Grátis.

Nenhum comentário: