terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

 


CGN Brasil recebe o prêmio National Quality Award 2020 

Atuando no Brasil há cerca de 2 anos, a CGN Brasil acaba de receber um importante 

reconhecimento, o prêmio National Quality Award 2020 certificado pela International Quality 

Company. A premiação de nível internacional é voltada para organizações, 

empreendedores e profissionais de destaque que contribuem efetivamente para o 

desenvolvimento social e econômico global. 


Com sede em Curitiba (PR), a CGN Brasil é uma subsidiária da CGN Energy International 

Holding (CGNEI). A companhia ingressou no Brasil em 2019, através das aquisições da 

Atlantic Energias Renováveis (que pertencia à gestora britânica Actis) e de projetos eólicos 

e solares da Enel. Atualmente, a CGN Brasil é a quinta maior geradora de energia limpa do 

país e contribui para a geração de empregos e para o fortalecimento da economia brasileira. 

Só neste ano, a empresa vai investir de forma sólida em vários projetos e pretende triplicar 

a capacidade de geração no Brasil nos próximos anos através da construção de usinas 

eólicas e solares e da aquisição de projetos novos e em operação.

Breve História sobre os primeiros Prêmios de Qualidade:

Em 1951, o Japão lançou o primeiro Prêmio de Qualidade por meio da União Japonesa de 

Cientistas e Engenheiros - JUSE. Na ocasião, foi instituído o Prêmio Deming de Qualidade, 

em homenagem ao professor norte-americano W. E. Deming.

Em 1959, a American Society for Quality Control dos Estados Unidos lançou a Medalha 

Edward, que também é um prêmio de qualidade relacionado à boa gestão empresarial.

Em 1987 foi lançado o Prêmio Malcom Baldrige, que passou a seguir critérios de gestão da 

qualidade para homenagear empresas.

Desde então, vários outros países criaram premiações voltadas para o reconhecimento do 

bom desempenho e excelência de organizações e profissionais.

Em 2000, a International Quality Company criou o prêmio de qualidade aqui no Brasil. O 

objetivo deste prêmio é homenagear profissionais e organizações que se destacam pela 

qualidade de seus produtos e serviços. 

Criteriosa na concessão das certificações e do Selo Quality, a premiação é concedida às 

empresas por seu caráter qualitativo, que avalia a qualidade dos serviços e produtos 

oferecidos independentemente dos métodos e metodologias de gestão utilizados.

Objetivo, visão, missão e valores do National Quality Award:

O objetivo geral do National Quality Award é reconhecer profissionais e empresas que se 

destacam no mercado nacional e contribuem para o desenvolvimento social e econômico 

brasileiro.

O National Quality Award visa contribuir com as organizações na busca pela qualidade, 

primando sempre pelo bem-estar das pessoas, pela integridade do meio ambiente, o uso da 

tecnologia e a competitividade nacional. Assim, a empresa tem como missão ser a 

instituição de referência no reconhecimento de organizações e profissionais que contribuem 

para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país.

Todo esse trabalho é desenvolvido com base nos seguintes valores:

● Compromisso ético;

● Igualdade, justiça e paz social;

● Integridade;

● Transparência;

● Cooperação;

● Responsabilidade social.

Critérios de avaliação do prêmio de qualidade

Para premiar as melhores empresas e profissionais, a International Quality Company leva 

em consideração técnicas de administração e estabelece normas de avaliação sem 

prescrever metodologias e ferramentas de gestão, não interferindo assim, na estrutura das 

organizações premiadas. 

Veja abaixo os critérios utilizados para o prêmio de qualidade:

● Liderança;

● Estratégias e planos;

● Clientes e comunidade;

● Informação e análise;

● Gestão de Pessoas;

● Gestão de processos;

● Meio Ambiente;

● Resultados.

Processo de seleção para o prêmio International Quality Company

Para a realização do prêmio de qualidade, a International Quality Company realiza 

pesquisas de mercado com foco em profissionais e empresas e sua gestão de qualidade e 

responsabilidade. É importante que cada profissional e organização tenha um manual da qualidade, que contenha o amadurecimento da gestão administrativa considerando suas 

respectivas etapas.

Além disso, deve conter os requisitos utilizados pela organização para atingir seus objetivos 

e colocar seus padrões em prática.

Em geral, o manual de qualidade deve ter um script que aborde os seguintes itens:

● Responsabilidade administrativa;

● Sistema de qualidade;

● Análise crítica do contrato;

● Controle de projeto;

● Controle de dados e documentos;

● Controle de produtos e serviços oferecidos;

● Rastreabilidade do produto;

● Controle do processo;

● Controle de produtos e serviços não conformes;

● Ações corretivas;

● Controles de registro de qualidade;

● Auditorias de qualidade internas;

● Treinamento;

● Serviços associados;

● Técnicas estatísticas.

Fonte: International Quality Company. Link: https://www.premioquality.com

Valor Globo. Link: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/09/28/cgn-brasil-vai-

investir-r-444-milhoes-em-complexo-eolico-no-piaui.ghtml

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