domingo, 21 de fevereiro de 2021

 


Crimes virtuais e Lei Geral de Proteção de Dados acelera procura por seguros virtuais.





Especialista no ramo, Diego Arruda, afirma que, apesar da crescente onda de cibercrimes, é possível proteger os dados com ações diárias e simples


Com a crescente onda de crimes cibernéticos no país, a procura por seguros que protejam os dados virtualmente também tem aumentado nos últimos tempos. De acordo com as seguradoras do ramo, enquanto de janeiro a dezembro de 2019 o número de crimes subiu 75.428 para 156.692, em 2020, a quantidade de interessados em seguros subiu cerca de 50% na comparação com períodos anteriores. 



A explicação, além do número de delitos, é a aprovação na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em agosto do ano passado, e que, em agosto deste ano, começará a punir os infratores


“As pessoas estão usando cada vez mais a internet, assim o número de crimes nessa mobilidade também cresce a cada dia, sobretudo, em tempos de pandemia, em que o uso de plataformas online está mais frequente, logo, proteger os dados tem se tornado uma preocupação de empresas e pessoas físicas que expõe seus dados no meio virtual”, comenta o empresário e consultor de negócios Diego Arruda.


Apesar dos seguros, o especialista afirma que é sempre melhor prevenir do que remediar e sugere uma lista de precauções para evitar invasão por hackers.


 Aqui está uma lista:


Nunca abra links, baixe ou abra arquivos enviados de uma fonte desconhecida

Desative o envio de mensagens SMS nas configurações do seu dispositivo 

Se você possui um iPhone, não faça o jailbreak para contornar as restrições

Sempre instale atualizações de software o mais cedo possível que estejam disponíveis

Desligue o Wi-Fi, Bluetooth e serviços de localização quando não estiver em uso 

Criptografe todos os dados confidenciais localizados em seu telefone 

Faça backups periódicos de seus arquivos em um armazenamento físico 

Nunca aprove cegamente as solicitações de permissão do aplicativo ao instalar



Ainda de acordo com Arruda, caso sua conta seja invadida, a orientação é desvincular as contas de nuvem, substituir o dispositivo, alterar todas as senhas e aumentar a segurança online em um novo dispositivo.




--
Créditos - Foto: Divulgação / MF Press Global

Nenhum comentário: