segunda-feira, 5 de abril de 2021

Saúde a Toda Prova

 

1º Congresso de Direito Médico discutirá temas como morte digna, relação médico-paciente e responsabilidade civil

Debates técnicos e jurídicos sobre as novas perspectivas da Medicina e os seus reflexos à luz do Direito vão ocorrer nos dias 7 e 8 de abril. Evento realizado pelo UNICURITIBA será online e aberto à comunidade

No último ano, a pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que a saúde – e todas as suas interfaces – fosse o assunto mais discutido no mundo. Para abordar o tema sob o olhar jurídico, o UNICURITIBA promoverá nos dias 7 e 8 de abril o 1º Congresso de Direito Médico da instituição.

Realizado em homenagem ao Professor Dr. Desembargador Miguel Kfouri Neto, uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, o evento terá em sua programação debates contemporâneos, técnicos e jurídicos sobre as novas perspectivas da Medicina e como o Direito vem tentando acompanhar essas transformações.


Com transmissão online, o congresso é aberto à comunidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em https://www.sympla.com.br/i-congresso-de-direito-medico---unicuritiba__1161836.

 

Marcada para o dia 7/4, às 8h30, a palestra de abertura será proferida pelo Professor Dr. Miguel Kfouri Neto, seguida pelos palestrantes Fernando Alcântara Castelo e José Luiz Toro da Silva, que discutirão o acesso a medicamentos de alto custo e a judicialização da saúde.


Durante dois dias serão abordados assuntos como auditoria médica e a relação médico-paciente, direito à morte digna e cuidados paliativos, direito médico e tecnologia, defesa do profissional de saúde em processos ético-profissionais, responsabilidade civil e COVID-19, médico residente e regime de responsabilização. A programação completa está disponível no link de inscrição.

Professora do curso de Direito do UNICURITIBA, Fernanda Schaefer diz que em meio à pandemia, a importância do Direito Médico e da Saúde se evidenciou não só em razão dos dilemas morais que acompanham os temas, mas especialmente porque assuntos como imunização e acesso a medicamentos, atuação dos planos de saúde, responsabilidade do médico e morte digna se apresentaram em suas mais variadas dimensões.

“O 1º Congresso de Direito Médico foi pensado pelo Diretório Acadêmico Clotário Portugal a partir dessas discussões. Ao reunir diversos especialistas de todo o Brasil, o evento não apenas garante a diversidade do debate, mas também a cientificidade das respostas. Além disso, homenageia o Desembargador Miguel Kfouri Neto, professor da instituição e pesquisador que há décadas contribui para a construção do Direito Médico brasileiro”, comenta.

 

SERVIÇO

O quê: 1º Congresso de Direito Médico do UNICURITIBA

Quando: 7 e 8 de abril, a partir das 8h30

Onde: online

Quanto: gratuito

Programação e inscrições: https://www.sympla.com.br/i-congresso-de-direito-medico---unicuritiba__1161836

 

Imagens: Divulgação

Nenhum comentário: