quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Carnaval e outras festas populares: impactos.

 

Tramas Culturais discute  o Carnaval na Casa-Museu Ema Klabin

 

Dois grandes especialistas falam sobre o assunto e os impactos da pandemia nessa grande Festa Popular. As inscrições estão abertas.

Imagem de anncapictures por Pixabay 

Sem uma data prevista para a  produção de uma vacina do novo coronavírus, o carnaval em 2021 foi adiado, juntamente com a possibilidade do abraço e afeto. Para falar sobre a relação entre as festas populares, sociabilidade e como o impedimento delas afeta a população e os artistas que nelas trabalham e que delas dependem, a Casa-Museu Ema Klabin promove o primeiro Tramas Culturais virtual com grandes especialistas no assunto.  Com o título “Carnaval e outras festas populares: impactos, memórias e cancelamentos” o Tramas Culturais acontece no dia 18 de novembro, às 17h, pela plataforma  zoom.  São 95 vagas, as inscrições gratuitas podem ser realizadas no site.

O encontro será ministrado pela jornalista Claudia Alexandre, ex assessora da Fundação Cultural Palmares (Brasília-DF); assessora de Comunicação do Museu Afro Brasil (SP); e da UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas) e pelo professor da Unifesp e músico Tiaraju Pablo D’Andrea.

Desse modo, se falará sobre os impactos subjetivos do distanciamento nos artistas e em sua capacidade criativa e também sobre os impactos materiais ocasionados pela falta de trabalho e perda de renda.


De acordo com os palestrantes, tanto o carnaval quanto a pandemia revelam aspectos até então escondidos da vida íntima de uma sociedade, sejam os de natureza política, econômica, religiosa, moral, entre outras. Entretanto, se uma é marcada pela confluência de agentes, corpos e intenções; a outra é principalmente caracterizada pelo distanciamento social, o que dificulta - ou move para novas práticas - os processos já estabelecidos de elaboração de festividades populares.

Casa-Museu Ema Klabin conta com mais de 1500 obras e uma rica programação cultural. Foto divulgação.

Música sempre presente:

A Casa-Museu Ema Klabin continua levando, através das redes sociais,  conteúdo musical de qualidade pelo  Programa Tardes Musicais em Casa.

Segundo o produtor musical Thiago Guarnieri, todas as terças-feiras do mês, nas redes sociais do museu, é possível conferir um vídeo com uma música inédita de um espetáculo realizado na Casa-Museu Ema Klabin em 2019, sempre trazendo curiosidades sobre as mesmas. Entre elas: Aos Homens (Linna Karo), Duas Beiras:das barrancas do Rio São Francisco às margens do Rio Pinheiros ( Anabel Andrés e Priscila Magella)

E às quintas-feiras, dando continuidade à parceria com o projeto Violão e Ponto, o público pode conferir  apresentações inéditas gravadas por violonistas direto de suas residências. O próximo será no dia  19 de novembro.

Além disso, é possível rever espetáculos completos que estão disponíveis no canal do YouTube da Casa-Museu, como: o show  “ A São Paulo Caipira” , que trouxe, no formato de canção, as crônicas do campo e da cidade interpretadas por  Osni Ribeiro ( violão e voz), Arnaldo Silva (violão e vocal) e  Marcos Lopes (acordeom) e o espetáculo Girandêra, do grupo musical Clarianas,  apresentando ladainhas que resgatam a memória das mulheres cantadeiras do Brasil.

 

Sentiu saudades do museu?

Você pode realizar visitas virtuais no Google Arts & Culture  no link: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin. Ou por meio da ferramenta digital Explore, no site do museu: https://emaklabin.org.br/explore/

 

Serviço:

Casa-Museu Ema Klabin:  #CasaMuseuEmCasa

Tramas Culturais: Carnaval e outras festas populares: impactos, memórias e cancelamentos”-  plataforma  zoom.  São 95 vagas, as inscrições gratuitas podem ser realizadas no site: https://emaklabin.org.br/

Apresentações exclusivas : Casa-Museu Ema Klabin  e Violão e Ponto

Músicas inéditas:  Sobem no Canal do YouTube do Museu as terças-feiras, sempre às 17 horas,  Linna Karo ; Anabel Andrés e Priscila Magella

Relembre Shows completos: “ A São Paulo Caipira” Osni Ribeiro ( violão e voz), Arnaldo Silva (violão e vocal) e  Marcos Lopes (acordeom),  Girandêra, do grupo musical Clarianas.  Shows já disponíveis no  Canal do YouTube

Gratuito

Acesse as redes sociais do museu:

Instagram: @emaklabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w

Site: https://emaklabin.org.br/

Nenhum comentário: