sexta-feira, 23 de outubro de 2020

#Musica

 

 

 

Iva Giracca e Roger Corrêa lançam Pampiana

 

Crédito da foto: Tóia Oliveira.

Pampiana é jazz do Sul no violino de Iva Giracca

e no acordeon de Roger Corrêa

 

As planícies infinitas do pampa inspiraram a música Pampiana, primeiro single de Iva Giracca e Roger Corrêa, duo instrumental de violino e acordeon, disponível em todas as plataformas digitais a partir desta quinta-feira (22). No YouTube, o videoclipe (veja aqui) conta com a participação dos músicos catarinenses Arthur Boscato no violão 7 cordas e Alexandre Damaria na percussão.

 

Gaúcho de Guaíba, Roger Corrêa conta que compôs a música “imaginando a paisagem do pampa, onde fui criado". A região une parte do Brasil com os países vizinhos Uruguai e Argentina. “Mesclei linguagens que venho absorvendo ao longo dos anos para chegar neste jazz do Sul”. A produção é independente.

 

Roger iniciou seu contato com a gaita ponto (acordeon diatônico) aos seis anos de idade. Aos 13 anos, ingressou no Projeto Fábrica de Gaiteiros, idealizado por Renato Borghetti, músico com quem realizou shows por diversos lugares do país. Seu projeto autoral de música instrumental já foi levado a países como Espanha, Marrocos, Portugal, Chile e Argentina. Há três anos mora em Florianópolis (SC).

 

Iva Giracca está na capital catarinense há 20 anos. Natural de Santa Maria (RS), a violinista iniciou seus estudos aos quatro anos de idade. Graduou-se bacharel em violino pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é a Spalla da Camerata Florianópolis.

 

Pampiana me lembra as manhãs de domingo, quando meus pais colocavam música gauchesca pra anunciar o churrasco. Eles também gostavam das canções latino-americanas. Meu pai era da Guatemala e minha mãe de São Borja, na fronteira com a Argentina”, recorda. “A música mexe com a sensibilidade e a memória, remete ao convívio das pessoas neste ambiente, à roda de chimarrão”.

 

A poética Pampiana também inspirou os versos de Elson Lemos. Leia um trecho:

 

Uma viagem em acordes

Por paisagens infindas

De imagens intensas lindas

Que a melodia explana

Essência que o dom emana

Numa linguagem atual

Em contexto universal

Sem deixar de ser Pampiana

 

 

LINKS

 

Videoclipe: https://youtu.be/jUw8HIhWLC0

 

Canal do YouTube - https://www.youtube.com/c/IvaGiraccaeRogerCorrea

 

As rádios que quiserem receber o arquivo podem solicitar respondendo a este e-mail.

 

 

Iva Giracca e Roger Corrêa lançam Pampiana

 

Crédito da foto: Tóia Oliveira

 

Single de Pampiana está nas plataformas digitais e YouTube

 

Crédito da foto: Mariana Eli

 

 

Nenhum comentário: